Moradia Unifamiliar T3 - Lordelo-Paredes: Casas  por EsboçoSigma, Lda

Portões de garagem bonitos mas que protegem

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Escolher um portão de garagem pode parecer uma tarefa fácil e pouco importante, quando comparada com a imensidão das escolhas que são precisas na construção e manutenção de uma casa. Mas se pensar que ele vai ocupar uma porção generosa e bem visível de uma das fachadas da habitação, se calhar muda de ideias!

É verdade, uma das fachadas vai ficar definitivamente marcada pela presença do portão da garagem e, muitas vezes, até é a fachada principal. No entanto, a garagem tem outra função fundamental em sua casa, protegendo o seu carro e alguns dos seus bens mais preciosos, pelo que na escolha do portão, o factor segurança também deve pesar.

Então antes de avançar para a escolha, temos dois conselhos para si:

  1. Confie no seu arquitecto, pois ele sabe melhor do que ninguém como criar uma casa bonita e vai ter em atenção o seu gosto.
  2. Veja as ideias da homify, lendo o nosso artigo de hoje.

Venha connosco!

1 – Maravilhosa mistura

PT - Perspectiva Sudeste EN - Southeast Perspective FR - Perspective Sud-est: Casas  por Office of Feeling Architecture, Lda
Office of Feeling Architecture, Lda

PT – Perspectiva Sudeste EN – Southeast Perspective FR – Perspective Sud-est

Office of Feeling Architecture, Lda

Neste incrível projecto do OFFICE OF FEELING ARCHITECTURE, LDA., os profissionais criaram uma imagem dinâmica na fachada da casa, utilizando materiais diferentes com texturas contrastantes. A pedra casa-se com o branco e com a madeira, numa sinfonia ímpar e, neste contexto, não poderia usar-se um qualquer portão de garagem.

Era importante escolher um portão com um acabamento que adicionasse beleza à composição e que se harmozinasse na estética. A escolha recaiu sobre um portão basculante em aço, bastante seguro, bem adaptado na abertura ao tamanho da garagem, e cujo acabamento em madeira dá continuidade aos detalhes deste material na casa. Na nossa opinião, é um exemplo perfeito daquilo que queremos transmitir hoje!

2 – Quase perfeitamente camuflado

Entrada na garagem da casa: Casas  por OGGOstudioarchitects, unipessoal lda
OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Entrada na garagem da casa

OGGOstudioarchitects, unipessoal lda

Nesta moradia, da autoria do gabinete de arquitectura OGGOSTUDIOARCHITECTS, UNIPESSOAL LDA., os profissionais optaram pela via integradora. O portão basculante de lâminas, com uma cor cinzento-escura, foi uma escolha deliberadamente pensada para conseguir que se camuflasse na fachada escura em xisto, sendo este um elemento diferenciador na fachada.

Na verdade o portão mal se nota, dando continuidade ao minimalismo que se pretendia.


3 – Continuidade nos tons, harmonização com os materiais

CASA SALVADOR DO CAMPO - BARCELOS: Casas unifamilares  por Tiago Araújo Arquitectura & Design
Tiago Araújo Arquitectura & Design

CASA SALVADOR DO CAMPO – BARCELOS

Tiago Araújo Arquitectura & Design

Nestas duas imagens de casas, da autoria do gabinete Tiago Araújo Arquitectura & Design, as garagens estão em locais diferentes das construções e inserem-se nelas de formas distintas também. No entanto partilham duas características comuns: a abertura e o tom conciliador com os materiais da fachada.

Nos dois casos, a escolha do tom para o acabamento do portão de aço, com basculante de lâminas, é uma peça chave para a estética da respectiva habitação.

Na casa da imagem acima, o tom do portão assemelha-se perfeitamente à cor escolhida para a área da fachada onde a garagem está inserida, sendo o responsável pela inclusão visual deste volume na construção.

Nesta casa, o portão faz parte da fachada principal da casa, abrindo para a rua em frente. O seu tom cinzento é o complemento natural para a pedra granítica que o ladeia, acabando por criar um conjunto em que o portão se vê mas não se destaca, numa imagem muito coesa.

4 – Simplicidade que se enquadra

Apoio Agrícola - Penalva do Castelo: Garagens e arrecadações  por Pedro Palma Arquiteto
Pedro Palma Arquiteto

Apoio Agrícola – Penalva do Castelo

Pedro Palma Arquiteto

Esta pequena casa é, na verdade, um abrigo agrícola, pensado para guardar equipamentos e para pernoitar em alturas de muito trabalho. Mas se não o soubéssemos não o diríamos, pois parece apenas uma pequenina moradia, quiçá para uma família pequena, tal é a beleza da estrutura.

Neste caso, o portão tem talvez uma função de protecção ainda mais importante, pois fecha os equipamentos num espaço que não é habitado em continuidade.

A escolha recaiu sobre um portão normal, de quinta, em metal reforçado, provavelmente aço, com abertura pivotante. Esta abertura é a mais antiga em portões de garagem, mas isso não afecta em nada a sua segurança, pois esse aspecto é conseguido através do material que compõe as folhas e pelo tipo de fechadura. É um tipo de abertura que requer espaço para as portas abrirem, o que neste caso não é um problema.

Aqui a cor e o material do portão ajusta-se na perfeição à cor e ao material da cobertura, formando um conjunto incrivelmente bonito, com a pedra rústica e com a madeira.

5 – Objectivo: contraste!

Outeiro - Figueira da Foz: Casas  por Escala Absoluta
Escala Absoluta

Outeiro – Figueira da Foz

Escala Absoluta

Nesta casa de contrastes, da autoria do gabinete ESCALA ABSOLUTA, os portões da garagem dupla foram escolhidos para se destacarem bem das paredes brancas.

Para dar mais iluminação natural ao interior da garagem, os portões foram dotados de pequenas janelas, que não põem em causa a segurança que proporcionam.

6 – Camuflagem num tom inusitado

Moradia Unifamiliar T3 - Lordelo-Paredes: Casas  por EsboçoSigma, Lda
EsboçoSigma, Lda

Moradia Unifamiliar T3 – Lordelo-Paredes

EsboçoSigma, Lda

Os portões de garagem cinzentos são já uma visão familiar no nosso país por se integrarem muito bem em fachadas modernas, mas o que se calhar não sabe é que estes portões podem vir com muitos acabamentos diferentes para se ajustarem na perfeição à imagem da sua casa.

Neste projecto da ESBOÇOSIGMA, LDA, a cor de destaque na fachada é o castanho mate e o portão escolhido é de aço (dos materiais mais seguros), com acabamento numa cor muito similar, que se integra visualmente na cor da fachada, quase desaparecendo.

Gosta de casas com cores diferentes? Então inspire-se no artigo ’Cores de fachada – ideias de maquilhagem para a sua casa!

Qual destes portões era perfeito para a sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!