Paredes interiores em tijolo

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Paredes interiores em tijolo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa Conde: Cozinhas  por SAMF Arquitectos,Moderno
Loading admin actions …

O tijolo cerâmico é um material de construção muito antigo. Foram encontrados vestígios de tijolos com mais de nove mil anos!

Os tijolos representaram um passo fundamental na evolução do Homem enquanto espécie. A invenção do tijolo permitiu pela primeira vez ao homem a construção de habitações resistentes às intempéries, de forma mais rápida e linear, sobretudo em zonas onde a pedra não era tão abundante. E rapidamente se tornou num material de construção muito utilizado, acompanhado por betume, barro e ervas para unir e calafetar.

A massificação da produção do tijolo, durante a revolução industrial, conseguiu aumentar exponencialmente a produção. Os armazéns e as fábricas passaram a ser construídos nesse material.

Com o dealbar do século XX e com o aparecimento do aço e do betão, o tijolo foi posto de parte como material de construção. Mas por mais que os séculos passem e os materiais evoluam, o tijolo não perde o seu encanto, nem que seja apenas como decoração.

Hoje falamos de paredes interiores de tijolo, do que podem fazer pelos seus ambientes e como pode consegui-las. Se é tão apaixonado por ambientes com tijolo como os profissionais da homify, não pode perder este artigo!

Como posso ter uma parede de tijolos à vista?

Salas de estar  por homify, Campestre
homify

Conceito aberto

homify

Basicamente há três formas de ter uma parede de tijolo à vista:

  • A sua casa é uma construção antiga, com estrutura de tijolo, e tem a opção de o pôr à vista. Esta é uma situação que acontece muitas vezes em edifícios recuperados ou em antigas fábricas, reconvertidas em edifícios de habitação. Ter uma casa construída em tijolo tradicional, actualmente, é muito raro e só acontece se efectivamente o desejar.
  • Colocar um revestimento de tijolo nas paredes. Esta é a maneira mais actual de conseguir o charme do tijolo nos seus ambientes, sem que a construção seja desse material.
  • Colocar um revestimento a imitar o tijolo à vista. Estes revestimentos, normalmente murais de vinil ou papéis de parede podem ser uma opção interessante a nível estético, mas vão sempre falhar na falta de textura. Ainda assim conseguem fazer-se ambientes interessantes com o look certo, sem gastar muito dinheiro.

Tijolos à vista na cozinha

Cozinhas  por homify, Moderno

A presença do tijolo é garantia de um toque diferente para o ambiente onde seja inserido. Normalmente é associado a um estilo rústico ou industrial, por causa da sua produção tosca e do facto de ter servido como material para a construção de fábricas e é com essa estética que se quer jogar.

O tijolo à vista numa cozinha, costuma ser mote para um estilo rústico mas isso não é uma obrigação. Pode construir um ambiente totalmente moderno e dar-lhe um toque rústico apenas com uma parede coberta de tijolo, como na imagem acima.

  por homify, Rústico

Ao contrário da proposta da imagem anterior, aqui temos uma cozinha com um carácter marcadamente rústico, mas isso só acontece porque ao tijolo se juntaram outras peças rústicas e artesanais. Se, ao invés de panelas de ferro e peças de madeira artesanais, colocar um tampo moderno e mobiliário de design actual, o tijolo fica igualmente perfeito mas o ambiente transforma-se!

O tijolo tem sido muito usado para construir fornos e essa estética rústica fica muito bem numa cozinha modernizada. Há muitos projectos de recuperação de antigas casas com fornos de tijolo que os incorporam magistralmente na estética moderna.

Se não tem a sorte de ter uma casa antiga com um forno em tijolo mas tem uma casa de campo, ou mesmo um apartamento com um grande terraço, pode fazê-lo de raiz, construindo uma estrutura em tijolo ou aplicando tijolo no exterior da parede do forno e colocando-lhe um equipamento moderno, dentro. Fica lindo!

Tijolo como revestimento de backsplash

Casa Conde: Cozinhas  por SAMF Arquitectos,Moderno

Para quem não conhece o termo, uma parede backsplash é aquela zona da parede da cozinha que fica imediatamente por trás do fogão e do lava-loiças, apanhando com os salpicos de água e com o vapor dos cozinhados, e que muitas vezes é usada para conseguir um efeito decorativo. Apenas esta definição é suficiente para percebermos a importância da resistência dos materiais usados com esta finalidade.

O tijolo é um material poroso, que se desgasta com relativa facilidade. É possível utilizá-lo numa parede backsplash? Sim, é possível. O efeito decorativo é absolutamente incrível, mas precisa de alguns cuidados adicionais.

Para usar tijolo à vista, em locais húmidos, é preciso dar-lhe um tratamento com verniz acrílico, que o vai impermeabilizar e tornar resistente ao bolor.

Tijolo à vista na casa de banho

Casas de banho  por homify, Moderno

Esta ideia é muito decorativa. Aliás, a casa de banho da imagem é simplesmente incrível, e uma boa parte desse apelo estético vem da parede de tijolo. Mas este é um caso de humidade ainda mais delicado do que uma parede de backsplash.

Para ter uma parede de tijolo verdadeira no chuveiro, vai precisar de bons profissionais para fazer um excelente trabalho de impermeabilização, no entanto, pode obter uma imagem muito semelhante usando tijoleira, que é naturalmente resistente à humidade, por causa do vidrado.

Tijolo pintado de branco, um ar diferente

O tijolo à vista é lindíssimo mas o seu efeito pode ser cansativo, ao fim de alguns anos. Como este material permite pintura pode optar por cobri-lo numa cor da moda, para ter um ambiente moderno. Assim fica com uma linda parede texturizada!

Tijolo no quarto

Quartos  por homify, Moderno

Para terminar outro artigo, trazemos-lhe mais uma sugestão de decoração com uma parede de tijolos e a maneira mais simples de a conseguir!

O efeito de nicho, nos tijolos do quarto da imagem acima, é realmente incrível e para o ter no seu quarto nem sequer precisa de assentamento ou construção. Basta fazer uma parede falsa em pladur, para obter o nicho, instalar a iluminação posterior e depois aplicar um papel de parede com padrão de tijolo à vista. Fica muito realista.

Quer ver mais ideias com outros revestimentos decorativos? Leia também o artigo ’Paredes com revestimentos originais


Gosta da estética do tijolo à vista?
Casas  por Casas inHAUS, Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!