Uma casa contemporânea apaixonante!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os criadores da casa que conheceremos hoje, do escritório mexicano Imativa Arquitectos, esperaram dez anos para ver o projecto concretizar-se. Uma sucessão de ideias foram amadurecendo, progredindo e modificando ao longo dos anos, conforme a idade das crianças e as novas necessidades da família em geral, a fim de se alcançar a casa perfeita. Finalmente, em 2013, o projecto foi concluído, tendo-se começado a construção, até terminar, em 2015, numa magnífica peça de arquitectura.

O seu design é contemporâneo, mas não se perdeu a essência da arquitectura mexicana, homenageada através da escolha dos materiais, cores e texturas características da arquitectura tradicional, como a madeira, a pedra e o azulejo. O resultado é uma fusão perfeita de luz, espaço, conforto e bom gosto que irá surpreendê-lo. Vamos conhecê-la?

Uma esquina impressionante

Não há dúvida de que o tempo põe as coisas no lugar, trazendo equilíbrio e precisão. O facto de os profissionais terem trabalhado por dez anos na concepção desta residência, certamente compensou os resultados: com toques precisos de cor, transparências, texturas e detalhes ornamentais, esta construção é vista como um volume sólido, forte e elegante, moderno e sofisticado, mas também caloroso e acolhedor. 

A pedra que cobre a esquina tem a cor certa para se destacar da paisagem sem sobrecarregar. A iluminação dourada que perpassa os vidros desempenha o importante papel de integrar cores, ambientes e espaços.

Pátio e jardim posterior

O facto de a casa não ter um perímetro definido por muros ou cercas permite que a integração no ambiente seja absoluta. A vista posterior é de uma fachada clara com elementos estruturais em madeira clara que dão um toque de sabor mexicano inteligente, com um conceito elegante, moderno e rústico ao mesmo tempo. A partir do espaçoso jardim, pode apreciar a beleza do interior bem iluminado.

Entrada imponente

A porta de entrada não passa despercebida! Forma-se por via de uma série de tiras de madeira horizontais cruzadas por uma barra vertical que delimita o puxador. Os tons vermelhos e mel combinados com laivos alaranjados e a pedra natural creme, oferecem sofisticação, exotismo e imponência. A janela superior coroa o acesso, iluminando a entrada para casa.

Entramos e deslumbra-nos

E através da porta para o hall de entrada, encontramos muitas surpresas. A entrada é marcada por uma bela escadaria escultural em dupla altura. Esta última compõe-se por madeira escura e uma protecção de vidro. As luzes embutidas na parede de madeira clara oferecem-lhe a iluminação devida. Todavia, o que mais nos impressiona é o espelho de água localizado sob ela que reflecte a luz que entra pela janela.

Sala de estar e bar

Depois de atravessar o átrio e um pequeno corredor, chegamos à área social, um espaço aberto e muito iluminado. Na elegante sala de estar, chama-nos a atenção o sofá em veludo cinza, uma peça elegante que oferece sofisticação ao ambiente. No fundo, uma área de bar em tons de prata, com espelhos e com uma bancada de granito é compartilhada para proporcionar agradáveis momentos de convívio.

Alturas e muita luz

O piso térreo foi reservado para as actividades sociais, interacção e serviços. A sala de jantar localiza-se numa área com enormes janelas em pé direito duplo, permitindo uma visão única, não só do jardim, mas também de toda a paisagem, levando a uma convivência animada e agradável.

Uma enorme mesa para 12 convidados, rodeada por cadeiras cinza e ouro, é o ponto focal na área social, uma vez que é agraciada com um luxuoso lustre cujas luzes simulam uma série de velas derretidas no centro de uma esfera metálica.

Área social integrada

A grande área social no piso térreo combina a cozinha, a sala de jantar e o terraço. Integra numerosas janelas, iluminação artificial, iluminação natural, arte nas paredes, mobiliário confortável e áreas espaçosas que convidam a sentar e a desfrutar do prazer de se estar em casa.

Cozinha iluminada

O que dizer da cozinha? É grande, organizada e iluminada. Perfeita! Esta divisão tem um toque minimalista, com armários e gabinetes cegos, sem puxadores ou gavetas à vista, dando-lhe um aspecto de ordem e de pureza que pré-dispõem a mente a cozinhar. À esquerda, uma parede de madeira escura esconde aparelhos e estantes. No centro, existe uma ilha com lavatório e espaço para refeições rápidas. Os sete candeeiros pendentes parecem gotas de mel sobre a mesa.

Quarto principal

No andar de cima estão localizados três quartos, cada um com a sua própria casa de banho e closet, além de grandes janelas para apreciar a vista.

O quarto principal transborda conforto e aconchego. O piso escuro e de madeira combina com as esquadrias da janela grande. Os móveis são em tons cinza e castanho e com traço clássico, mas possuem toques modernos que os tornam muito funcionais. Um quarto onde há paz e tranquilidade, perfeito para terminar o dia!

Casa de banho de rei

A casa de banho mantém o bom gosto impresso nos mínimos detalhes pelos proprietários, completando a casa dos seus sonhos. A casa de banho é elegante e sofisticada. As paredes brancas dão lugar a uma pequena parede de mármore num rico tom âmbar. A mobília de madeira fina e uma cuba de vidro esfumado completam-se maravilhosamente.

Uma bela casa cujo resultado final, em termos de funcionalidade, estética e elemento de paisagem, faz a espera valer muito a pena. Nas palavras de seus criadores, é uma casa que, ao longo do tempo encontrou o seu estilo. Nós concordamos. Caso para dizer “devagar se vai ao longe”.

O que achou do projecto que lhe mostramos? Qual o seu espaço preferido? Deixe-nos os seus comentários. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!