Exclua permanentemente do sofá as marcas de arte do seu filho

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Filhos em casa, não é verdade? Hum… Então a sua casa tem assinaturas próprias.

Sabemos que uma casa com crianças nunca mais será a mesma, esta é uma grande realidade e quanto a isso nada a fazer!! Quando são bebés a própria decoração e organização do mobiliário têm de ter uma arrumação específica, para a segurança do filhote e evitar grandes acidentes. Mas quando são maiores, as paredes de casa tornam-se as telas perfeitas para uns lindos rabiscos e os sofás as toalhas para limpar as mãos, isto quando não cai aquele pedaço de chocolate ou de gelado em cima do sofá… Ahhh!! (é aquele grito que fica contido ou não!!). Naquele momento congela… respira fundo e lá terá de encontrar uma solução para limpar aquelas terríveis manchas. Tenha calma, as crianças têm de ser ensinadas, claramente que não foi intencional. Não adiante dar um raspanete ou um castigo, mas sim explicar o sucedido e os cuidados a ter na próxima vez. 

Como pai ou mãe terá de remediar o 'pequeno acidente'. Talvez o primeiro reflexo é ir buscar um pano húmido à cozinha e esfregar a mancha. Mas não faça isso, será pior! Para que tenha soluções para limpar o vosso sofá ou para uma futura eventualidade, trouxemos 6 truques que devem tomar em conta para excluir permanentemente as manchas do seu sofá. Se quiser descobrir é fácil e bastante interessante, até porque o saber não ocupa lugar

1- Tentar eliminar as marcas com álcool ou com produto bem específico

Sala de estar  por Loaf
Loaf

Sloucher sofa

Loaf

Antes de mais, um sofá deve ter uma manutenção regular. Como aspirá-lo ou passar um pano seco, para retirar a poeira. Depois deve ter em conta o material do seu sofá, pois nem todos são iguais, desde do veludo, do tecido ou da pele. Isto poderá verificar na etiqueta do próprio sofá, para considerar as instruções de limpeza. Alguns sofás de tecido são removíveis o que facilita o processo de limpeza, basta por isso retirá-los e proceder à lavagem, a seco ou na máquina de lavar tradicional, conforme as indicações.

Se precisar de eliminar uma mancha no imediato, de forma a não deixar esta secar, pode tentar eliminá-la com álcool, nomeadamente se esta for de caneta ou de batom. Já sabe as crianças andam sempre com as canetas de feltro atrás e as tampas ficam pelo chão, rapidamente o rabisco faz parte do novo design do vosso sofá. As meninas vão roubar os batons às mamãs e acham imensa piada até que bimba… dos lábios passou a caneta de pintar. 

Para retirar a mancha só tem de humedecer uma esponja macia no álcool e aplicar na zona riscada, esfregando até a mancha sair. Contudo, pode sempre optar por outro produto específico para limpezas de sofás, que encontrará em grandes superfícies ou em drogarias. 

2- O vinagre resolve normalmente o problema

QUINTA DO MILHARÓ_APARTAMENTO: Sala de estar  por ALMANCIL 4 - Decorações, Lda
ALMANCIL 4 – Decorações, Lda

QUINTA DO MILHARÓ_APARTAMENTO

ALMANCIL 4 - Decorações, Lda

O vinagre branco é um grande aliado nas limpezas domésticas e para limpar o vosso sofá não é exceção! Este é um produto que deve ter imperativamente na vossa despensa, é barato, não é abrasivo, nem tóxico, limpa e desinfeta como só ele sabe fazer. O vinagre além de limpar, tira o cheiro e deixa o tecido macio. Faça esta limpeza pelo menos uma vez todos os meses. 

Se o seu sofá for manchado com alimentos (de pouca gordura) pode misturar dois copos de água com vinagre branco. Absorver um pano nesta mistura e esfregar a zona suja. Deixar a solução fazer efeito uns bons minutos e passar um pano seco para remover o excesso de líquido e limpar a nódoa.

Para manchas mais agressivas, pode acrescentar à mistura bicarbonato de sódio.

3- Nunca esfregar apenas tentar limpar com pequenos toques

Quarto de crianças  por iBRDESIGN
iBRDESIGN

Çocuk odası köşe koltuk

iBRDESIGN

Ok, não vale a pena esfregar e esfregar com toda a força. Só fará pior, criará uma auréola e será mais difícil de a remover. É verdade que perante o stress de ver o sofá sujo, esfregamos como se não houvesse amanhã para que a mancha desapareça. Contudo, se fizer o mesmo com pequenos toques, leve e suavemente terá um melhor resultado, isto é garantido!

Agora é claro que para evitar este tipo de tristeza no seu novo sofá, será de impor a regra: ninguém come no sofá. As manchas de comida serão assim evitadas, mas não se esqueça o exemplo tem de começar por si, para os filhotes cumprirem.

4- Mandar estofar

anori: Sala de estar  por Anaric
Anaric

anori

Anaric

Se já vê o seu sofá como uma peça sem solução de limpezas, de já ter sido bem vivido, pode pensar em mudar, sem ter de comprar um novo. Uma solução bem mais em conta e com a preocupação de recuperar, sem desperdiçar o que já tem. Pode então, procurar um estofador na sua zona de residência e mandar estofar o seu sofá!! 

A vantagem é que o seu sofá ficará completamente novo, a custo reduzido e ao seu gosto. Bastando por isso alterar o tecido antigo por um novo. Uma excelente desculpa para renovar a decoração da sua sala de estar. Afinal há que juntar o útil ao agradável e esta é a solução ideal. 

5- Cobrir o sofá com um cobertor ou uma capa

Sala – restyling para arrendamento turístico: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Sala – restyling para arrendamento turístico

Home Staging Factory

Neste quinto ponto recomendamos para poupar o seu sofá de possíveis acidentes, nomeadamente se este acabou de ser comprado. Para tal, só terá de tapá-lo com um cobertor ou uma capa. Com esta solução tem sempre a possibilidade de tirar e pôr o cobertor, conforme as circunstâncias e necessidades do momento. Por exemplo, numa visita pode retirar a capa, deixando o seu sofá espalhar beleza pela sala de estar

O cobertor irá evitar manchas ou outro tipo de sujidade diretamente, sendo que este é fácil de lavar, basta pôr na máquina de lavar, para o assunto ficar arrumado. Se encontrar um cobertor bonito ao estilo da decoração da sua sala, não haverá razão para este não ficar bem no sofá. 

6- Comprar um sofá novo

sala de estar com mesa de centro em ônix : Sala de estar  por CASA MARQUES INTERIORES
CASA MARQUES INTERIORES

sala de estar com mesa de centro em ônix

CASA MARQUES INTERIORES

E se facto não houver muito a fazer, nem mais remédios ou mezinhas caseiras para o seu sofá, talvez o mais oportuno seja de comprar um novo. Afinal, este elemento na nossa sala de estar é tão importante, é o elemento-chave, por isso merece todos os cuidados e um possível investimento.  

E como comprar um sofá novo é também mudar a decoração da sala de estar, pode ser esta a desculpa para investir num. 

Pode sempre descobrir as novas tendências de sofás para 2016, através deste artigo da nossa revista.

Agora meninos, tenham cuidado!! 

Gostou desta partilha de ideias para limpar o seu sofá? Vai pôr em prática?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!