A incrível metamorfose de uma habitação antiga

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Sim. O estado deste apartamento de 52m² era tão crítico que, após a transformação, nem parece o mesmo. Trata-se de um apartamento localizado num edifício dos anos 1950 que não sofreu qualquer alteração ao longo de todos estes anos. O estado de conservação era, assim, lamentável. Os seus revestimentos denotavam grandes manchas de humidade e sujidade e os materiais eram antiquados e escuros o que tornava a venda da casa – este era um dos objectivos dos proprietários – impossível.

A metamorfose que vamos ver é da responsabilidade do estúdio polaco Better Home, encarregado, principalmente, de projectos de Home Staging.

O estado prévio da cozinha

  por Better Home
Better Home

KUCHNIA PRZED METAMORFOZĄ

Better Home

A cozinha tinha uma boa característica: uma grande janela que inundava de luz o interior. Para além disso, o resto do espaço era um caos com móveis de distintas medidas sem ordem aparente, falta de espaço para armazenar utensílios, um papel de parede arcaico e objectos que ali não pertenciam como os ténis ao lado do fogão.

A nova cozinha

Cozinhas escandinavas por Better Home
Better Home

KUCHNIA PO METAMORFOZIE

Better Home

Não parece a mesma. O novo design da cozinha é simples, tendo-se optado pelo branco como cor principal. Desta forma, consegue-se uma sensação muito agradável de amplitude e de limpeza. A cozinha escura e desordenada que víamos na imagem anterior é agora um espaço onde dá vontade cozinhar.

O estado prévio da sala

  por Better Home
Better Home

SALON PRZED METAMORFOZĄ

Better Home

A base de que os arquitectos dispunham para este projecto era boa. Porquê? Por toda a iluminação da vivenda. A existência da varanda, se bem aproveitada, ilumina com luz natural todo o espaço. O mesmo acontece com as demais divisões.

Na fotografia, vemos o estado prévio da sala, a partir da qual se acede à varanda. Podemos comprovar como o apartamento esteve desabitado durante muito tempo. As paredes estão num estado lastimável e há uma ausência quase total de decoração e de mobiliário. Mas, já não é assim!

A nova sala – parte 1

Salas de estar escandinavas por Better Home
Better Home

SALON PO METAMORFOZIE

Better Home

Que grande mudança! Com a nova pintura branca das paredes e com um novo pavimento, obteve-se uma atmosfera muito distinta em relação à que víamos na imagem anterior. Na imagem prévia, o chão era em parquet, mas o adiantado estado de degradação não permitiu que fosse restaurado, tendo-se então optado pela colocação de um novo chão em soalho.

O mobiliário de linhas clássicas reduziu-se ao essencial. A casa está pronta a ser vendida.

A nova sala – parte 2

Salas de estar escandinavas por Better Home
Better Home

SALON PO METAMORFOZIE

Better Home

Continuamos na sala, mas vemo-la agora a partir de outra perspectiva. Como já tínhamos verificado, a sala é simples, sem excesso de mobiliário, com um ambiente cuidado e clássico. Uma das principais qualidades deste espaço é a generosa entrada de luz enfatizada pelas cores claras das paredes. As flores frescas revelam atenção ao detalhe e as almofadas floridas emprestam à sala um ar primaveril e arejado.

O estado prévio do quarto

  por Better Home
Better Home

SYPIALNIA PRZED METAMORFOZĄ

Better Home

No quarto, a cor predominante é o castanho. Vemo-lo em cada uma das superfícies: chão, móveis, paredes e colcha da cama. O castanho pode ser um bom aliado para criar uma atmosfera acolhedora, mas, aqui, aparecia usado em excesso, envelhecendo o espaço. Para além da questão da cor, o quarto estava desarrumado, sem uma distribuição coesa dos móveis.

O novo quarto

Quartos clássicos por Better Home
Better Home

SYPIALNIA PO METAMORFOZIE

Better Home

Com pequenas mudanças, o quarto transformou-se por completo. Tal como no resto da casa, o pavimento foi substituído e as paredes pintadas de branco. A cama e as mesas-de-cabeceira são novas e o armário provém da antiga decoração pois estava ainda em bom estado. Os outros móveis foram descartados para não se saturar o novo espaço. Os têxteis de cama, num tom malva, são uma nota de cor agradável neste quarto.

O estado prévio da varanda

  por Better Home
Better Home

LOGGIA PRZED METAMORFOZĄ

Better Home

Terminamos com a varanda que é, porventura, a divisão que sofreu uma mudança mais radical. Antes da remodelação parecia quase uma arrecadação que abrigava objectos aleatórios. O chão era coberto por madeira de um dos lados, tendo, no outro, um tapete. Não havia uma estratégia decorativa. Era um espaço abandonado. Era!

A nova varanda

Terraços  por Better Home
Better Home

LOGGIA PO METAMORFOZIE

Better Home

O que lhe parece? Arrumou-se, limpou-se, pintou-se e… a varanda transformou-se! Agora, há espaço suficiente para os futuros proprietários desfrutarem do sol e de uma refeição nesta parte da casa.

O que achou deste antes e depois? Como vê, muitas vezes, para vender uma casa, é necessário um investimento no sentido de a valorizar. Deixe-nos a ...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!