Arquitectura:   por ORCHIDS LOFT

Princípios básicos sobre obras em casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Quer renovar a sua casa, mas sente-se um pouco perdido perante tanta informação à sua volta? Não sabe muito bem que tipo de obras fazer em sua casa? Renovação, remodelação, ampliação, reparação… ? Parece-lhe tudo igual?! E a ideia de ter a casa em obras, assusta-o muito?

Ok, não há stress! A homify explica-lhe tudo direitinho no artigo de hoje. Vai ver que até ficará um expert na matéria de obras. A verdade é que quando percebemos o beábá facilita imenso o processo, nomeadamente para entender melhor os profissionais e questioná-los mais sobre o planeamento, desenvolvimento, orçamentos, etc.

Está curioso? Então, tome nota!

Definir as obras

Renovação sala de estar Tangerinas & Pêssegos:   por Tangerinas e Pêssegos - Design de Interiores & Decoração no Porto
Tangerinas e Pêssegos – Design de Interiores & Decoração no Porto

Renovação sala de estar Tangerinas & Pêssegos

Tangerinas e Pêssegos - Design de Interiores & Decoração no Porto

Independentemente das obras que planeia realizar, deve ter um conhecimento perfeito do progresso do seu projeto futuro. Porquê? Porque é essencial para evitar surpresas desagradáveis.

Ampliação, isolamento, eletricidade, saneamento, reboco, telhados, carpintaria, colocação de um novo piso… Enfim, várias vertentes importantes que devem ser bem organizadas.

Por onde deve começar quando quer renovar uma casa?

Se não mora nessa casa em obras, é muito fácil, basta começar pelo andar de cima e concluir no rés-de-chão ou pela cave, se tiver uma. No caso de uma grande reforma, tudo tem de ser desmontado (no interior) e depois reconstruído… Para pequenas reformas/remodelações, é importante primeiro determinar as divisões ou instalações a serem renovadas e aquelas que não serão afetadas.

Definir prioridades

Remodelação T2. Anos 70. Lumiar:   por BL Design Arquitectura e Interiores
BL Design Arquitectura e Interiores

Remodelação T2. Anos 70. Lumiar

BL Design Arquitectura e Interiores

Fazer obras em casa pode começar por algo de simples, como uma pintura e pequenos reparos elétricos e de canalização. Passando por remodelações mais profundas, em que as paredes são derrubadas, o chão é substituído, a cozinha renovada, as peças sanitárias são alteradas, etc.

No entanto, deve ter em conta que as remodelações mais profundas requerem um orçamento mais pesado e que durante um tempo não poderá usar a sua casa. Se não tiver o valor total para fazer obras em casa pode definir as mais importantes e as que se encontram em pior estado. Outro fator que influencia a prioridade das obras, são as que afetam diretamente o orçamento e conforto familiar, como o aquecimento, a eletricidade, o saneamento e a isolação da casa.

Quais são as obras maiores?

As obras maiores e mais importantes são:

  • Se a cobertura da sua casa estiver em más condições, é mais do que desejável começar por ela, de modo a deixar todo o interior mais confortável e mais isolado. O tempo de vida de um telhado tradicional (ardósias, cerâmicas… ) é de, mais ou menos, 50 anos.
  • A renovação de alvenaria e demolição diz respeito às paredes, ao teto, às aberturas de paredes. No fundo, a alvenaria afeta diretamente a estrutura da casa e participa ativamente na sua resistência.
  • Se a sua casa e, consequentemente, a estrutura do seu telhado não esteve em contacto com a água, então estará em boas condições. Geralmente, em grandes obras de renovação a estrutura é um elemento que requer apenas pequenas modificações.
  • A isolação do telhado é fundamental. De facto, cerca de 20 a 30% das perdas de calor passam pelo telhado. Para um bom isolamento do seu telhado deve usar 260 a 300 mm de lã mineral, para obter uma resistência térmica, mediante a natureza do isolamento instalado.

Arquitectura:   por ORCHIDS LOFT
ORCHIDS LOFT

Arquitectura

ORCHIDS LOFT

E por falar em isolamento, já pensou em alterar o revestimento do seu chão? Alterar as suas janelas, portas e caixilharias? Ou até colocar um piso radiante elétrico, na sala e no quarto? É verdade, estas alternativas podem alterar por completo a sua vida, nomeadamente o conforto e bem-estar em sua casa.

Que tipo de obras pode fazer no interior de casa?

Remodelação &  recuperação de habitação em  Guimarães: Salas de jantar  por OBRA ATELIER - Arquitetura & Interiores
OBRA ATELIER – Arquitetura & Interiores

Remodelação & recuperação de habitação em Guimarães

OBRA ATELIER - Arquitetura & Interiores

A renovação da sua casa permitirá que ganhe espaço, irá definir melhor os volumes e proporcionará um ambiente mais moderno. De grandes a pequenas obras em casa, tudo é possível. Vejamos o que pode fazer:

  • Ampliar as divisões:

Numa casa, a noção de volume é primordial. Ao abrir a cozinha para a sala de estar ou a casa de banho para um quarto principal, terá imediatamente uma impressão de espaço extra. Sem dúvida que, derrubar uma parede simples ou remover uma porta, já pode trazer essa sensação de volume.

  • Otimizar a arrumação

A arrumação é, certamente, um dos elementos essenciais da funcionalidade de uma casa, permitindo-lhe ganhar um maior conforto, no dia a dia. Seja para as suas roupas ou pertences pessoais, pense em integrar soluções de arrumação inteligentes, como armários embutidos, nichos, prateleiras, etc.

  • Mudar os revestimentos

Alterar paredes e chão tem a vertente prática, mas também o aspeto estético. Conforme o seu budget pode escolher entre vários materiais: ladrilho; piso de madeira; piso laminado ou PVC. Também pode combinar vários tipos de coberturas, misturando, por exemplo, um piso de cerâmica numa cozinha aberta com piso em madeira, para delimitar as áreas.

Em relação às paredes, existem várias soluções: pode optar por pintar ou colocar um papel de parede. Mas não é só, azulejos, ladrilhos hidráulicos, tijolos à vista, madeiras, pedras, entre outros, podem dar uma lufada de ar fresco ao interior da sua casa.

Como organizar as obras de uma casa?

Remodelação T2. Anos 70. Lumiar:   por BL Design Arquitectura e Interiores
BL Design Arquitectura e Interiores

Remodelação T2. Anos 70. Lumiar

BL Design Arquitectura e Interiores

Use esta organização para gerir melhor o seu projeto de renovação:

  • 6 meses antes do início da obra: inspire-se nas últimas tendências, defina os seus desejos e necessidades, descubra os preços.
  • 3 meses antes: avalie com precisão a natureza do trabalho a ser realizado, descubra as possíveis autorizações administrativas, solicite vários orçamentos…
  • 2 meses antes: escolha o profissional a quem irá confiar o seu trabalho.
  • 1 mês antes: pague uma entrada à empresa, para ter a certeza de bloquear o seu projeto e para que tenham tempo para comprar os materiais necessários.
  • no início das obras… e durante toda a sua duração: verifique os materiais utilizados, o planeamento e observe qualquer inconsistência ou problema.
  • no final do trabalho: analise a obra e tire notas de algumas dúvidas, se necessário. Não se esqueça de guardar os orçamentos, faturas e certificados de seguro durante 10 anos, pelo menos.

Adjudicação e prazos

Antes: Cozinha:   por BL Design Arquitectura e Interiores

Por outro lado, queremos chamar a sua atenção para não se precipitar e refletir bem antes de tomar qualquer decisão. Esteja consciente das regras de contratação:

  • Peça pelo menos 2 a 3 orçamentos diferentes, para comparar e escolher o profissional que mais se enquadra às suas expetativas.
  • assine um contrato escrito que detalha todas as responsabilidades, deveres e obrigações de ambas partes.
  • deve acordar por escrito duas vertentes da obra: pagamento e prazo de início e entrega da obra.
  • Não confie em empreiteiros que não lhe dão prazos, nem orçamentos fidedignos. Tudo deve estar definido antes da obra começar! Caso contrário, não deve avançar.
  • Agende reuniões com o empreiteiro, uma ou duas vezes por semana, para verificar a evolução da obra e das várias vertentes contratadas.


Conselho: deve evitar, a todo o custo, empresas que utilizem estratégias de evasão fiscal, pois podem ser a maior das armadilhas por não existirem comprovativos escritos.

Quanto custam obras em casa?

Reabilitação Apartamento de 1980:   por Atelier Vyasa
Atelier Vyasa

Reabilitação Apartamento de 1980

Atelier Vyasa

O preço das obras é, sem dúvida, a grande questão. Mas não lhe conseguimos definir valores, seja para grandes ou pequenas obras em casa. Só um profissional, como um empreiteiro, arquiteto, designer de interiores, entre outros, lhe conseguirá estimar um valor. Cada casa é uma situação, por isso, procure um profissional de confiança, registado na homify, e não hesite em pedir-lhe um orçamento gratuito – aqui.

Desmistificar conceitos

Antes: Cozinha:   por BL Design Arquitectura e Interiores

Por fim, queremos concluir este artigo com a clarificação de alguns conceitos, que poderão ser úteis para realizar grandes ou pequenas obras em casa.

  • Obras de remodelação ou de renovação – o edifício volta a ter a coerência visual perdida, pode manter a mesma linha arquitetónica ou não. A renovação não implica a destruição das formas existentes, apenas trata as superfícies (limpeza, polimento, pintura nova… ).
  • Obras de alteração - aqui procede-se à modificação das características físicas de uma edificação existente ou da sua fração, como a estrutura resistente, o número de fogos ou divisões interiores, bem com a natureza e cor dos materiais de revestimento exterior, sem aumento da área de pavimento ou de implantação ou da cércea, de acordo com o artigo 2º do Decreto-Lei nº 555/99, de 16 de Dezembro.
  • Obras de ampliação - aumento da área de pavimento ou de implantação, da cércea ou do volume de uma edificação existente, de acordo com o artigo 2º do Decreto-Lei nº 555/99, de 16 de Dezembro.
  • Obras de construção: criam-se novos edifícios, de acordo com o artigo 2º do Decreto-Lei nº 555/99, de 16 de Dezembro.
  • Obras de conservação: mantém-se o espaço nas condições existentes à data da sua construção, reconstrução, ampliação ou alteração, abrangendo apenas as obras de restauro, reparação ou limpeza, de acordo com o artigo 2º do Decreto-Lei nº 555/99, de 16 de Dezembro.

In Portal da Habitação.

Está a pensar fazer obras em casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!