Sugestões simples para conseguir isolamento sonoro em sua casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Finalmente chegou a hora! O trabalho está acabado. As crianças estão na cama. A televisão está apagada e até o gato sossegou. Vai poder descansar! Deita-se confiante numa noite de sono tranquilo e… Começa aquele ruído irritante! Seja o ping ping de uma torneira, o chiar da máquina de lavar ou o chão de madeira a estalar é sempre um barulhinho chato do qual não se consegue abstrair.

Qualquer casa, seja qual for a sua idade, acaba por ganhar uns barulhinhos que lhe dão caráter mas que não conseguimos deixar de ouvir quando menos queremos. Não, não são fantasmas, nem ratos. A causa para os ruídos aborrecidos numa casa podem ser vários e alguns podem ser resolvidos com relativa facilidade, embora outros possam requerer maior esforço ou investimento.

Quer saber o que causa esses estalidos, chiadeiras e rangeres que ouve quando quer estar sossegado? Acompanhe-nos e descubra não só a causa mas como acabar com eles. Então poderá dormir… se os vizinhos deixarem e as crianças não acordarem!

Verifique os eletrodomésticos

É possível que ainda não tenha percebido bem a origem daquele zumbido na sua
cozinha, ou daquele som agudo que parece vir da ficha elétrica, mas acredite que eles têm uma origem. Um frigorífico em fim de vida ou uma máquina de lavar com os apoios mal calibrados são suficientes para acrescentar uns decibéis incómodos à sua casa sossegada. E se ainda não tinha pensado nisso agora não vai mesmo deixar de procurar a causa do ruído entre os eletrodomésticos e outros materiais elétricos!

Quer sugestões para começar a investigar? Ponha um a trabalhar de cada vez para tentar isolar o seu ruído. E depois vá verificando… A máquina de lavar faz muito barulho na centrifugação? Poderá ser um apoio do tambor que está partido, ou uma mola que perdeu a elasticidade. Se o ruído é ao longo de toda a operação e a vibração já lhe está a afetar os nervos poderá a máquina poderá ter os apoios mal ajustados. Chame um profissional! O frigorífico faz um barulho baixo mas contínuo ou tem picos de operação? O motor pode estar a dar as últimas, ou podem ser apenas as borrachas de isolamento…

Mas há outras fontes de ruído insuspeitas entre os seus equipamentos elétricos. Saia que por vezes os carregadores dos telemóveis podem produzir um som agudo e contínuo quando em operação? Se estiverem danificados claro! E o computador? Um sobreaquecimento ou um sistema de refrigeração a funcionar mal podem criar um ruído de fundo do qual só se irá aperceber quando o desligar.

Sempre que isolar a fonte de um ruído tente consertar o equipamento, mas se não for possível o melhor é optar por substituí-lo. Um equipamento antigo pode produzir naturalmente muito mais ruído do que um novo na medida em que os equipamentos novos foram pensados e produzidos de maneira a terem uma operação muito menos ruidosa do que os seus antecessores!

Conserte aquele pavimento que chia

Ah!… Os sons do pavimento… Estalidos nesta tábua, uma chiadeira
irritante na outra. E quando nos apercebemos só o simples facto de uma pessoa caminhar sobre o soalho faz um concerto musical muito pouco melódico, que incomoda bastante! Claro que adoramos pavimentos de madeira. São clássicos intemporais que tornam qualquer casa mais aconchegante, mas quando toca a fazerem barulhinhos são imbatíveis. E os pavimentos flutuantes não se comportam melhor!

Quanto mais antigo é o pavimento maior será a probabilidade de fazer barulho.

Então, assim que detetar barulhos provenientes do pavimento, trate de arranjar a tábua, ou tábuas, que os estão a provocar. Ou em menos de nada terá uma música infernal em toda a casa, e o tão desejado repouso desaparece!

Lubrifique as engrenagens das portas

QUINTA DO MILHARÓ_APARTAMENTO: Sala de estar  por ALMANCIL 4 - Decorações, Lda
ALMANCIL 4 – Decorações, Lda

QUINTA DO MILHARÓ_APARTAMENTO

ALMANCIL 4 - Decorações, Lda

Claro que este é um dos conselhos mais simples que se podem dar. E é uma daquelas coisas que parecem absolutamente obvias. Mas será que já tinha pensado nisso? Provavelmente não.

Em especial quando temos uma casa recentemente renovada ou nova, como é o caso do apartamento a que pertence a espetacular sala da imagem, da autoria do gabinete ALMANCIL 4 – Decorações, Lda., o mais certo é não pensarmos nisso durante muito tempo.

Mas agora que lhe lembrámos deste pormenor, preste atenção. E vá buscar uma almotolia de óleo mineral. Lubrifique todas as engrenagens, não se limite às dobradiças! Ferrolhos e fechaduras também fazem mais barulho sem uma lubrificação correta.

Conserte torneiras e canalizações

Casas de banho ecléticas por Hurlingham Baths
Hurlingham Baths

The Sloop Copper bath clad in Oak

Hurlingham Baths

Este é provavelmente o ponto mais complicado de conseguir em todos este artigo. Todos sabemos que as canalizações podem fazer barulhos e muitas vezes não sabemos como nos livrarmos deles. O que normalmente acontece é que as canalizações ficam entupidas, as válvulas de encaminhamento perdem elasticidade ou simplesmente as anilhas de borracha que fazem o isolamento ressecam com o calcário. E depois começam os ruídos insistentes! Aquele taptaptap contínuo durante a noite pode até nem ser em sua casa, se tiver um apartamento, mas sim na do vizinho uma vez que as canalizações passam em paredes comuns.

O que pode e deve fazer é certificar-se de que em sua casa tudo está a correr bem. Abra frequentemente o filtro das torneiras e deixe a água correr para se livrar das areias e calcário ali alojados. Sempre que uma torneira não vede bem, acabe com os pingos absolutamente maçadores e nada económicos, substituindo-a.

No que toca às canalizações, se a casa for antiga é mais fácil acabar com os ruídos, pois pode substituir os canos e isolá-los dentro das paredes com estuque, por exemplo. Mas se a casa for relativamente nova substituir canos pode ser complicado e implicar rasgar paredes. Contacte com um profissional e aconselhe-se.

Coloque protetores nos pés da mobília

a: Salas de estar modernas por fala

Outra sugestão simples que podem valer muito quando toca a reduzir os ruídos na sua casa: – coloque protetores de feltro nos pés do mobiliário! Vai conseguir reduzir muitíssimo aquele chiar das cadeiras em contacto com o soalho quando alguém se senta. Mas não apenas nas cadeiras. Sofás, mesas e até armários podem produzir rangido quando são utilizados e carregados.

Pode utilizar bases antideslizantes autocolantes de feltro, bases ou ponteiras, de inserção ou de apoio, em borracha, gotas de silicones, patins, e um sem número de outros acessórios, para impedir os seus móveis de produzir tanto ruído quando deslizam, ao mesmo tempo que os impede de arruinar o pavimento. E não julgue que é impossível conseguir uma base tão estranha como a o seu móvel de sala… Há folhas de feltro autocolante que podem ser cortadas à medida!

Coloque texteis macios em casa

PT - Sala de Estar . Crepúsculo  EN - Living Room . Dusk: Salas de estar modernas por Office of Feeling Architecture, Lda
Office of Feeling Architecture, Lda

PT – Sala de Estar . Crepúsculo EN – Living Room . Dusk

Office of Feeling Architecture, Lda

E por fim um conselho muito simples de seguir mas que produzirá resultados muito significativos na redução do ruído em sua casa. Use e abuse dos têxteis!

Coloque tapetes macios por toda a casa ou opte por forrar o pavimento com uma carpete integral. Assim vai com toda a certeza reduzir o ruído de passos e o chiar dos móveis a serem arrastados.

Instale cortinas espessas e macias, e se for necessário duplas. Com este simples passo vai obter uma redução bastante notória dos ruídos que penetram em sua casa vindo do exterior!

Os têxteis vão proporcionar-lhe uma casa bem mais silenciosa, e ao mesmo tempo personalizada e muito mais bonita. É só seguir o seu gosto!

Quer ver ideias de têxteis fantásticos para a sua casa? Então leia também o artigo ’As últimas tendências de têxteis’.

Qual é o barulho que mais o incomoda em casa? Como pensa acabar com ele? Partilhe connosco os seus planos!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!