Casa pequena? Veja as melhores escadas para si!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Escadas, escadinhas, grandes escadarias… quem não gosta? Pelo menos arquitectonicamente falando, são elementos que conferem a qualquer espaço uma beleza única envolta numa áurea de mistério ou que pelo menos desperta a curiosidade de qualquer um! Onde nos levarão? O que haverá depois do seu fim? Tudo questões que nos deixam com a pulga atrás da orelha, certo? Pois bem, então vamos prosseguir.

O leitor já está a imaginar a sua escada perfeita, vê a luz natural que cai sobre ela, os materiais utilizados e até (quem sabe!) a tapeçaria que lhe poria… mas depois lembra-se que a sua casa é pequena e que não tem grande espaço para isto? Então este artigo foi escrito a pensar exactamente em si! Sim, porque hoje vamos dar-lhe não uma mais SEIS soluções para ter escadas dentro de casas pequenas! Esqueça as limitações de espaço: com as nossas ideias, vai poder passar para o andar de cima com umas escadas cheias de estilo e que vai cativar todas as suas visitas! Tem dúvidas? Então fique connosco e veja com os seus próprios olhos se estas soluções não são irresistíveis!

Em espiral

Guimarães House: Corredores e halls de entrada  por es1arq
es1arq

Guimarães House

es1arq

Outra sugestão que permite funcionalidade sem roubar demasiado espaço dentro de uma casa pequena é a escada em espiral. Poupando ao máximo no tamanho dos degraus, consegue facilmente uma escada que em termos de área de implementação é muito reduzida. Tem ainda a possibilidade de ganhar algum espaço por baixo dela, mas não é tão boa em termos de arrumação como as escadas a direito. No entanto, têm a grande vantagem de poder estar dentro da sala ou em qualquer ponto de um corredor, sem que para isso aniquilem a circulação e o funcionamento destas divisões. Se tem um cantinho que é o sítio ideal para criar um acesso ao piso superior, considere esta sugestão e veja como não se vai arrepender!

Escadas rectas mas com um toque moderno e atraente!

As mais básicas: escadas direitas. Sem espinhas, sem projectos mirabolantes… mas nem por isso sem graça! As escadas direitas permitem que tenha um acesso ao nível superior de forma simples e elegante. No entanto, precisamente por ser um modelo mais simples, pode criar apontamentos que o tornem diferente e talvez até mais personalizado, de modo a ter uma escadaria atraente dentro de casa – e não só mais um mono útil mas sem piada nenhuma. Assim sendo, pode utilizar materiais que não sejam muito comuns ou então decore-a, dê-lhe cores que a tornem o centro das atenções! Abdique do corrimão ou recupere um antigo! Faça o que quiser, mas sempre com a segurança como denominador comum a todas as opções.

Degraus flutuantes…

Sem dúvidas, uma das opções mais discretas. Os degraus flutuantes (que na verdade não são, não comece já a imaginar-se no filme Regresso ao Futuro… ) são uma óptima solução para casas pequenas, pois ocupam unicamente o espaço que necessitam para serem funcionais. Este tipo de escadaria abdica de corrimões e de tudo o que não participe activamente na sua única função: permitir que os seus utilizadores alcancem andares superiores. Assim sendo, são aplicados directamente nas paredes, de forma gradual. Pode dispô-los em espiral (como este modelo apresentado pela Feedback-Studio Arquitectos) ou a direito (como na opção anterior). A ideia é haver unicamente como estrutura o próprio degrau. Por isso mesmo, procure profissionais especializados nesta área para evitar possíveis acidentes pela má aplicação.

… e de vidro!

Se a ideia anterior lhe agradou, veja então esta nossa terceira sugestão: degraus flutuantes em vidro! De uma elegância inegável, estas escadas vão ser a pequena pérola da sua casa! E porquê? Porque para além de lhe pouparem o espaço que a opção anterior poupa, ainda permitem que haja a sensação de aumento dos limites, uma vez que a transparência do material não funciona como uma quebra na imagem que tem da divisão onde se encontram estes degraus. Desta maneira, ganha espaço em todos os sentidos! Além disso, esta escadaria não lhe recorda os sapatinhos de cristal da Cinderela? Por aqui, foi a primeira coisa que nos veio à cabeça e ficámos completamente rendidos a este pormenor!

Escadas de ocasião

Corredor, hall e escadas  por RI-NOVO
RI-NOVO

Villa Rustica

RI-NOVO

Estas são, sem dúvidas, as melhores escadas para se ter numa casa pequena onde qualquer centímetro quadrado é essencial e de um valor extremo! Estas escadas de ocasião, tal como o conceito indica, são escadas que só estão presentes quando são realmente necessárias. Consegue assim poupar muito espaço – mais do que em qualquer uma das outras alternativas! Certamente que têm as suas desvantagens: são menos robustas, desgastando-se mais facilmente; para uma utilização diária e frequente, não serão as mais indicadas por ser pouco prático estar sempre a abrir e fechar ou a ter que ir buscar o escadote. De qualquer maneira, são uma excelente opção para cama elevadas em relação ao chão ou para sótãos que são usados exclusivamente para arrumação ou para actividades que não tenham uma frequência muito elevada. Pondere a utilização deste tipo de escada também se o espaço que tem livre é realmente pequeno e se tem uma necessidade grande de aceder ao piso superior.

De design único

A nossa última sugestão vai para um tipo de escada completamente fora da caixa, mas que detém em si todo o design necessário para que seja útil em diversas vertentes! Na imagem, apresentamos-lhe um projecto que não só tem um desenho incrível, como ainda alia aos seus degraus multi-funções, como prateleiras de diversas formas e feitios, uma secretária, uma mesinha de apoio e ainda espaço para um pequeno armário ou gavetas de arrumação. Uma vez que são degraus do tipo flutuante, ainda ganha espaço no seu vão para ter portas de acesso a outras divisões, decoração ou outro tipo de zona de armazenamento. Além disto tudo, a conjugação entre a madeira e o ferro é perfeita, tornando esta escada muito atractiva! Se anda à procura de uma escada diferente, esta pode muito bem ser a sua eleição, não acha? Um must have para qualquer casa que precise de poupar espaço e tornar todos os recantos zonas com vida e com interesse para o dia-a-dia da família!

Qual a sugestão que mais lhe agradou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!