Espelhos: decorativos e úteis, já não vivemos sem eles!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
MORADIA FAMILIAR EM VILA NOVA DE GAIA, TGV Interiores TGV Interiores Salas de jantar ecléticas
Loading admin actions …

A água terá sido o primeiro espelho do Homem, tendo sido este elemento a inspirar a criação dos espelhos enquanto objectos. Os primeiros, num formato diferente daquilo que hoje conhecemos, terão sido os espelhos de cobre da civilização Badariana proveniente do antigo Egipto (V a.C.).

Centenas de anos passados, os espelhos são peças de decoração que se tornaram imprescindíveis. Usamo-los em todas as divisões da casa – ou quase! – e para os mais diversos fins. Hoje, é sobre eles que nos debruçamos. Deixamos-lhe algumas sugestões sobre o uso que pode dar aos espelhos, dizemos-lhe que tipos de espelhos de parede existem, como escolher o espelho para a casa de banho (e não só) e que cuidados deve ter com a fixação e limpeza.

Ora tome nota.

1. Os vários usos dos espelhos

Se os espelhos começaram por ser usados para reflectir a nossa imagem, actualmente já assumem outras funções importantes.

Na decoração de interiores, são peças muito usadas para criar a ilusão de que um espaço é maior do que aquilo que realmente é. Por reflectirem aquilo que se lhes defronta, criam uma agradável sensação de amplitude, o que é muito útil, designadamente quando se trata de uma área exígua. Num espaço bem iluminado e que faz uso de cores claras, esta sensação de amplitude é ainda mais intensificada. 

Os espelhos são, claro está, usados também como decoração, pois a sua superfície resplandecente oferece elegância e sofisticação aos espaços. Uma parede vazia e desinteressante ganha, sem dúvida, um novo sentido quando ornamentada com um espelho. Este último, pode ser colocado na parede sobre um aparador ou sobre uma cómoda, aparecer entre quadros e molduras, no hall de entrada, sobre o sofá, sobre a lareira, na casa de banho a encabeçar o lavatório, e muito mais. Dito isto, devemos reconhecer a sua polivalência e a possibilidade que nos oferecem de os transferirmos de um espaço para o outro, a nosso bel-prazer.

A isso junta-se o facto de serem a peça perfeita para adornar ou dar vida a uma área, normalmente desocupada, como o corredor que é um local de passagem que, não raras as vezes, é deixado totalmente despido por ser estreito e não haver grande margem de manobra para o decorar.

Em boa verdade, a única zona da casa onde não é tão comum encontrar um espelho é na cozinha e, mesmo assim, pode-se considerar uma parede backsplash espelhada. 

2. Espelhos de parede: que tipos existem?

Os espelhos podem estar pousados no chão e encostados contra a parede, podem ser espelhos de pé ou até ter encaixes, na parte superior, para serem suspensos nas porta. Porém, os espelhos mais populares são os espelhos de parede.

Mas, que tipos de espelhos de parede existem?

Espelhos de parede com moldura: têm uma moldura, ou seja, um caixilho ou guarnição e são os mais comuns, estando disponíveis em estilos variados e a preços que se adequam aos orçamentos mais discrepantes. A maior parte dos espelhos de parede usam molduras em madeira, lisas ou ornamentadas, mais finas ou mais largas. Tudo depende do impacto que se pretende criar e do estilo da decoração. Todavia, também há molduras de outros materiais e com acabamentos distintos (em dourado ou prateado, por exemplo, ou com fibras naturais). Por vezes, a própria moldura é espelhada, podendo apresentar uma superfície angulosa a criar um efeito visual interessante. 

Espelhos de parede sem moldura: são comuns e são também mais simples do que os primeiros. Possivelmente, encontrá-los-ia num ambiente minimalista ou enquanto espelho de WC cuja atmosfera tende a ser mais funcional. 

Espelhos de parede para corpo inteiro: embora sejam passíveis de ser utilizados em diferentes divisões, os espelhos de corpo inteiro, estreitos e verticais, são particularmente úteis enquanto espelhos para quarto, para um walk-in closet ou para um hall de entrada, o último sítio por onde passamos antes de sair e onde dá jeito ter um espelho para ver se estamos bem! 

Espelhos de parede sob o comprido: são longos e, por isso, muito usados para pendurar sobre móveis como aparadores, cómodas ou sofás.

3. Espelhos de WC: é obrigatório!


Todos concordamos que os espelhos podem ser incorporados em qualquer área da casa, mas na casa de banho é uma inevitabilidade. Como nos arranjaríamos, todos os dias, sem o auxílio de um espelho? Seja para as senhoras se maquilharem ou para os senhores se barbearem, o espelho é indispensável e a sua escolha devia receber mais atenção porque, para além da utilidade, o espelho pode injectar uma boa dose de personalidade nesta divisão da casa onde a atmosfera é, por vezes, demasiado fria, impessoal e clínica. Aliás, se quer mudar alguma coisa na casa de banho sem gastar muito dinheiro, pode mesmo começar pelo espelho. É mais barato substituir o seu espelho do que os azulejos ou a louça sanitária.

Ao escolher o espelho para a casa de banho, tenha em consideração o tamanho do lavatório, a altura de quem usa a divisão e o espaço disponível na parede. Em termos visuais, não convém deixar um espaço muito largo entre o móvel do lavatório e a parte de baixo do espelho, o topo do espelho e o tecto e é de evitar deixar que o espelho se prolongue em demasia para lá dos limites do móvel do lavatório. A composição ficará estranha.

Numa casa de banho com dois lavatórios, pode optar por dois espelhos ou por um único espelho que abranja ambos os lavatórios. O espelho pode ser comprado previamente ou ser embutido na parede aquando da obra.

Lembramos também que deve ter em conta a iluminação existente no espaço. Se pretender colocar candeeiros de parede aos lados ou sobre os espelhos tem que deixar uma margem para eles.

4. Como escolher um espelho?

A escolha de um espelho para sala ou para qualquer outra divisão deve reger-se por três factores essenciais: forma, tamanho e estilo.

Forma: as formas desempenham um papel importante num projecto decorativo. Um espelho sob o comprido proporcionará profundidade à área onde se inserir. Já um espelho alto acentuará a verticalidade de um espaço. Os espelhos redondos ou com formatos inusitados são ideais para uma decoração que se queira divertida ou suave. Pelo contrário, os espelhos quadrados ou rectangulares transmitem uma sensação de ordem e são bastante versáteis. Pode, ainda, juntar pequenos espelhos e dispô-los na parede até chegar à forma que quiser. Estes últimos, servirão, essencialmente, como espelhos decorativos.

Tamanho: antes de comprar um espelho, deve tirar medidas e pensar no impacto que deseja que este gere. Considere, ainda, se o espelho terá um papel preponderante, enquanto ponto focal de uma divisão ou elemento utilitário essencial no seu dia-a-dia, ou secundário. Se a sua ideia for, por exemplo, preencher uma parede despida, não deve optar por um espelho muito pequeno sob pena de ele se perder e tornar insignificante. Em vez disso, procure espelhos grandes de parede. Sugerimos que meça a parede e escolha o espelho em função do tamanho da mesma. A moldura também conta, por isso se o espelho for decorativo, invista num com uma moldura de encher o olho. A solução para um espaço pequeno passa, não raras as vezes, pela adição de um espelho que crie uma ilusão de óptica e reforce a percepção espacial. Se for esse o caso, compre um espelho grande que faça o espaço parecer que tem o dobro do tamanho e evite molduras muito grossas ou ornamentadas. Os espelhos mais pequenos podem ser usados para decoração ou para reflectir a luz. Pode criar um “mural” de espelhos pequenos tal como se faz com as molduras e os quadros.

Estilo: a questão do estilo é mais subjectiva. O espelho pode seguir o estilo do espaço que o vai receber ou exibir um estilo que crie um contraste inesperado. Se habitar uma casa moderna, optar por um espelho com uma moldura clean é sempre uma boa solução. Por outro lado, uma moldura ornamentada ou rústica num ambiente moderno também pode ser bem-vinda pela nova dimensão que introduz na decoração. O espelho pode, ainda, ter a superfície trabalhada. Há tratamentos que tornam a superfície mais envelhecida, por exemplo.

5. Fixação e limpeza

No que toca a fixação, deve seguir as instruções do fabricante. Muitos espelhos já vêm equipados com os materiais necessários para serem fixados. Com um espelho pesado deve ter particular cuidado. A parede tem que ser sólida o suficiente para o suportar (paredes de pladur, por exemplo, são arriscadas). Se tiver crianças pequenas em casa, desaconselhamos veementemente o uso de espelhos pesados encostados à parede. Se a criança lhe fizer pressão, ele pode cair sobre ela. Cuidado!

No que toca a limpeza, não há nada como a dupla vinagre branco + folha de jornal. Coloque o vinagre branco dentro de um borrifador para um uso mais fácil. Depois, é só passar o jornal. As superfícies ficarão a brilhar.

  • Veja aqui mais sugestões para limpar melhor os vidros.

6. Onde comprar espelhos?

À procura do espelho perfeito para a sua casa? Então, não deixe de consultar a nossa lista de lojas de mobiliário e acessórios. Insira o seu código postal ou nome da área servida para afunilar a sua pesquisa.

Tem espelhos por toda a casa? De que estilo? Gostou dos espelhos das imagens que ilustram o artigo? Deixe-nos o seu feedback!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista