Ano novo, casa nova: 5 resoluções de ano novo para a sua casa!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Álbum fotográfico de casa em Ovar, ARKHY PHOTO ARKHY PHOTO Casas modernas
Loading admin actions …

Resoluções de ano novo: quem as não faz? A página em branco que temos pela frente leva-nos sempre a prometer mudar alguns aspectos na nossa vida, sejam eles pessoais, profissionais ou – por que não? – no que diz respeito à casa. E é sobre a casa de que hoje lhe falamos.

Pensámos em cinco resoluções de ano novo para aplicar à sua casa e, por conseguinte, melhorar o seu bem-estar e o conforto que nela encontra. Não nos vamos debruçar tanto sobre as tendências – que já lhe demos a conhecer – mas mais sobre alguns aspectos práticos que cremos serem importantes.

Vá lá: são só cinco resoluções e não custam mesmo nada a pôr em prática.

Veja quais são.

1. Pouparei energia

Melhorar a sua conduta pessoal e, ao mesmo tempo, a casa? Xeque-mate. Comece o ano por se tornar numa pessoa mais ecológica. O planeta precisa que as pessoas entendam que é urgente mudar. Respeite as regras de reciclagem, não se esqueça de apagar as luzes que não está a usar, troque lâmpadas tradicionais por LEDs, coloque reguladores de fluxo nas torneiras ou invista em torneiras temporizadas ou por sensor, conserte torneiras que estejam a pingar e, se o orçamento permitir, melhore o isolamento da casa para se evitarem perdas energéticas. A instalação de painéis-solares é, também, uma mais-valia. Estes dois últimos pontos são, como é óbvio, mais dispendiosos, mas não há desculpa para não começar pelas pequenas coisas! 

2. Tornarei a minha casa mais segura

A questão da segurança é abrangente. Os alarmes são importantes, sobretudo em moradias. Tem um bom sistema de alarme? Vai de férias descansado, sabendo que, se alguém tentar assaltar a sua casa, o alarme vai impedir que isso aconteça? Pense na sua segurança e da sua família. Se não tem alarme, pondere a instalação de um. Há, aliás, pequenos alarmes concebidos especialmente para portas e janelas que são bastante acessíveis.

Ainda em relação à segurança, recomendamos fortemente a instalação de detectores de fumo. São o primeiro passo para prevenir incêndios.

E para evitar acidentes com gás, inspeccione regularmente as suas instalações para detectar as peças que, eventualmente, tenham que ser substituídas.

3. Farei uma limpeza e organização profundas

O ser humano tende a acumular. Nas nossas casas, estamos, permanentemente, a debater-nos com a falta de espaço e isso acontece, em grande parte, por não irmos fazendo uma selecção daquilo que queremos manter e do que queremos deitar fora, vender ou doar. Comece o ano por fazer uma arrumação a fundo. Simplifique! Pense naquilo que realmente usa e no que não faz falta. Abra espaço para coisas novas ou para arrumar mais à vontade as que já tem e torne os ambientes visualmente mais limpos. A cada três meses ou de meio em meio ano pode fazer nova limpeza e arrumação. Acredite que este hábito faz toda a diferença! Um espaço sem tralha é um espaço mais bonito e funcional. Aproveite a deixa e compre caixas e cestos para acondicionar tudo.

4. Tornarei a minha casa mais acolhedora

É tão importante chegarmos a casa e depararmo-nos com um espaço confortável e aconchegado onde nos sintamos bem e possamos receber os nossos amigos e família sem constrangimentos. Olhe ao seu redor e pense se a sua casa não podia ser mais confortável. Pode começar pela sala de estar que é a divisão social por excelência. As janelas não têm cortinas? Ponha umas cortinas para melhorar o ambiente, térmica e acusticamente. O chão está despido? Uma carpete resolverá o problema e tornará a decoração mais composta. O sofá é pouco cómodo? Acrescente-lhe almofadas de vários tamanhos e tenha mantinhas à mão. Certifique-se, também, que a iluminação cria uma atmosfera acolhedora e de fácil uso. No fim, foque-se nos detalhes: velas, molduras, plantas, jarras… são os pequenos elementos que personalizam os espaços.

5. Cuidarei do espaço exterior

Os espaços exteriores são, não raras as vezes, descurados. Por norma, prestamos mais atenção ao interior da casa por ser lá que passamos a maior parte do nosso tempo. Este ano, dedique-se também ao exterior, seja ele um jardim, um terraço, uma varanda ou um pátio. Não pense nisso só quando chegar o Verão. Planeie com antecedência para ter tudo pronto aquando da chegada dos dias mais quentes. Crie uma zona de refeições ao ar livre (há conjuntos de mesa e cadeiras super acessíveis nas mais variadas lojas), valorize o espaço com plantas e flores, personalize com elementos decorativos e não se esqueça da iluminação para que possa usar a área ao cair da noite.

  • Tire mais ideias para a sua casa através dos projectos dos decoradores registados na homify!



Vai pôr em prática estas resoluções? Que mais juntaria à lista?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista