Decoração de jardins: 10 dicas em imagens

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
QUERIDO MUDEI A CASA EPISÓDIO#2410, Homestories Homestories Jardins escandinavos
Loading admin actions …

Inverno ou verão, não interessa. O jardim é um amor para sempre. Embora acabemos por desfrutar mais dele em dias soalheiros, não podemos deixar de cuidar dele em nenhum momento. Até porque em menos de nada, o calor está aí à porta outra vez (Aleluia!). Vamos lá aquecer estes dias e planear como iremos decorar o espaço mais ícone e requisitado lá de casa.

Cadeiras? Espreguiçadeiras? Plantas trepadeiras ou flores coloridas? Tenda ou rede de jardim? Pedra, cascalho ou relva? Banheira de hidromassagem ou caixa de areia? Há todo um mundo por descobrir e ideias giras que não têm fim, por isso, leia este artigo e inspire-se na homify.

Vamos lá calçar as luvas e ser jardineiro por um dia! 👨🏻‍🌾

1. Criar um alpendre

O alpendre, num jardim, permite criar um ambiente acolhedor e aconchegante. É uma ideia decorativa, mas também com vertente prática, já que pode planear um espaço de refeição ou de relaxe, por baixo.

Há várias formas de projetar um alpendre, não só em termos de tamanho, como de material: madeira, ferro forjado, PVC, alvenaria, tecido, bambu, aço, alumínio, metal, entre outros. Há opções pré-fabricadas ou não, tudo dependerá do orçamento que dispor e do intuito do mesmo. Nesta fotografia, fornecida pelos profissionais da Home Stories, pode apreciar um bonito terraço projetado numa madeira tosca, coberto por um toldo feito em bambu.

2. Parede vegetal

Uma excelente maneira de decorar o nosso jardim é de criar uma parede vegetal. Traz um olhar diferente e preenche, visualmente, a verticalidade do espaço. Acaba por ser uma excelente alternativa para cobrir uma parede danificada, cujo arranjo seria muito dispendioso. Além disso, tem a vertente de proporcionar uma maior privacidade e intimidade ao seu jardim e, consequentemente, a si.

Pode brincar com as várias cores e tonalidades das plantas, tal como vê na imagem, ou optar por um projeto mais uniforme. Todas as soluções são viáveis. Fale com um profissional especializado na área, como um arquiteto paisagista.

3. Decoração de jardins com pedras

Decorar um jardim acaba por ser um jogo de crianças, se pensarmos bem! Por isso, podemos criar uma decoração de jardins com pedras, para brincar com as texturas e as formas, de modo a obtermos um desenho diferente no jardim. Esta alternativa é ideal para compor caminhos, decorar vasos ou cobrir a terra. Esta última solução é uma excelente opção para quando não temos muito tempo, nem paciência para tratar da relva. Escolha um ou vários tipos de pedras, por exemplo:

  • Brita – sim, essa pedra que é usada na construção civil, pode decorar o seu jardim! Cinzenta e irregular, a brita tem um ar mais rústico, mas também pode ser usada entre as pedras decorativas para jardim. Além disso, é uma alternativa de pedras para jardim mais barata.
  • Brita branca – estas pequenas pedras são, geralmente, usadas para decorar jardins de inverno e jardins zen. Pode usá-las para dar mais destaque a algum detalhe do espaço, deixando-o com uma aparência mais elegante.
  • Placas de mármore – estas pedras são, muitas vezes, usadas para desenhar caminhos de jardim, podem ser encontradas de diversas formas – quadrados ou formatos mais irregulares. A dica é escolher placas com acabamento mais rústico, menos liso, para evitar que fiquem escorregadias quando ficam molhadas.
  • Granito – é outra opção para fazer caminhos no seu jardim, mas pode também usar para criar um mobiliário de jardim.
  • Seixo natural – uma pedra com uma aparência mais natural e que é também uma opção barata.
  • Pedras de rio - baratas e muito comuns, proporcionam uma decoração natural ao jardim.

4. Decorar com casca de pinheiro

Se gostar desta ideia de revestimento de jardim pode também considerar esta solução de casca de pinheiro. É um dos materiais mais usados para criar uma camada protetora na terra. Esta cobertura orgânica é prática e tem imensos benefícios: evita o crescimento de ervas daninhas e a erosão e compactação dos solos, conserva a humidade da água (até 80% do seu peso). Por outro lado, oferece às plantas uma boa proteção contra o frio e, a longo prazo, ajuda a melhorar os níveis de humus do solo. 

Por isso, as vantagens sobre este material são mais que muitas para não usar casca de pinheiro no seu jardim.

5. Iluminação de jardim

A decoração de jardins exteriores também passa por uma boa iluminação, já que o transforma totalmente! É essencial pensar na iluminação exterior como no interior: com muita atenção.

No jardim, a luz esculpe os volumes, cria relevos, realça os elementos decorativos e desenha os espaços. E com o desenvolvimento das lâmpadas LED e das luzes solares, a iluminação de um jardim com estilo tornou-se ainda mais fácil.

6. O mobiliário de jardim

Para aproveitar ao máximo o nosso jardim, devemos introduzir algumas peças de mobiliário, mediante o ambiente que queremos conferir. Nalguns casos, será possível planear várias valências: sala de estar; espaço de refeição; zona de lazer; piscina, etc. Tudo dependerá do espaço que tiver e do volume das peças de mobiliário.

Para escolher o espaço que quer realmente planear, deve pensar no que irá desfrutar mais: se de uma refeição em família ao ar livre ou, se preferir, relaxar numa espreguiçadeira, por exemplo. Analise o seu estilo de vida e as suas preferências.

Quanto à escolha do mobiliário, a oferta é imensa. Por isso, não será difícil escolher móveis à medida do seu jardim. No entanto, se este for de tamanho mais restrito, veja aqui mais ideias para planear a decoração de jardins pequenos: 20 jardins pequenos que pode fazer num cantinho de casa.

7. Decoração de jardins com paletes

Sabe que outra ideia genial pode pôr em prática?! Uma bonita decoração de jardins com paletes!

Sim, é uma solução barata e fácil de concretizar. Assim, tem zero desculpas para não ter um mobiliário de jardim, para usufruir, da melhor maneira, o exterior da sua casa.

Descubra mais soluções de móveis com paletes, neste artigo: Inspirações para criar móveis de jardim com paletes.

8. Cama de rede

A cama de rede não ocupa espaço, é barata e tão prática para ter no jardim, não só para decorar, como também para lhe proporcionar maior conforto. Ideal para roubar uma sesta num domingo à tarde ou para ler um livro na maior tranquilidade.

Encontramos camas de rede no Aki, por pouco mais de 30€! Está à espera do quê?! Até pode colocá-la num terraço ou numa varanda.

9. Decoração de mesa de jardim

Se optou por uma zona de refeição, não se esqueça de ornamentá-la de forma graciosa e harmoniosa, seja só para si ou para os seus convidados. Veja como o resultado desta mesa de jardim ficou tão inspiradora. Será que nos podemos infiltrar?!

10. Banheira de hidromassagem ou piscina?

Não vamos ser cínicos e dizer que ter uma banheira de hidromassagem ou uma piscina é algo que não iríamos usar muito. Ahh! Se tivéssemos uma boa banheira de hidromassagem de água quente a borbulhar… quem é que nos tirava de lá agora?! Ninguém!

Além disso, veja como o jardim fica muito mais bonito e convidativo. Apostamos que os vizinhos e amigos iriam querer-se colar nas horas vagas.

Esta imagem também nos inspira pelo pavimento em deck que confere conforto e estilo ao jardim.

DICA EXTRA PARA A FELICIDADE DOS MÍUDOS (e não só)!!

Concluímos este livro de ideias com esta sugestão decorativa, e não só, para as crianças lá de casa. Se tiver um pequeno cantinho, só lhe resta construir uma caixa de areia igual a esta! Pode dar algum trabalho, mas sejamos sinceros, os pais fazem de tudo para uns valentes momentos de paz e sossego!

Se precisar de ajuda para a decoração de jardins exteriores, não hesite em contratar um profissional registado na homify. Consulte-os diretamente através desta ligação – aqui.

Qual destas dicas é primordial para si? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista