Projectos de decoração e de design de interiores em Cascais

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Monte Alentejo, Officina Boarotto Officina Boarotto Casas modernas
Loading admin actions …

Hoje, rumamos a Sul para lhe dar a conhecer três projectos de decoração e design de interiores levados a cabo pela Officina Boarotto. São três casas (distribuídas entre Cascais, o Alentejo e o Algarve) plenas de conforto onde nos imaginamos, perfeitamente, a passar uns dias no Verão com a tranquilidade merecida e almejada depois de um ano de trabalho.

A Officina Boarotto cria e comercializa os próprios artigos de decoração que são feitos à medida de cada cliente e projecto. Dispõe, ainda, de uma ampla diversidade de artigos e acessórios provenientes de vários pontos do mundo. Além do mais, debruça-se sobre projectos de obra e decoração, apresentando, em parceria com os arquitectos ou os empreiteiros envolvidos em cada trabalho, propostas de cores, de revestimentos, de mobiliário, de iluminação e de acessórios. Mas, não é tudo: a Officina Boarotto apresenta soluções de pintura e restauro para a renovação de espaços e/ou peças de mobiliário antigos.

Venha saber mais através destas fantásticas imagens.

1. Moradia na Quinta da Marinha

Começamos por uma luxuosa moradia na Quinta da Marinha, em Cascais. É uma imagem de frescura que temos perante os nossos olhos. A moradia moderna e branca, inspirada nas ilhas gregas, abre-se para uma convidativa piscina através de inúmeros vãos. Há, assim, um diálogo permanente entre o interior e o exterior.

Com o Atlântico por perto e a vegetação costeira envolvente, a casa é composta por quatro pisos e integra um terreno de 2 200 m², apresentando uma superfície total com cerca de 1 130 m² e uma área útil com mais de 700 m².

O piso térreo acomoda a zona de estar, uma sala de jantar, uma cozinha totalmente equipada, uma lavandaria, uma casa de banho social e um escritório. Através de um elevador panorâmico interior ou da escada, tem-se acesso aos restantes pisos onde se situam as áreas de lazer, o ginásio, a sala de massagens e uma sala de cinema. A casa conta, ainda, com uma garrafeira, uma garagem e instalações para caseiros e convidados. Não lhe falta nada!

Uma área de lounge

No exterior, deparamo-nos com este agradável lounge, com uma cobertura que lhe garante sombreamento. Os sofás e a mesa baixos vão ao encontro de uma estética minimalista e tornam a área confortável e despojada. No espaço, há, ainda, algumas peças de decoração marroquinas. As almofadas com textura distribuídas aleatoriamente, o tapete e a bandeja com o bule de chá transportam-nos para outras latitudes sem sairmos do lugar.

3. Sala de estar aberta para a piscina

Já no interior da casa, temos um generoso sofá em U que foi disposto no espaço de forma a estar orientado para o luxuoso cenário que encontramos fora de portas. Ao cair da noite, os moradores podem usufruir desta zona com os amigos e a família. Se abrirem as janelas e as cortinas diáfanas, é como se a sala fizesse parte do exterior.

Destacamos, ainda, as duas mesinhas de centro, em madeira, com um acabamento tosco, que contrastam com a abordagem depurada da decoração desta área.

Por detrás do sofá, foi colocada uma estante baixa com livros. As lanternas com velas, também elas de estilo marroquino, são decorativas e ideais para criar uma atmosfera intimista e repousante.

Sala de jantar

Na sala de jantar, inseriu-se uma robusta mesa em madeira maciça que surge ladeada por oito cadeiras estofadas. Os dois grandes candeeiros desembocam sobre a mesa, tornando a área de refeições mais funcional e aconchegada. Os abajures prateados dialogam com o acabamento das paredes e impõem-se na decoração. Note-se que a sala de jantar se abre, através de uma janela, para a cozinha. Nessa janela, um pequeno balcão acompanhado por duas cadeiras altas de madeira dentro do estilo da mesa pode ser usado como superfície para refeições rápidas e informais. A madeira tem um papel importante neste espaço, na medida em que mitiga a frieza do cinza.

Cozinha

Na cozinha, a protagonista é a volumosa ilha central que resume as várias funções do espaço: banca para lavar louça com torneira flexível, fogão, áreas de arrumação, frigorífico e superfície para a preparação de alimentos. Adoramos a inspiração industrial na cozinha para a qual a luz natural entra copiosamente. Do lado de cá, foram também colocadas duas cadeiras de madeira, o que optimiza a utilização da janela que comunica para os dois espaços.

Um dos quartos

Prosseguimos para um dos quartos da casa onde uma cama baixa, em azul, aparece encostada contra uma estrutura aberta que dá para uma zona de estar com biblioteca. A configuração do espaço foi extremamente bem pensada.

É manifesta a inspiração mediterrânica neste projecto, onde não faltam peças de mobiliário, têxteis e pormenores de decoração com texturas e detalhes. A rematar a cama em azul cobalto, estão dois candeeiros de pé alto cuja cor se confunde com a parede que serve como pano de fundo ao conjunto. Em vez das tradicionais mesas de cabeceira, optaram-se por duas pequenas prateleiras suspensas: uma de cada lado.

Jacuzzi

Pois claro: não podia faltar um jacuzzi à casa que tudo tem! A integrar uma zona de lounge, o jacuzzi é a jóia deste terraço com vista para o Atlântico num enquadramento em jeito de postal, com a beleza natural envolvente. É, sem dúvida, a zona de lazer mais privada da propriedade.


2. Monte no Alentejo

Quando entramos na paisagem alentejana, as casinhas baixas de paredes caiadas, telha portuguesa, porta vermelha e faixa azul, começam a surgir em catadupa. As cores alegres misturam-se com a paisagem extensa e árida, onde partilham o protagonismo com as oliveiras e os chaparros. Sabemos, assim que chegámos a uma das regiões mais bonitas do país, com boas praias e cenários idílicos a perder de vista.

O nosso segundo projecto diz, precisamente, respeito a um monte no Alentejo. Vamos conhecer os interiores.

Núcleo social com sala de estar, sala de jantar e cozinha

O núcleo social da casa foi pensado de forma a obedecer a uma lógica de plano aberto com a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha a partilhar o mesmo espaço.

É um ambiente para ser usado em família, para se estar, para se cozinhar, para se conversar em torno de deliciosos petiscos e, claro está, para se desfrutar do calor que provém da salamandra colocada sob a chaminé.

A zona de estar é composta apenas por um sofá e um baú sobre o qual foi colocada a televisão. Na sala de jantar, sobressai a mesa metálica complementada por cadeiras em pele com estofos em capitonê. O candeeiro sobre a mesa acalenta o espaço.

Cozinha

Adjacente à zona de jantar está a cozinha, com uma península em tijolo aparente. O volume contém áreas de arrumação, com portas envidraçadas. Ao fundo, vemos uma chaminé, típica de uma cozinha antiga e rústica, que foi preservada.

Salamandra

É, possivelmente, o recanto mais acolhedor do espaço social da casa. Porém, se a lareira fosse deixada aberta, perdia-se rendimento, pelo que se manteve a estrutura, mas foi instalada uma salamandra com recuperador de calor que aquecerá, por certo, a atmosfera de forma eficiente e homogénea nas noites e Invernos frios.

As almofadas, os candeeiros e as lanternas com velas adornam este espaço.

3. Projecto Serra de Loulé


Terminamos ainda mais a sul, na Serra de Loulé, no Algarve, para lhe mostrar os interiores desta intrigante moradia pintada, inesperadamente, em terracota.

Trata-se de uma casa típica, algarvia, que foi remodelada pelos actuais proprietários. Apesar de se ter respeitado e mantido a traça, os interiores foram totalmente alterados, o que tornou o espaço habitacional mais confortável e articulado.

A inspiração para a cor das paredes e das portadas veio do sul de França (a-ha!), mas a porta robusta chegou de Marrocos. E assim se levou um bocadinho de mundo para Boliqueime.

Entremos.

A cozinha e a sala de jantar comunicam

À semelhança da primeira casa, a sala de jantar e a cozinha comunicam por via de uma abertura na parede. A mesa foi feita com talhas antigas e as cadeiras são em vime, um material orgânico que se adequa na perfeição ao tipo de casa e à zona do país. O candeeiro de tecto, feito de troncos, veio de Bali.

No interior, as paredes exibem uma cor quente, que nos lembra o Verão e torna o ambiente ainda mais convidativo.

Sala de estar


Nesta casa, com uma decoração rústica e étnica, as cores quentes e saturadas, assim como as madeiras e os vimes, atenuam a frieza do cimento afagado.

A sala de estar integra, para além do sofá, uma peça muito especial: a chaise-longue, em verga, virada para o magnífico terraço para que os proprietários se possam deleitar com a paisagem. No centro, uma mesa de café, com base em madeira irregular e um tampo de vidro, compõe o conjunto.

A otomana boho empresta uma nota de cor ao espaço.

Quarto

No quarto dos convidados, a cama de dossel com cortinas brancas semi-transparentes gera um ambiente fresco e romântico. Tanto a manta como as almofadas são em seda da Índia. A zona de duche, apesar de integrada no quarto, foi circunscrita com vidros foscos. As paredes foram revestidas com madeira que não levaram tratamento: foram deixadas em bruto. No espaço, há, ainda, peças de Marrocos, Bali e Filipinas.

Piscina

Para contrariar o calor dos dias, nada melhor do que uma piscina e a desta casa não podia ter uma envolvente mais sedutora.

  • Recomendado:

O estilo boémio dos festivais de Verão aplicado na decoração!


De qual destes projectos mais gostou? Deixe-nos a saber na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista