10 ideias para o seu apartamento!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Grande parte de nós vive num apartamento. Desde que saímos de casa dos nossos pais, até termos filhos, o nosso apartamento deve estar adequado ao nosso estilo de vida e ao nosso gosto e personalidade. A começar no quarto, passando pela sala, casa de banho e até à cozinha. Hoje na homify vamos falar-vos especificamente do quarto e da sala porque são, provavelmente, as divisões que costumam transparecer mais a nossa personalidade e são os espaços da casa onde passamos mais tempo. Seja para ver televisão, ou descansar no sofá, dormir, trabalhar na secretária – no caso de estar na sala ou no quarto –, conviver com os amigos ou relaxar com a família… Uma lista infindável de coisas que fazemos nestas divisões e que, por isso mesmo, as tornam tão importantes e essenciais. É esta importância que nos leva a ter muita preocupação na sua decoração. Continue a ler porque hoje vamos apresentar-lhe 10 ideias de decoração para a sala e o quarto do seu apartamento!

Tapete original

Showroom LOVE CERAMIC TILES Lisboa 2013: Salas de jantar modernas por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

Showroom LOVE CERAMIC TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

Para começar, vamos dirigir-nos àqueles que dão primazia ao conforto no seu apartamento. E, sem dúvida, que esses são os maiores fãs dos tapetes. Não há sensação melhor do que poder andar descalço em casa a pisar superfícies macias e texturas acolhedoras onde até nos podemos deitar a ver televisão quase como se fosse um sofá ou uma cama. Mas a verdade é que os tapetes não é suposto serem apenas transmissores de conforto, são também um elemento de decoração essencial. Neste projecto de Catarina Batista, o tapete que faz parte da decoração é animalesco e moderno ao mesmo tempo. O seu ar boho enquadra-se tanto numa decoração muito clean e com linhas direitas, como numa decoração mais étnica. Nesta caso, ficamos pelo primeiro exemplo: uma decoração clean e moderna, em que o grande foco é mesmo o tapete.

Luz natural

Apartamento na Av. Roma: Terraços  por Atelier da Calçada
Atelier da Calçada

Apartamento na Av. Roma

Atelier da Calçada

Esta tem de ser uma dica tanto para a sala como para o quarto do nosso apartamento. A luz natural! Não podemos pensar que, por existem candeeiros e iluminação artificial, não temos de aproveitar as janelas da nossa casa para deixar entrar a luz do Sol. Esta pequena varanda, que foi fechada, tornando-se um prolongamento da divisão, faz com que incida muita luz sobre o apartamento, sendo sempre uma mais-valia. Neste caso até podia ser um pequenino jardim de Inverno ou um cantinho acolhedor para ler um livro e relaxar.

Candeeiros artísticos

E quando queremos dar personalidade ao nosso apartamento, nada melhor do que trazer algo artístico para completar a decoração. Neste caso, trata-se de um projecto do atelier LF24, que propõe dois candeeiros suspensos muito modernos e originais! São, sem dúvida, o ponto central deste quarto e o elemento que mais fica realçado. Por ser tudo maioritariamente branco, com excepção do chão e mesas-de-cabeceira, apenas os candeeiros são pretos, o que provoca um contraste muito interessante e diria até, meio edgy!

Animais e modernidade

Então e se formos amantes dos animais e quisermos ter um animal que seja o ideal para um apartamento? Temos o exemplo dos canários e periquitos… Não nos podemos esquecer de os enquadrar no espaço. Neste caso temos também um pequeno recanto da casa em que os passarinhos estão numa gaiola preta, clássica. Para completar este ar meio clássico-tropical, nada melhor do que o papel de parede a simular folhas de palmeira, com tons pretos e verdes. Ficou perfeito!

Reaproveitar

Uma das ideias DIY mais vistas e um dos materiais mais versáteis para ser aproveitado. É tão fácil de encontrarmos paletes, muitas vezes na rua perto dos caixotes do lixo ou em empresas e fábricas, e permitem-nos fazer coisas tão giras! Autênticos móveis a preços consideravelmente mais baixos. Neste projecto de Tiago Patrício Rodrigues, temos uma mesa de apoio, na sala de um apartamento. A palete foi restaurada e arranjada, tendo sido mantida a sua cor inicial. Tão bem que ficou! Os apontamentos coloridos das revistas, almofadas e caixinhas completam a decoração.

Quadros diferentes

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Quartos ecléticos por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Já lhe falámos muitas vezes das molduras e dos quadros com frases inspiradoras, que nos dão vontade de espalhar pelo apartamento todo. Hoje mostramos-lhe um quadro diferente, muito moderno, com vários planetas. Enquadra-se numa decoração meio étnica mas moderna ao mesmo tempo. Uma mistura de estilo, que se verifica também na mistura de materiais e tons – móvel de madeira e cadeira branca de plástico, por exemplo.

Separação de espaços

Living room - AFTER:   por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Living room – AFTER

Home Staging Factory

Para quem tem um apartamento, é essencial que haja uma boa separação dos espaços, mesmo quando dois espaços diferentes partilham a mesma divisão. Tal como acontece neste projecto do atelier Home Staging Factory, a cozinha e a sala fazem parte da mesma divisão, bem como a zona de refeições. Para que, ainda assim, se perceba que se tratam de espaços diferentes criou-se uma espécie de “parede” muito original, de madeira pintada em branco, aproveitada também para a zona de refeições.

Aproveitar o antigo

Salas de estar minimalistas por ELIX

Muitas vezes tendemos a fazer obras no nosso apartamento todo e pôr tudo moderno. Mas… e se aproveitássemos um pouco do antigo que o nosso apartamento nos dá? Neste exemplo, foram aproveitados os tijolos que revestem as paredes e tectos e criou-se uma mistura perfeita entre algo mais rústico (a parede e o tecto) e as linhas direitas e modernas do mobiliário. Simples, eficaz e com muito bom gosto!

Espelhos grandes

Caso tenha um apartamento pequeno ou não, sei que tem muitas vezes vontade de que as suas divisões pareçam maiores. E para isso, chamamos o nosso melhor amigo espelho. Não deve ser um elemento para estar só na casa de banho, para nos auxiliar na higiene pessoal. Muito pelo contrário, é também um elemento de decoração essencial. Neste exemplo, vemos como os enormes espelhos, ao refletirem a divisão, fazem com que esta fique muito mais iluminada e pareça ter quase o dobro do tamanho.

Ligação com o exterior

Se o seu quarto, no seu apartamento, tem uma varanda, tem de tirar partido dela. Não só deixar que entre a luz natural, como também criar uma ligação e harmonia com a decoração. Neste projecto, podemos ver que a ligação é feita através das cores que são predominantes – branco, rosa e verde.

Qual das ideias gostou mais? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!