A pura beleza de uma casa moderna

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Neste livro de ideias iremos apresentar-lhe um projecto de habitação extremamemte requintado. De um carácter muito sóbrio, esta casa é a combinação perfeita entre o modernismo, o minimalismo e o purismo. 

Trata-se de um projecto dos arquitectos Urban Core sediados no Porto cujo conceito foi desenvolvido em 2007 mas que, ao apresentar uma linguagem arquitectonica tão actual, poderíamos dizer que foi desenvolvido ontem. 

Vamos então conhecer este projecto? Garantimos que ficará encantado.

De caras para a piscina

Mina do Pintor #72 House: Piscinas minimalistas por Urban Core
Urban Core

Mina do Pintor #72 House

Urban Core

Uma das áreas mais sensacionais desta vivenda é a zona da piscina localizada nas traseiras do edifício premitindo assim total privacidade aos moradores. Podemos observar que a casa surge em forma de L, bloqueando os olhares mais curiosos que pela estrada passam. Aqui, a comunicar directamente com a invejável piscina temos as áreas sociais da casa: a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar localizadas portanto no primeiro piso.

… e para a frente de rua

Mina do Pintor #72 House: Casas minimalistas por Urban Core
Urban Core

Mina do Pintor #72 House

Urban Core

Ao contrário do que pode ser observado nas traseiras, a frente da casa apresenta uma forma mais severa. De modo a garantir privacidade aos quartos (que estão virados para a rua) a fachada apresenta vãos mais pequenos. Mais ainda, estes quartos surgem num piso mais elevado que a rua, assentando sobre a garagem e sobre o jardim. De uma forma discreta, uma escada muito minimal conecta a cota rua com a cota do jardim.

A fachada cega

Mina do Pintor #72 House: Casas minimalistas por Urban Core
Urban Core

Mina do Pintor #72 House

Urban Core

Continuando a descrever o exterior da casa, não poderíamos deixar passar a belíssima fachada lateral. Ao contrário das anteriores, esta caracteriza-se principalmente pelo enorme plano branco que confere uma beleza pura e singular ao edifício.

E a outra fachada

Mina do Pintor #72 House: Casas minimalistas por Urban Core
Urban Core

Mina do Pintor #72 House

Urban Core

A fachada que dá acesso ao terraço foi desenhada de forma completamente diferente da anterior. 

Aqui, para além do pátio, podemos observar a escada que, de uma forma muito subtil e discreta, espreita por entre a perciana metálica. Tal como a escada, conseguimos ter a percepção da forma dos restantes espaços e objectos que lá dentro se localizam.

A escada!

Mina do Pintor #72 House: Corredores e halls de entrada  por Urban Core
Urban Core

Mina do Pintor #72 House

Urban Core

Sem fugir à linguagem arquitectónica do exterior do edifício, surge a escada em madeira, conectante de três pisos. 

Esta, não sendo maciça, permite a passagem da luz natural por entre os lanços de escada possibilitando uma maior iluminação em todo o volume apresentado.

O pátio!

Mina do Pintor #72 House: Garagens e arrecadações minimalistas por Urban Core
Urban Core

Mina do Pintor #72 House

Urban Core

A comunicar directamente com a escada, encontrámos este fantástico pátio que para além de introduzir mais iluminação natural no interior do edifício, é uma forma bastante inteligente de introduzir os elementos da natureza dentro da própria casa. Deste modo, o edifício deixa de ter um interior e um exterior e passa a ser lido como um todo.

Ficou satisfeito com o artigo? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!