Projeto de Moradia em Barcelos já em Produção: Quartos  por Atelier Kátia Koelho

Como usar a cor bordeaux na decoração de casa?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Na moda, como na decoração, as cores são renovadas ao longo das estações, de forma a nos surpreenderem e darem uma lufada de ar fresco nas nossas vidas. Se para alguns de nós, algumas cores parecem desatualizadas e sem grande interesse, a verdade é que quando voltam, regressam mais bonitas.

Uma dessas cores tendência para 2019 é a cor bordeaux. Esta cor desceu do pódio da moda para entrar na nossa decoração. Esse belo vermelho escuro permanece no centro das atenções nos nossos interiores, tal como já tinha acontecido em 2014, com o bordeaux Marsala.

Esse bonito Pantone bordeaux – Jeaster Red – é uma cor elegante, nobre e atrevida. Traz imenso caráter à decoração. É uma cor luminosa, apesar do seu tom escuro, permite uma iluminação difusa quando se apagam as luzes e deixamos apenas uma iluminação mais específica.

As cores criam interiores em perpétua evolução, por isso, a homify não quer deixar de evoluir e partilhar consigo as mais recentes novidades para decorar, com estilo, a sua casa com bordeaux!

Venha descobrir todas as nossas dicas!

Qual é a origem do bordeaux?

Sala de estar em Lisboa: Salas de estar  por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Sala de estar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

O bordeaux, cor de vinho, é uma tonalidade profunda, a meio caminho entre o castanho e o roxo.

O nome surge da vertente comercial, nomeadamente de um corante sintético que data do final do século XIX. Um corante cuja matiz tão particular relembrava os famosos vinhos da região de Bordeaux (Sul de França).

Por que deve escolher uma decoração bordeaux?

RUSTICASA | Casa "Reciclada" | Vila Nova de Cerveira: Salas de estar  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | Casa Reciclada | Vila Nova de Cerveira

Rusticasa

Denso, o bordeaux marca subtilmente uma tendência escandinava. Destilado por pequenos pormenores num espaço, com almofadas, louças, poltronas, incorpora uma elegância particular, quase mística e absolutamente assombrosa. Essa tonalidade quase nos faz recordar os boudoirs, dignos dos anos 20.

Apreciado pelo seu caráter mais profundo e muito mais intenso do que um vermelho clássico, o bordeaux torna-se um indispensável na nossa decoração, nesta temporada. Além disso, tem a particularidade de se cruzar facilmente em todas as estações. Por exemplo, no inverno, adoramos o seu lado acolhedor e envolvente. No verão, a sua relação direta com o vermelho garante uma viagem direta para o sul da Itália! Por isso, uma decoração bordeaux, seja em que divisão for, será uma excelente opção.

A cor bordeaux para que estilo?

Projeto de Moradia em Barcelos já em Produção: Quartos  por Atelier Kátia Koelho
Atelier Kátia Koelho

Projeto de Moradia em Barcelos já em Produção

Atelier Kátia Koelho

O bordeaux é uma cor com uma personalidade forte, o que não impede que seja muito confortável, com diferentes estilos decorativos. Curiosamente, deve essa capacidade de adaptação às suas muitas nuances.

Com a madeira, ele proporciona um ambiente mais clássico ou um estilo country chique, mediante as outras associações de cor, como o dourado ou o castanho.

Se tiver uma decoração bordeaux com cinza, o resultado será contemporâneo. Por exemplo, esta cor tendência de 2019 (Jeaster Red) é uma excelente alternativa para uma cozinha moderna! Com móveis de metal ou paredes de tijolos à vista, pode pintar uma parede cor de vinho para um ambiente industrial e caloroso.

Finalmente, o bordeaux misturado com tons contrastantes e complementares, como verdes profundos ou azuis extravagantes, proporcionará um ambiente boémio, moderno.

Da mesma forma que os acabamentos escolhidos dessa cor impulsionam o estilo:

  • brilho ou lacado para interiores contemporâneos e design;
  • mate para enaltecer uma decoração de casas tradicionais.

Como iluminar um espaço com a cor bordeaux?

Red... Cor de Paixão: Quartos  por Casactiva Interiores
Casactiva Interiores

Red… Cor de Paixão

Casactiva Interiores

O bordeaux é, portanto, uma cor quente e bastante brilhante, apesar do seu tom escuro, tal como já referimos. Mas deve ter alguns cuidados na hora de usá-lo, nomeadamente em termos de iluminação, ora vejamos:

Se quiser pintar uma parede em bordeaux, certifique-se de aplicá-lo na parede da janela e não na parede da frente. Para criar um maior destaque e material, pode associar candeeiros metálicos ou de cobre. Também pode combinar candeeiros elegantes e brancos para um contraste impressionante e super contemporâneo.

Do ponto de vista das lâmpadas, preferimos escolhê-las com um bom índice de reprodução cromático para não distorcer esta cor tão complexa. De 80 até 100, corresponde ao índice máximo equivalente à luz do dia.

O que não deve fazer ao decorar um espaço com bordeaux?

Sala de Estar: Salas de estar  por  Rita Salgueiro - Full Ideas

Ora bem, o bordeaux na decoração requer alguns cuidados, por ser uma tonalidade marcante. Como sabe o bordeaux é uma cor que puxa para o roxo e o castanho, o que escurece a decoração que recebe. Por isso, não deve sobrecarregar o ambiente com esta cor. Esqueça assim um visual total nesta cor de vinho.

Porém, não hesite em adicionar alguns toques de Marsala, usando acessórios decorativos – almofadas, tapetes, cortinas, espelho, mantas ou até pintar uma parede.

Com que cores pode combinar o bordeaux?

Projeto de Moradia em Barcelos já em Produção: Casas de banho  por Atelier Kátia Koelho
Atelier Kátia Koelho

Projeto de Moradia em Barcelos já em Produção

Atelier Kátia Koelho

O bordeaux confirma o desejo de criar um universo que seja original e moderno, por isso, combina com mais cores que possa pensar. Falamos nelas de seguida:

  • Cor de vinho e um cor-de-rosa claro é só a combinação mais ousada, mas mais amorosa. Ideal para criar uma atmosfera calorosa e convidativa. Muito feminina, esta combinação de cores enfatiza o lado escuro do bordeaux, aliado à simplicidade e leveza do rosa claro. Além disso, cria uma impressão de sensualidade e charme ao espaço.
  • Cores claras e neutras, como o branco, bege ou cinza claro ficam bem com o cinza. Essa declinação de tons claros cria uma decoração atípica. Por exemplo, para um quarto bordeaux pode pintar ou escolher um papel de parede nessa tonalidade, para a parede da cabeceira e o resto do espaço em branco.
  • Numa sala bordeaux, a combinação de preto intenso e o poder do bordeaux proporciona uma dimensão barroca e sedutora a todo o ambiente. A rigidez do preto e a intensidade do bordeaux contribuem para a criação de uma decoração protetora e calorosa, que é muito tendência.
  • Esta cor de vinho combina perfeitamente com azuis suaves e ousados. Os tons de azul reforçam o caráter aconchegante e íntimo de um espaço. Azul turquesa, cobalto ou petróleo aumentam a aparência autêntica e original da cor bordeaux.

Quarto bordeaux, sim ou não?

Projeto de Moradia em Barcelos já em Produção: Quartos de criança  por Atelier Kátia Koelho
Atelier Kátia Koelho

Projeto de Moradia em Barcelos já em Produção

Atelier Kátia Koelho

O Jeaster Red é uma cor que aquece o ambiente, por isso, pode ser usada num quarto (embora a sua base seja vermelha). Mas se associar cores neutras e naturais, poderá perfeitamente ter um quarto bordeaux.

Pode apostar em materiais mais nobres e texturados, como o veludo, tafetá ou seda. Assim, terá um quarto requintado, sensual e muito elegante!

Nota: neste exemplo, pode ver a associação do rosa claro, com o bordeaux. Que bem ficam estes dois!

Projeto de Moradia em Barcelos já em Produção: Quartos  por Atelier Kátia Koelho
Atelier Kátia Koelho

Projeto de Moradia em Barcelos já em Produção

Atelier Kátia Koelho

Decorar um hall de entrada bordeaux

Projeto de Moradia em Barcelos já em Produção: Corredores e halls de entrada  por Atelier Kátia Koelho
Atelier Kátia Koelho

Projeto de Moradia em Barcelos já em Produção

Atelier Kátia Koelho

A divisão preferida para aplicar a cor bordeaux continua a ser o hall de entrada, que proporciona uma atmosfera acolhedora e muito quente. E como este é o primeiro espaço que descobrimos, é um ponto a favor!

Pode optar por decorar o hall de entrada com abajures, papel de parede, tapetes ou outros apontamentos Jeaster Red. Também pode aplicar essa cor num corredor comprido, que dará a impressão de reduzir a profundidade e proporcionará um ambiente mais acolhedor.

Ousar na cor bordeaux até nas fachadas

E se gostar assim tanto da cor bordeaux, por que não pintar parte das fachadas com essa tonalidade, como o contorno das portas ou das janelas, por exemplo.

Aqui está um exemplo perfeito para inspirá-lo a fazer. Terá assim uma casa com ambiente mais rústico e campestre. Combine-a com o branco e a madeira, para um acabamento mais discreto e natural.

Leia ainda:



Bordeaux, sim ou não? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!