As salas de estar mais modernas e perfeitas

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O tema de hoje leva-o até ao mundo das salas de estar. Não lhe vamos escrever sobre salas em geral, mas antes debruçar-nos sobre um estilo específico, ao qual resolvemos denominar de estilo escandinavo. Antes de mais e para que se situe, este é um estilo característico dos países do norte da Europa e ao nível da decoração caracteriza-se pela predominância dos brancos, pelo espaço desafogado e pela forte influência do minimalismo.

Quanto a nós é um estilo com muita classe que nos proporciona um bem estar quotidiano e um tipo de funcionalidade que nos dá qualidade de vida. Hoje em dia é muito fácil adquirir este tipo de produtos já que a decoração escandinava se impôs no nosso mercado – pelo aparecimento de grandes superfícies comerciais – onde é possível comprar, a preços muito acessíveis, peças de mobiliários decoração.

Vamos então levá-lo pelo fabuloso mundo da decoração escandinava para que se inspire e transforme a sua casa num sítio ainda mais apreciado por si e pelos seus.  

Elegância escandinava

Por fim apresentamos-lhe uma sala extremamente simples que ainda assim não deixa de revelar a elegância escandinava que fomos acompanhando ao longo deste artigo e que, acaba por aglomerar em si todos os aspectos que referimos: tons de base claros, o branco, a madeira, o tapete e os apontamentos de cor. Um exemplo muito bem conseguido e admirável.

Sala-escritório

Como referimos no texto introdutório a funcionalidade é uma das principais características da decoração escandinava. O exemplo que lhe damos ilustra isso na perfeição já que no mesmo espaço temos conjugado de forma super harmoniosa sala de estar e escritório. Como também referimos, o branco é a cor base e tudo o resto são apontamentos de cor, de salientar o candeeiro de um vermelho translúcido que imediatamente dá vida a esta sala-escritório.

Tapetes coloridos

O exemplo que agora lhe mostramos é o de uma sala de estar muito arranjada e com elementos q.b., isto é, não são de mais nem de menos, o essencial está lá. Com uma paleta de cores que anda pelo branco e pelo cinzento, esta sala também ganha vida pela cor avermelhada do tapete que vemos. A utilização de um tapete colorido neste tipo de decoração acaba por ser sempre um plus que tem como grande vantagem, ser facilmente substituído, cada vez que precisamos de uma mudança de espaço.

Madeira clara

Salas de estar escandinavas por dwarf

O uso da madeira, principalmente da madeira mais clara é também uma característica da decoração escandinava, como pode ver pela fotografia toda a sala tem chão e tecto de madeira, com uma mesinha de centro numa madeira mais escura esta sala tem um equilíbrio perfeito sem deixar de ser arrojada, ora repare nas três cadeiras diferentes que estão situadas ao balcão e no candeeiro branco que pende do tecto, não concorda connosco quando dizemos que estes dão à sala um toque de arrojo?

Salas perfeitas

Salas de estar escandinavas por Novi art

Apresentamos-lhe agora um exemplo em que o branco e a madeira convivem em harmonia. Esta é uma sala super moderna e reveladora de um extremo bom gosto. Com uma área bastante considerável, este é o sítio ideal para receber amigos, o espaço não poderia ser mais agradável e convidativo. Sofás confortáveis e com a disposição ideal, uma mesinha de centro que faz conjunto com mais uma cadeira, um sistema de iluminação super fora do vulgar e original et voilá, a sala perfeita.

Espaços aconchegantes

A sala de estar que lhe mostramos neste exemplo parece ter sido pensada em primeira instância para o convívio. O que nos leva a dizê-lo é claramente a disposição em que se encontram os sofás e as cadeiras, que permitem que um grupo de pessoas converse confortavelmente. Com um conjunto de cores mais quentes, esta é uma divisão muito aconchegante e na qual sentimos vontade de partilhar momentos com aqueles de quem mais gostamos. 

Decoração de parede

O exemplo que agora lhe damos será certamente um dos mais elegantes deste artigo. Em primeiro lugar a arquitectura do espaço é de deixar qualquer um boquiaberto e depois a grande janela por onde entra o dia, ilumina-a de forma única. Com um sofá minimalista de um tom que nos faz lembrar o caramelo, esta sala não precisa de muito mais apontamentos de cor para ser deslumbrante. A decoração de parede é também ela muito importante para que tudo funcione. Quanto a nós, tiramos o chapéu a este exemplo. 

Peças de mobiliário únicas

Apesar de minimalista, a decoração escandinava aposta em peças de design únicas, a cadeira que vê não poderia ser melhor exemplo. A sala divide o espaço com a cozinha e o chão preto impõe-se ao mesmo tempo que contrasta com as paredes brancas. O espectro de cor anda entre o preto e o branco e o que realmente salta a atenção é o design das peças. Esta é uma outra maneira de decorar a sua casa, não pôr toda a importância nas cores mas também nas formas.

Toques excêntricos

Renovação de apartamento na Junqueira: Salas de estar modernas por Borges de Macedo, Arquitectura.
Borges de Macedo, Arquitectura.

Renovação de apartamento na Junqueira

Borges de Macedo, Arquitectura.

O exemplo que lhe mostramos é português mas a decoração aproxima-se muito do estilo de decoração escandinava, minimalista, o branco impera e um apontamento de cor muito original surge pelo quadro que vemos encostado na parede. É este quadro que dá um toque de excentricidade a esta sala, não teremos dúvidas em afirmar

Apontamentos coloridos

Esta é mais uma sala que muito tem a ganhar com a arquitectura do espaço. O tecto acompanha a forma do telhado e a parede que divide a cozinha da sala de estar é simplesmente maravilhosa. Com cores claras de base – branco e cinzento maioritariamente – é uma sala que vive pelos apontamentos de cor que lhe são dadas pelas duas cadeiras vermelhas e pelas almofadas que vemos no sofá. Elegante e com com vida, não podemos negar.

Cortinas de cor

Salas de estar escandinavas por Nika Loiko Design
Nika Loiko Design

Гостинная

Nika Loiko Design

Esta é sem dúvida uma sala que nos faz olhar para ela duas vezes e a principal razão para que isso aconteça é o brilhante uso da cor. O primeiro olhar vai imediatamente para o azul que ilumina a sala, a cortina opaca e pesada que vemos, que combina na perfeição com os módulos pendurados na parede é de facto uma escolha surpreendente que torna este espaço único. Também importante é o papel de parede que vemos, em branco e preto, este cria uma textura que dá à sala uma dinâmica especial.

Decoração escandinava em português

Este é mais um exemplo de uma sala de estar moderna de decoração escandinava que tem selo português. Como podemos constatar, o nosso gosto e jeito para este tipo de decoração, não fica nada aquém dos exemplos internacionais que lhe fomos dando até agora, não concorda?

O que tem a dizer sobre a decoração escandinava?! Partilhe connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!