Uma casa contemporânea com uma localização de sonho!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O projecto que hoje lhe trazemos é um exercício arquitectonicamente distinto que certamente o irá impressionar. A Casa de Cerveira localiza-se, como o próprio nome indica em Vila Nova de Cerveira que é uma vila portuguesa situada no distrito de Viana do Castelo.

O projecto de arquitectura é da autoria do arquitecto Gustavo Carvalho e o projecto data do ano de 2010. Esta casa difunde um estilo arquitectónico distinto que se destaca pelos seus volumes sóbrios e pela relação de proximidade estreita com a envolvente natural da habitação.

As imagens seguintes são fotografias reais da autoria do profissional Dinis Sottomayor. Venha daí e descubra uma casa contemporânea com uma localização natural de sonho!

Volumes leves

A casa posiciona-se discretamente sobre o terreno ondulado, abrindo vãos para o exterior e deixando assim a paisagem penetrar nos interiores da habitação.Os grandes vãos funcionam como sendo grandes rasgos verticais sobre a fachada que permitem aberturas excepcionais para o interior da habitação.

Em redor da habitação existe um grande jardim coberto com um relvado natural que proporciona a fruição do espaço exterior imediatamente adjacente à construção arquitectónica. 

Arquitectura moderna

Um dos pontos fulcrais e que distingue este projecto, é sem dúvida a sua localização natural. Situada em Vila Nova de Cerveira, esta habitação rural oferece uma perspectiva moderna e contemporânea sobre um estilo de vida campestre e em conformidade com o meio ambiente. 

A habitação encontra-se rodeada de uma vegetação natural abundante que cria a aura perfeita para um projecto de contexto habitacional rural.

Envolvente natural

A casa envolve-se intimamente com a paisagem sugerindo uma aproximação à natureza. Os volumes sóbrios e discretos conformam uma composição arquitectonicamente distinta que acompanha os desníveis do terreno.

A vegetação propícia uma excelente fruição dos espaços exteriores por criar espaços sombreados e confortáveis à estadia humana.

Linhas rectas

A habitação é assumidamente contemporânea, quer na sua forma, quer na sua abordagem estética distinta que privilegia a utilização de linhas e formas rectas enaltecendo assim as longas perspectivas.

A casa possui detalhes arquitectónicos únicos. Nesta imagem podemos ver como sobre a área de entrada existe uma cobertura saliente cujo objectivo é precisamente o de resguardar esta zona de transição entre o interior e o exterior.

Enquadramentos especiais

No interior as tonalidades da casa transformam-se dando origem a um ambiente mais claro e contemporâneo. O branco substitui o cinza da fachada e os vãos delimitam-se através de grandes caixilharias pretas que enquadram a magnífica paisagem natural.

Outro dos detalhes magníficos desta divisão e que gostaríamos aqui de realçar é a magnífica lareira minimalista situada imediatamente ao lado da grande janela que enquadra a paisagem.

Rasgos de luz

Ainda nos interiores somos surpreendidos com rasgos de luz que penetram os espaços com formas dinâmicas que variam consoante a posição solar.

Se até agora tínhamos observado a forma como todos os vãos se desenvolviam verticalmente, eis que somos surpreendidos por um grande rasgo horizontal que ilumina este espaço de uma forma única e imprevisível!

Se ficou fascinado com estes interiores luminosos verifique também este livro de ideias repleto de espaços interiores incríveis e fascinantes!

O que achou desta casa contemporânea e magnífica? Conte-nos tudo através de um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!