Remodelação de fachada e de interiores de uma moradia, na Figueira da Foz

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Moradia Rua José Maria Fonseca, Escala Absoluta Escala Absoluta
Loading admin actions …

Rumamos até à Figueira da Foz, para descobrirmos um projeto mesmo inspirador. Daqueles que apreciamos e ficamos satisfeitos por ver e saber que as baixas e ruas da nossas cidades estão a ser recuperadas. Há tantas casas abandonadas, que acabam por prejudicar a imagem arquitetónica e urbanística das cidades portuguesas. Por isso, veja o exemplo que lhe trazemos hoje, como ponto de partida para comprar algo e transformá-lo num bem imobiliário seu ou que poderá servir como investimento, quer para alojamento turístico ou para revenda. Há que encontrar estratégias para mudarmos a nossa vida e essa pode ser uma alternativa. Por isso, pense nisso!

Inspire-se neste exemplo, levado a cabo pelos arquitetos da Escala Absoluta. Passemos às imagens do antes e depois!

Antes e depois

Começamos o artigo com esta imagem que nos mostra o antes e depois do projeto. A invervenção foi, de facto, abismal. As mudanças são grandes, de uma casa abandonada, degradada, velha, escura, com janelas e portas a cair, vemos agora uma casa moderna, luminosa, branca, enfim, com uma imagem completamente diferente.

Os Arquitetos da Escala Absoluta tiveram o cuidado de manter uma uniformidade arquitetónica, mantendo as linhas do passado, respeitando assim as características da baixa figueirense. É importante, numa intervenção como esta, manter uma linha condutora para não criar choques e fortes impactos visuais.

O pátio antes

Esta casa que se situa no centro da cidade tem o privilégio de ter um pequeno quintal/pátio, o que favorece em muito esta habitação.

O espaço não era aproveitado, estava completamente ao abandono. As ervas daninhas apoderaram-se do terreno. Os muros estavam prontos a ruir… uma intervenção era de máxima urgência!

O pátio depois

Agora sim!! Temos um pátio bonito, luminoso, completamente renovado e aproveitado.

Este terreno exterior apresenta agora uma nova finalidade, já que foi usado para criar uma garagem fechada, com portão automático. Uma mais-valia e uma ideia muito astuta, uma vez que numa baixa os lugares para estacionar são sempre escassos.

O muro apresenta agora segurança e confere a privacidade necessária aos seus moradores.

Alçado Posterior

A casa estava completamente desabitada. As portas estavam fechadas com tijolos, para proibir a entrada de estranhos.

Quem passava pela rua, não ficava com uma boa imagem.

CONTACTOS:

Rua principal

A cidade também ficou mais bonita com esta intervenção. Ganhou outra luz.

Esta mudança é, sem dúvida, um grande exemplo inspirador para que se faça o mesmo noutras casas, não só na Figueira da Foz, mas também noutras cidades de Portugal.

O que mais nos agrada neste projeto é o facto de terem mantido a coerência urbanística, atualizando apenas as linhas, as cores e os materiais, tudo de forma discreta e harmoniosa. Um projeto de sucesso!

Janelas, caixilharias portas… RENOVADAS!

A intervenção também inclui as mudança de janelas, caixilharias, estores e portas, como é claro. Era impensável manter aqueles materiais completamente degradados. Assim, os moradores beneficiam não só de um espaço mais bonito, como também mais confortável. As janelas, as portas e as respetivas caixilharias têm um papel fundamental na isolação acústica e térmica.

O rebordo das janelas é de granito, um material de qualidade e que se harmoniza graciosamente com a restante fachada.

Descubra outro projeto dos profissionais: Moradia unifamiliar na Figueira da Foz.


Ficou com vontade de remodelar uma casa abandonada?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista