Detalhes da bancada da cozinha : Cozinhas  por Rima Design

Tudo sobre pias de cozinha; materiais, modelos, preços e manutenção

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Uma casa compõe-se de centenas de detalhes, e cada um deles deve ser pensado de forma individual e como parte de um todo. Obviamente que podemos amar o design de determinado elemento, mas é fundamental que a sua inserção no conjunto se faça de forma natural, sob pena de parecer deslocado.

Na homify gostamos de tudo o que diga respeito à casa, desde a idealização do projecto até aos mínimos acessórios de decoração. Não discriminamos e tanto falamos sobre a cozinha como sobre a casa de banho, sobre almofadas ou sobre sanitas, porque todos são importantes para obter funcionalidade e estilo numa habitação!

Quando se trata de cozinhas, a escolha dos seus componentes reveste-se de uma importância que vai muito além da simples estética, pois qualquer pequeno pormenor pode pôr em causa a funcionalidade. E isso não é coisa de pouca relevância num mundo agitado e sempre em movimento, onde cada cozinhado deve ser feito rapidamente, sem atrapalhações, e onde as limpezas têm mesmo de ser simplificadas para poupar tempo e ânimo.

Dos vários aspectos que compõem uma cozinha o que primeiro nos vem à cabeça são os armários, chão e paredes. A modesta pia do lava-loiças raramente é lembrada mas, no entanto, representa um papel fundamental. Desde preparar os alimentos e escorrê-los, até à mais corriqueira lavagem da loiça, andamos sempre à volta dela!

Hoje fala-se de pias de lava-loiça e vamos descobrir exactamente como escolher a ideal para a sua cozinha. Não perca!

A importancia da escolha

Detalhes da bancada da cozinha : Cozinhas  por Rima Design
Rima Design

Detalhes da bancada da cozinha

Rima Design

Apesar de ser pouco falado e comentado, o lava louças é uma peça chave na funcionalidade de uma cozinha, podendo pôr em causa o lado prático fundamental a este espaço tão utilizado numa casa.

Uma escolha errada pode traduzir-se em salpicos e água derramada em excesso, comprometendo os móveis à volta e obrigando a limpezas permanentes. Imagine dias, semanas, anos a limpar a fundo em cada lavagem de loiça, e não se esqueça do quanto a água estraga os seus amados armários de cozinha bem depressa!

Assim, o melhor é equacionar bem todas as condicionantes antes de avançar para a compra e para a instalação.

Quando o espaço já está cortado e vai proceder a uma substituição as opções são mais limitadas, mas se está a renovar a sua cozinha aproveite para fazer tudo à sua maneira!

As questões que deve colocar primeiro estão directamente ligadas às necessidades e frequência de utilização. Quantas vezes utilizo a pia do lava-loiças? Lavo loiça, ou apenas preparo alimentos? Tenho máquina de lavar loiça? Quantas pessoas há em casa? Que tipo de loiças costumo lavar?

As respostas a estas questões vão apontar-lhe o tamanho que precisa, os acessórios, a inclusão ou não de escorredor e as características gerais do lava louças.

Tipos de lava louças

Basicamente há dois tipos de pias de cozinha: – de encastrar ou de colocação inferior ao tampo.

Decidir entre os dois é uma das primeiras escolhas depois de estabelecer as medidas pretendidas.

A versão de encastrar é a mais comum. É mais vantajosa porque permite uma manutenção e limpeza simples e eficaz, mas em compensação o elemento sobressai mais na imagem da cozinha, o que podem não ser um factor positivo. Também protege mais a bancada, tornando-se indicada para tampos de madeira ou laminado, e pode ser facilmente encontrada em vários materiais.

As pias de instalação inferior permitem um look mais harmonioso, mas como o tampo da bancada fica por cima, e por isso mais exposto, é mais adequado para tampos de pedra ou sintéticos.

Formas de pias de cozinha

O sótão da família Oliveira: Cozinhas  por Homestories
Homestories

O sótão da família Oliveira

Homestories

Ter uma pia de cozinha moderna não implica ter algo totalmente fora do comum, mas ainda assim há alguma variedade de formatos de lava louças disponíveis no mercado.

Mas a escolha da forma do lava louças não pode ser feita inteiramente à nossa vontade, pois está dependente do espaço (da cozinha e da largura do próprio móvel) e das necessidades de utilização.

Há pias rectangulares, quadradas e redondas, como esta que vemos na imagem, de um trabalho da HOMESTORIES. As pias redondas e quadradas permitem uma utilização mais racional do espaço em cozinhas pequenas, enquanto as rectangulares em geral proporcionam mais capacidade de lavagem.

Há pias de cozinha simples, duplas e de cuba e meia, com ou sem escorredor, sendo que as redondas em geral só existem na versão simples ou com escorredor.

Os materiais disponíveis

Outra escolha fundamental é a dos materiais dos quais o lava-loiça é construído, influenciando o tipo de manutenção e a resistência que vai proporcionar.

Aço inoxidável – É o material mais comum em pias de cozinha podendo ser polido ou texturizado. Uma pia de cozinha de inox apresenta uma boa resistência ao impacto, melhor do que a dos outros materiais, e é fácil de limpar, mas é mais sensível aos riscos e à adesão de calcário.

Material sintético - Este material tem uma baixa adesão a calcário, é muito resistente a riscos e a choques, e suporta temperaturas até 280ºC, mas a sua estética pode não ser do agrado de todos. Apesar disso oferece uma grande variedade de modelos e de cores, e pode ser mais barato, o que também é uma vantagem.

Vidro - é considerado um material nobre e o seu preço pode ser mais elevado do que o dos restantes, no entanto tem menos resistência a impactos. Apesar disso é um material que cuja superfície, mesmo riscada, não oferece um meio de crescimento propício para microrganismos ou para a absorção de produtos de limpeza.

Pedra, cerâmica e outros- são opções alternativas, muitas vezes feitas à medida, de que falaremos mais à frente.

Acessórios para a sua pia de cozinha

Há vários acessórios que se podem acrescentar ao seu lava-loiças para o tornar mais funcional. Para uma pia de cozinha moderna é fácil encontrar os acessórios adequados, embora para modelos mais antigos, ou mais básicos, possa ser mais complicado ou nem sequer haver.

Há escorredores de loiça adicionais, anti-deslizantes, cestas para lavar vegetais e até recipientes para esfregões e detergentes a condizer com a sua pia de cozinha. A questão será o espaço para eles e a adequação ao equipamento.

As soluções alternativas

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa: Cozinhas  por BL Design Arquitectura e Interiores
BL Design Arquitectura e Interiores

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa

BL Design Arquitectura e Interiores

Como já referimos anteriormente, há alternativas aos materiais mais comuns para pias de cozinha. A pedra e a cerâmica são as alternativas mais comuns, mas há outras como o microcimento.

Estas alternativas são produzidas à medida, no âmbito de projectos específicos, e com uma estética em mente.

As pias de pedra e cimento são opções espectaculares para construir uma estética rústica ou retro, mas o material tem sempre de ser revestido com resinas epóxi para melhorar as suas características técnicas de resistência e impermeabilidade.

As pias de cerâmica são de um material semelhante ao das loiças sanitárias e são bastante mais raras, mas existem. Este não é um material muito adequado para lava-loiças por ser bastante frágil a impactos e a riscos, mas se não costuma lavar panelas e outros utensílios pesados, e gosta da estética, pode ser uma opção.

Truques de limpeza e manutenção

A Casa da Carolina e do Nuno: Cozinhas  por Homestories
Homestories

A Casa da Carolina e do Nuno

Homestories

Há sempre uma maneira certa e uma errada de fazer a limpeza de qualquer equipamento, e as pias ou lava-loiças não são excepção. Aqui ficam alguns conselhos de manutenção para os vários materiais:

  • Vidro – para remover manchas de calcário pode usar vinagre, mas nas lavagens diárias o melhor é simplesmente secar os resíduos de água com um pano seco. Nunca use esfregões abrasivos no vidro.
  • Material sintético – uma limpeza simples, com detergente diluído em água, será suficiente, mas não pode esquecer-se de enxaguar bem e de limpar a água do enxaguamento com um pano seco para evitar a formação de manchas de calcário. Em manchas mais renitentes pode usar uma escova com cerdas rijas de plástico, mas evite também os esfregões de metal.
  • Aço inoxidável – pode limpar este material da mesma maneira que o sintético, mas neste caso é extremamente importante evitar os esfregões metálicos, mesmo que o aço tenha tratamento anti-riscos. Deve evitar também os detergentes em pós que aumentam os depósitos de calcário no metal.
  • Os materiais alternativos têm muitas vezes especificações próprias para a manutenção, fornecidas pelos fabricantes. Siga-as à regra!


O microcimento é um material cheio de possibilidades. Quer saber mais sobe ele? Então não perca o artigo ’Tudo sobre o microcimento: um guia completo para facilitar a sua escolha e aplicação’.


Se pudesse escolher qualquer modelo qual seria o seu preferido?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!