Paredes de exteriores em pedra - a informação que vai precisar | homify | homify Paredes de exteriores em pedra – a informação que vai precisar
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Paredes de exteriores em pedra – a informação que vai precisar

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Reabilitação Moradia Casas rústicas por PRINCA Rústico
Loading admin actions …

A pedra é um material nobre e muito usado no mundo da construção civil, em todos os estilos e tipos de arquitetura, seja do mais moderno ao mais rústico.

De facto, uma parede apresenta uma grande variedade de funções e, o que mais esperamos, é que possa durar o mais tempo possível. Assim, a pedra entra nas possibilidades mais duradouras e resistentes dos diferentes tipos de materiais. Por isso, é que ainda encontramos vestígios de casas ancestrais com pedra – porque duram para sempre.

Se também quiser revestir as suas paredes exteriores em pedra, quer seja a fachada, ou outras paredes ou muros, não hesite em continuar connosco e descobrir a inspiração que lhe trouxemos. Além disso, partilharemos toda a informação, para que faça uma boa escolha e uma boa manutenção das paredes exteriores em pedra.

Vamos lá!

1. A construção de uma parede em pedra

Moradia Tradicional - Braga Casas rústicas por Esboço Arq. Rústico
Esboço Arq.

Moradia Tradicional – Braga

Esboço Arq.

Construir um muro de pedra requer um trabalho meticuloso e nada deve ser deixado ao acaso. Como para qualquer parede, a realização de uma parede em pedra começa imperativamente numa base e uma fundação (de acordo com a sua altura). Esta base deve estar perfeitamente nivelada, resistente e respeitar a direção escolhida para o projeto.

As pedras são então alinhadas na base de betão, com ou sem a ajuda de um produto para ligar os vários elementos. É importante respeitar sempre o mesmo nível. Neste sentido, para ajudá-lo a ter uma parede perfeitamente direita recomenda-se o uso de um prumo e de muitos marcadores.

Que tipo de pedra existe?

Reabilitação Moradia Casas rústicas por PRINCA Rústico
PRINCA

Reabilitação Moradia

PRINCA

Como sabe, há diferentes tipos de parede em pedra, que variam pela naturalidade do mineral. A escolha far-se-á conforme o que existe mais na sua região, do estilo de construção e respetiva finalidade.

  • A parede em pedra natural é esteticamente atual. Provém da pedra calcária e apresenta uma grande dureza. Estas pedras são muito presentes no nosso território. É reservada a obras de qualidade e, principalmente, dedicada às fachadas de grandes edifícios. Pode até ser esculpida em ornamentos, com o intuito de decorar.
  • A parede em pedra seca tem a principal vantagem das suas pedras não precisarem de um produto específico para as ligar e, posteriormente, serem montadas. Encontram-se em blocos ou em lajes.
  • A parede em pedra reconstituída é a solução mais económica. É criada com vários componentes e é uma pedra moldada que imita perfeitamente a pedra natural. Este tipo de pedra é, geralmente, usado para contornos de parede ou pavimentação.
  • A pedra de revestimento tem um propósito puramente decorativo, proporciona uma aparência de pedra natural, sendo que é mais fácil de aplicar e é mais acessível.

Moradia Unifamiliar | SJ | Viseu Casas modernas por Pedro Palma Arquiteto Moderno
Pedro Palma Arquiteto

Moradia Unifamiliar | SJ | Viseu

Pedro Palma Arquiteto

Para mais informações sobre o tipo de pedras, recomendamos a leitura de:


Quanto tempo dura a construção de uma parede em pedra?

A duração estimada do trabalho para a realização de um muro em pedra é, por assim dizer, uma questão de paciência. Ao contrário da realização de um bloco de cimento, muito padronizado, muito rápido, o muro de pedra requer paciência, adaptação e meticulosidade.

Se a equipa de profissionais que contratou é grande o suficiente, conte uma progressão de 1m³ a 2m³ por dia.

Que erros não deve cometer na parede em pedra?

Alçado Posterior por Magnific Home Lda Moderno
Magnific Home Lda

Alçado Posterior

Magnific Home Lda

Aqui estão os erros mais comuns, que não devem ser cometidos nas paredes em pedra de exteriores e interiores:

  1. Nunca lave a parede de pedra calcária com jatos de alta pressão, pois pode deformar a pedra e cavar mais!
  2. Se a sua pedra for de pedra calcária, use uma mistura de água e sabão neutro e limpe a parede com uma escova macia. Enxague com a mangueira do jardim. 24 horas depois, remova os vestígios brancos deixados nas pedras, com uma esponja embebida em vinagre branco. Deixe penetrar e lave com água limpa.
  3. Se o seu muro de pedra mostrar sinais de humidade, precisará de os tratar com um produto específico.
  4. Da mesma forma, se o seu muro de pedra não lhe parecer muito sólido, deve recorrer imperativamente a um profissional.
  5. Para vedar a parede em pedra poderá precisar da intervenção especializada de um profissional. Consulte os respetivos contactos a partir da plataforma da homify.

Quais são as principais vantagens de uma parede exterior em pedra?

​Remodelação de moradia - Pré-existencia por PROJETARQ Minimalista
PROJETARQ

​Remodelação de moradia – Pré-existencia

PROJETARQ

Se ainda não estiver convencido da escolha do revestimento de paredes, veja as principais vantagens da pedra:

  1. O muro em pedras, ao contrário do tijolo, ´é um produto cru e não trabalhado. Assim, a sua principal vantagem é o seu lado rústico e autêntico.
  2. A sua construção é feita com um mínimo de argamassa e oferece uma irregularidade cheia de charme.
  3. A espessura de uma parede em pedra tradicional é um excelente recurso para isolar, nomeadamente em termos acústicos.
  4. A pedra pode camuflar uma parede com problemas de infiltração ou que esteja demasiada degradada.
  5. Um muro de pedra é uma excelente alternativa para criar um muro de jardim, proporcionado imenso caráter e elegância ao meio envolvente.
  6. Não requer nenhum tipo de manutenção. Não terá de pintar ou revestir de novo as paredes, pois não existirão deformações ou manchas devido à passagem do tempo e das condições climatéricas.

Quais são as desvantagens de uma parede em pedra?

Vista lateral por DHPRO Moderno
DHPRO

Vista lateral

DHPRO

Como em qualquer situação há sempre desvantagens, mesmo que sejam poucas. No caso do revestimento de paredes em pedra salientamos as seguintes:

  1. O grande problema da pedra é a humidade.
  2. O processo de construção pode ser lento, uma vez que requer bastante tempo e dedicação. 
  3. Precisa de contratar um profissional para construir uma parede em pedra. A experiência de alguém que saiba trabalhar com pedra é fundamental.
  4. É um material difícil de reparar ou modificar, caso fique danificada ou decida substituí-la. Por isso, deve pensar bem, já que no futuro será difícil voltar atrás.

Quanto custa uma parede em pedra?

Não lhe conseguimos dar valores exatos, mas podemos-lhe dizer que uma parede em pedra não é uma opção barata.

O preço varia bastante de peça para peça, e também de acordo com a região em que o produto será comprado. O transporte da pedra inflaciona também o preço, por isso, deve procurar uma pedra que seja mais da sua zona/região. Quanto mais longe vier a pedra, mais cara ficará.

Cada tipo de pedra possui um preço específico, que corresponde à sua resistência, durabilidade, beleza e até do local de origem; assim é importante relacionar o orçamento disponível com a pedra desejada e avaliar os respetivos custos, mediante o seu orçamento.

No entanto, vale referir que as pedras valorizam sempre o seu bem imobiliário, além de deixarem a habitação mais atrativa e de proporcionarem um maior conforto térmico, nomeadamente em regiões mais quentes.

Por fim, outro fator que rentabiliza o seu preço é a sua durabilidade, pois costuma ser excelente. Não precisará se preocupar em substituir o revestimento tão cedo, apenas uma limpeza de quanto em quanto tempo para deixar a pedra mais bonita.

Continue por aqui…

Se gostar de interiores com paredes revestidas com pedra, descubra este livro de ideias cheio de inspiração:


Gosta de paredes com pedra? Deixe-nos a sua opinião! (Nós adoramos!)
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!