Truques originais para uma decoração de Natal mágica

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
O Natal em sua casa., Maravilhas do Berço Lda Maravilhas do Berço Lda Casas modernas Cerâmica
Loading admin actions …

O Natal aproxima-se a uma velocidade estonteante. O ano passou quase sem darmos por ele e está novamente na altura de decorar as nossas casas! Voltam as tradicionais bolas, sininhos, pais natais, e árvores, verdadeiras ou artificiais.

Se está cansado de repetir o mesmo todos os anos atreva-se a ser diferente. O Natal é um tempo de partilha e de família, então porque não juntar todos à volta da mesa a fazer decorações diferentes? As hipóteses são imensas, tão numerosas quanto a sua criatividade, e no fim, mesmo que não fiquem perfeitas, poderão dizer que as fizeram juntos!

Para o inspirar a homify traz-lhe algumas ideias simples de pôr em prática com materiais comuns, que pode encontrar em casa, na natureza ou em qualquer loja de materiais de bricolagem. Venha connosco em busca de boas ideias!

1 – Tornando a casa acolhedora para a festa da família

Comece por preparar a base para as decorações de Natal tornando a casa mais quentinha e acolhedora. A visão do Natal à lareira é uma imagem que funciona na perfeição, transmitindo calor só de ver as chamas a dançar, mas nem sempre é possível.

Em casas sem lareira é possível tornar o ambiente mais acolhedor, mesmo sem poder contar com a ajuda preciosa do fogo. Coloque mantas fofinhas e almofadas suaves e felpudas nos sofás e cadeiras. Cubra o chão com tapetes com pelo alto. Todas as sensações contam, e o tacto aliado à visão é uma força poderosa, gerando a sensação de aconchego mesmo sem uma fonte de calor visível.

É certo que estamos perto do dia N (dia de Natal), mas ainda tem tempo para tricotar umas capas para as almofadas e, se pedir ajuda, ainda pode tricotar uma mantinha. Se não tem jeito para as agulhas de tricô as lojas oferecem soluções perfeitas, mais caras mas mais simples de alcançar.

2 – Reflexos de cobre

Calor, aconchego e muita luz! O Natal é a festa da luz, com enfeites luminosos um pouco por todo o lado. Essa tradição vem de tempos ancestrais pagãos e destinava-se a combater a escuridão fria do inverno. Para a tradição cristã a luz no Natal simboliza a luz de Deus, que mandou a estrela para guiar os Reis Magos na sua busca pelo Meninos.

Actualmente, numa era em que a luz é um dado adquirido, entra em destaque o tom dessa luz, e a sensação de aconchego que pode transmitir.

A ideia que agora lhe propomos é simples, mas fabulosa, e pode fazer um efeito radical na sua decoração de Natal, embora possa ser um pouco difícil encontrar alguns dos componentes.

Arranje uma ou duas panelas antigas de cobre e simplesmente coloque lá dentro algumas velas simples. Depois coloque alguma vegetação à volta. Uma panela de paelha é um acessório perfeito para este fim.

A chama das velas reflectida no cobre vai criar um brilho matizado encantador que se espalhará por todo o compartimento, tornando o espaço mais caloroso.

3 – Brincando com lenha

Sabia que os primeiros enfeites de Natal eram simples frutas e nozes? Então voltar à natureza em busca de inspiração é um passo natural.

Nesta sugestão propomos que vá à pilha de lenha e olhe-a de uma forma diferente. Peque em alguns troncos ou cavacas, empilhe-os de maneira a que fiquem estáveis e coloque enfeites de Natal sobre eles, em especial acessórios com um tom rústico ou escandinavo, à semelhança da composição da imagem. O resultado será muito giro e no fim da época festiva pode podem sempre ir para a lareira!

4 – Construindo lanternas

Mais luz, claro! A nossa proposta seguinte é construir pequenas lanternas e espalhá-las pela casa em diferentes composições natalícias.

As lanternas da imagem são feitas com cabaças que foram perfuradas para deixar passar a luz e depois pintadas de dourado e prateado, mas não precisa de se limitar a esta ideia. Utilize frascos de conservas, papel, e tudo o que lhe vier à mente para construir as suas lanternas. Na Internet encontra milhares de tutoriais engraçados para fazer lanternas, e agora para sua segurança já não precisa de usar velas, pode usar LEDs!


4 – Centros de mesa divertidos

Quem diria que simples folhas secas, pedaços de casca de árvore e copos de pé alto poderia transformar-se em belíssimos centros de mesa?

Decorações diferentes para a sua sala de jantar no Natal, e muito simples de fazer!


6 – Tornando tudo mais doce

Por último uma ideia engraçada: – um bolo de Natal falso!

Já sabemos da loucura de doces que o Natal traz consigo, por isso tudo o que pudermos fazer para escapar à tentação é uma bênção. Com tanta coisa sobre a mesa, as sobras são inevitáveis e muita coisa acaba por ir parar ao lixo.

Fazer um acessório bolo pode ser uma ideia muito original para ter a mesa de Natal linda e manter a quantidade de comida (sobretudo de doces) sob controlo. Só tem de se certificar de que toda a gente em casa sabe que são só decorações!

Como fazer? É um método bastante utilizado em pastelaria para ter uma montra sempre bem recheada: – só precisa de uma peça de esferovite que deverá cortar com a forma desejada, depois cobre-se com açúcar de pasteleiro ou fondant, como se fosse um bolo de verdade. Por fim decore com elementos natalícios, como vê na imagem, e polvilhe com açúcar em pó para parecer neve!

Esta ideia dá um engraçado arranjo de mesa, mas se quer outras ideias não perca o artigo ’10 ideias divinais e brilhantes para o centro da mesa de Natal

Já começou a pensar na sua decoração de Natal? Partilhe connosco as suas ideias!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista