HOUSE LIBERDADE: Salas de estar  por Catarina Batista Studio

Molduras – a arte de decorar a casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

As paredes da casa são maravilhosos terrenos de expressão. Se temos mil e uma ideias e a cabeça a mil para as decorar, com fotografias, papel de parede, vinil ou autocolantes, tudo parece complicar-se quando temos a broca e o martelo em mão! As molduras de parede e as molduras para fotos podem ser colocadas de diversas formas, deixando a sua imaginação fluir, mas se não tiver ideias, a homify tem uma mão cheia de sugestões para si, no artigo de hoje.

Além disso, fazemos uma abordagem às molduras de teto em gesso e molduras de teto, de forma geral. Vai ver que nunca foi tão fácil dar um ar de graça às paredes de casa. Vamos juntos descobrir!

1. O que deve saber sobre molduras de teto?

Sala de estar em Lisboa: Salas de estar  por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Sala de estar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

As molduras de teto em gesso não são coisas do passado. Se há um par de anos eram vistas como algo de antiquado e ultrapassado, hoje voltam em cena e deslumbram nos interiores. Harmonizam-se perfeitamente em qualquer tipo de decoração. Por exemplo, um interior mais urbano chique pode destacar-se graças às molduras de teto barrocas, assim como uma decoração extremamente clássica destacar-se-á se optar por instalar molduras de teto modernas em casa.

Há várias formas de as projetar. Linear ou embutida, moldagem ornamental ou moldagem suave, tudo depende do que pretende e do orçamento que dispõe. A diversidade de escolha permite criar uma atmosfera muito própria e pessoal. Se tiver a sorte de ter molduras de teto em sua casa, seria uma pena escondê-las. Avalie o seu estado, limpe-as perfeitamente e, dependendo do material, cubra-as com uma tinta que combine com sua decoração.

2. Que materiais existem para as molduras de teto?

Sala | Depois: Salas de estar  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Sala | Depois

MUDA Home Design

As molduras de teto falsas estão disponíveis em diversos materiais, tais como:

  • o poliestireno - é um material económico e leve, mas com acabamento áspero;
  • o poliuretano - é acessível e apresenta acabamentos precisos;
  • a madeira - é bastante cara e muito pesada para ser colocada no teto;
  • o gesso - é caro, mas excecional, tanto em termos de acabamentos e possibilidades. As molduras de gesso reforçados com fibras de vidro ou sisal, também podem ser criadas à medida por um profissional, como um estucador.


Uma vez instalado na parede, teto, portas ou à volta de um nicho, por exemplo, pode destacar a moldura com uma tinta acrílica, de bronze ou de outra cor à sua escolha. Há tintas que quando aplicadas dão a sensação de outros materiais. Peça conselho a um colaborador de loja de bricolage e de tintas.

3. Como decorar e personalizar com molduras de teto?

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar  por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Deixe a sua arte expressar-se e instale molduras de teto ou mesmo nos contornos das portas, na sua casa de banho. Vai ver que terá muito mais prazer em relaxar num cenário de sonho, digno dos maiores palácios italianos. Estes ornamentos podem ser instalados também numa nova casa como um alojamento antigo.

Quer personalizar os elementos da sua cozinha? Falamos, novamente, nas molduras de teto que não param de encantar. As de colar, trarão mais personalidade a esta divisão, dando caráter ao seu mobiliário.

Pinte numa cor ou reproduza contrastes para obter um resultado impressionante. Para uma atmosfera mais chique-boémia, cuide da decoração do seu quarto ou da sua sala de estar, apostando numas molduras de teto em gesso trabalhadas. Tem que colocar molduras de teto para acentuar o lado chique do seu universo cozy. Opte por tons naturais e materiais suaves também na decoração, como nas almofadas e tapetes.

4. Que espaço escolher para colocar as molduras de parede?

Sala | Depois: Salas de estar  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Sala | Depois

MUDA Home Design

A questão vai sempre dar ao mesmo: onde colocar as molduras de parede? Encostadas? Suspensas? Por cima sofá ou perto da televisão? No hall de entrada frente à porta ou de lado? Enfim, são tantas as dúvidas e as incertezas que temos na hora de colocar as molduras. Mas a homify dá-lhe uma ajudinha.

Por exemplo, numa sala pequena ou numa parede pequena, poderá criar um efeito demasiado pesado e sobrecarregado. Talvez seja melhor encontrar outra parede de casa, como num corredor, para deixar o espaço mais arejado. Opte por um autocolante de parede, com uma frase inspiradora, por exemplo. Ficará decorado, mas bem mais leve.

Se o seu quarto já está muito lotado (muitos móveis, prateleiras, tapetes estampados, etc… ), uma parede de quadros não vai ajudar as coisas… a menos que seja a atmosfera que queira criar.

Também evite ter duas paredes de quadros na mesma sala, para que não pareça um museu (a menos que seja o efeito de galeria que gosta).

Um pouco arriscado é também colocar uma parede de molduras sobre uma parede que já tenha desenhos. Não é impossível, mas requer alguma técnica. Numa parede com riscas, por exemplo, opte mais por uma composição simétrica. Numa parede de papel de parede estampado poderá parecer exagerado colocar um mosaico de quadros.

Uma parede com molduras funciona muito bem quando está por em cima de algo. Por exemplo, por cima de um aparador da sala de jantar, por cima da consola da entrada, em cima do sofá ou de uma cama.

As molduras de parede também funcionam muito bem em espaços mais difíceis de decorar, como numas escadas.

5. Qual é a altura certa para colocar molduras na parede?

Vejamos agora a questão da posição das molduras na parede, nomeadamente, a forma que quer criar.

Em termos de altura, há sempre algumas regras que funcionam bem. Nós gostamos de ter quadros ao nível dos olhos. Conte 1,60 m para isso para agradar a todos. Quando colocado(s) atrás de um sofá, certifique-se de deixar uma distância de pelo menos 6 polegadas (cerca de 15 cm) atrás do encosto.

Quanto ao tamanho, veja se a sua parede como a lona da sua tela. Se houver um objeto colocado na frente dele (um sofá, uma cómoda, etc.), o tamanho da parede da estrutura terá que ter isso em consideração e tentar implantar bem na largura e altura. Mas pode muito bem causar um efeito inesperado, optando por descentralizar as suas molduras.

Finalmente, é livre para decidir a forma que quer criar com as molduras e quadros. Não existe realmente um modelo ideal a respeitar. Para começar, coloque o maior quadro no centro, ao nível dos olhos. Também pode ser uma grande foto ou um poster. Note que as molduras ficam melhor mais juntas, do que muito afastadas.

6. Que molduras escolher?

Salas de estar  por homify

Fique por duas ou três cores ou materiais. Isto não é uma regra absoluta, mas digamos que, se tiver medo de não ter um bom resultado na sua composição, mantenha a mesma cor e material.

Se quiser misturar as cores das molduras, tente variar os arranjos: uma moldura dourada no canto superior direito, uma moldura dourada no canto inferior esquerdo, por exemplo.

Dica de decoração barata: para poupar dinheiro, compre quadros em segunda mão e pinte-os com um spray na cor de sua escolha (preto, dourado, metálico ou branco) para unificá-los.

7. Que imagem escolher?

A Casa da Catarina e do Miguel: Salas de jantar  por Homestories
Homestories

A Casa da Catarina e do Miguel

Homestories

Que imagem escolher para preencher as suas molduras de parede? Esta é um questão muito pessoal, porque terá muito a ver com o seu gosto e estilo. Porém, se começar do zero, procure imagens mais neutras, como fotos a preto e branco, litografias, aguarelas, pósteres muito gráficos ou tipográficos.

8. Como fixas as molduras à parede?

Apartamento Paço de Arcos: Quartos  por DV Arquitecto
DV Arquitecto

Apartamento Paço de Arcos

DV Arquitecto

Muitas pessoas não se atrevem a colocar vários quadros, com medo de fazer dezenas de buracos na parede. Primeiro, isso não acontecerá se preparar os seus quadros no chão. Recorte papéis kraft do mesmo tamanho e cole-os na parede para visualizar o efeito da parede da estrutura. Assim estará pronto para pregar, depois de estar satisfeito com o resultado visual.

Na Ikea, pode encontrar um template de moldes de quadros deles (MÅTTEBY), por 1,50€, sendo que será uma grande ajuda na hora de criar o mosaico e de os fixar à parede.

Pode ainda, fixar os quadros com ganchos de plástico 3M, custam por volta de 2€, depende do tamanho e da quantidade.

Por fim, se quiser pode fixar apenas uma prateleira à parede e encostar os quadros. Por cima de um móvel, como uma cómoda, aparador ou móvel TV, por exemplo.

Gostou dos nossos conselhos? Vai pô-los em prática?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!