Cores frias ou quentes? A escolha é sua!

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

A cor que escolhe para as paredes e móveis de sua casa, tem mais influência do que aquela que pode pensar ou imaginar. Entre cores quentes e frias, pode optar pelas que melhor combinam e se adaptam ao estilo que tem em mente para cada uma das paredes ou peças de mobiliário de sua casa. 

Para diferentes divisões de uma casa, escolhemos fotografias de profissionais da homify para explicar a influência das cores na vida de uma pessoa, ao mesmo tempo que definem sentimentos e estados de alma. Selecione as cores de acordo com o ambiente que pretende criar. 

As cores quentes estão associadas ao sol e ao fogo. Entre elas estão o amarelo, laranja e vermelho. Já as cores frias estão associadas à água, ao gelo, ao céu e às árvores. Destacam-se os tons violeta, azul e verde. Conheça o poder das cores!

Entre o branco e o preto

Corredores e halls de entrada  por Specht Architects
Specht Architects

Manhattan Micro-Loft

Specht Architects

Nem só branco, nem só preto… O equilíbrio é o tom que mais pode fazer por isso. O branco dá a ideia de continuidade, de paz… Tanto as cores brancas, como pretas têm propriedades quentes e frias. Mais importante do que definir qual o tom, é importante saber usá-las. 

O branco é a cor da moda, nas paredes, nos móveis e, mesmo, nos elementos decorativos. Seja qual a cor que escolher, use qualquer uma com moderação. Tome em atenção todos os pormenores. Falando em pormenor repare na beleza do armário que veste esta escada. Uma maravilha para qualquer casa.

Cores que concentram

Escritórios e Espaços de trabalho  por All The Fruits
All The Fruits

Cut&Paste Blue

All The Fruits

Num escritório, precisamos de cores que estimulem o raciocínio. Use cores quentes para manter a atenção. Investigadores garantem que os tons laranja, vermelho e amarelo são a escolha ideal. Devem evitar-se as cores azul, verde ou lilãs porque desconcentram e dão sono.

Se não quer pintar uma das paredes do seu local de trabalho ou de estudo como uma destas cores quentes, opte por pôr um quadro que as apresente. Há papéis de parede também irresistíveis como este que lhe deixamos. As cores que devem dominar a sua área de estudo são as que lhe apresentamos nesta bela imagem. 

Entre o quente e o frio

Entre o frio e o quente, faz-se esta bela sala de estar. Se no preto encontramos razões para sentir alguma frieza, já no quadro sentimos emoções quentes, bem como nas almofadas. Salta também à vista o amarelo das flores que ocupam o centro de mesa.

Proporcione um ambiente acolhedor na sua sala de estar, até porque é a área de sua casa onde passa mais tempo. É também o espaço onde recebe familiares e amigos. Ao torná-la agradável, é mais fácil convidar à estadia.

No meio do espaço

Quarto de crianças  por Bumoon

Os quartos das crianças devem ser espaços acolhedores que convidam ao descanso. O branco é sempre uma ótima escolha, porque queremos dormir e tranquilizar. As crianças são donas de euforias, por vezes, invejáveis, pela garantia de felicidade e alegria. Mas no momento de descansar, queremos é que descansem tranquilamente.

Opte por misturas as cores quentes e frias. Se dia é um espaço de intensas brincadeiras, à noite é para dormir tranquilamente. Neste quarto, as viagens ao espaço estão garantidas todos os dias. Lindas histórias se podem recriar todos os dias.

Tons da natureza

Uma casa integrada na Natureza é o cenário ideal para relaxar e passar uns bons fins de semanas. A criação deste espaço, da autoria de Ângela Pinheiro Home Design, teve em atenção os tons que envolvem a paisagem. Um prolongamento da natureza até dentro de casa. Tons suaves que convidam a bons momentos de descanso.

Psicologicamente, as cores quentes dão um ar de aconchego e acolhimento, enquanto as frias nos proporcionam a sensação de frescura e tranquilidade. No seu quarto, face ao ritmo e a agitação do dia a dia, opte por tons mais frios. Frios só no nome, porque o sentimento é totalmente o contrário.

Atenção aos pormenores

Não é apenas nas paredes que sobressaem as cores. Por vezes, encontram-se em pormenores como lavatório ou azulejos. Nesta imagem, embora encantadora, sobressaem cores frias. Com alguns elementos decorativos, como toalhas de cores laranjas, rosas e amarelos, pode dar-se um toque mais quente.

Também é verdade que a casa de banho não é dos lugares que se passa mais tempo, por isso a opção por cores frias pode ser a melhor opção. Decida de acordo com o seu gosto e o ambiente que quer apresentar, até porque o branco será sempre sinónimo de limpeza.

Combinação perfeita

Limpeza e organização são as palavras que mais ordenam numa cozinha. Para cozinhar é preciso paz. O branco tem essa mensagem. Cozinhar entre cores claras, permite prolongar o tempo sem grandes preocupações ou stress.

Também o chão preto assume protagonismo. O preto e o branco combinam sempre e ficam sempre bem. Em ambientes como este tire partido da decoração. Pode apostar em tons quentes que garantirão alguma doçura ao espaço, deveras maravilhoso.

Já escolheu as cores da sua casa? Prefere quentes ou frias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!