PT - Perspectiva Sudeste EN - Southeast Perspective FR - Perspective Sud-est: Casas  por Office of Feeling Architecture, Lda

Portões de garagem eléctricos – tudo o que precisa de saber

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

A garagem há muito que deixou de ser um local para guardar apenas o carro. Por vezes, o veículo fica na rua porque na garagem está a oficina, a arrecadação, ou até a sala de jogos.

Seja para guardar a viatura ou para usar noutros fins, ter uma garagem é sempre um privilégio que, como todos os privilégios, exige alguns cuidados.

Na fase do planeamento de uma casa nova, o portão da garagem vai ocupar uma porção considerável da fachada e por isso influenciar de forma definitiva a estética da casa. O tipo de funcionamento do portão é condicionado não só pela estética mas também pelo tipo de abertura que, por sua vez, vai ditar o tipo de manutenção no futuro.

Numa remodelação ou substituição, a escolha do portão da garagem deve seguir uma via integradora, que se coadune com as preexistências, se adeqúe à abertura, não ponha em causa o estilo e permita uma operação simples.

Então chegamos à conclusão de que a escolha do portão da garagem é menos pacífica do que parece à primeira vista, por isso a homify decidiu ajudar. Hoje falamos de portões garagem!

Vamos descobrir que tipos existem, de que materiais são feitos, quanto custam e muito mais. Acompanhe-nos!

Tipos de portão de garagem quanto à abertura

PT - Perspectiva Sudeste EN - Southeast Perspective FR - Perspective Sud-est: Casas  por Office of Feeling Architecture, Lda
Office of Feeling Architecture, Lda

PT – Perspectiva Sudeste EN – Southeast Perspective FR – Perspective Sud-est

Office of Feeling Architecture, Lda

Começamos pela característica mais fundamental neste tipo de portões – o tipo de abertura.

O tipo de abertura a escolher vai influenciar muito a estética do portão e até o seu preço, mas não pode ser seleccionada apenas segundo o seu gosto pessoal. As condições espaciais da entrada e dos acessos são cruciais para a decisão, pois há portões que ocupam mais espaço na abertura, sendo contra-indicados para espaços mais pequenos.

Vamos saber:

  • Portão basculante – É o portão que vemos na imagem acima, de um espectacular projecto do gabinete OFFICE OF FEELING ARCHITECTURE, LDA. e de certeza que o conhece. É um modelo moderno, muito utilizado há bastante tempo, mas pode sair um pouco mais caro do que outros tipos de portão e requer algum espaço para abrir. A abertura faz-se para cima com a folha a rodar sobre um eixo, o que significa que esta fica projectada para fora durante a abertura, impossibilitando a sua utilização em áreas onde o carro tem de ficar próximo da entrada durante a abertura. A utilização manual torna-se possível por actuação em contrapeso na folha, mesmo em portões mais pesados.

CASA CRUZ: Casas  por Jesus Correia Arquitecto
  • Portão de abrir ou pivotantes (para dentro ou para fora) – Os portões de abrir são os mais antigos, mas continuam a provar-se eficazes em muitos casos. Embora na maior parte das vezes sejam operados manualmente, também podem ser colocados a operar como portões de garagem eléctricos com um sistema de automatismo electromecânico ou hidráulico. O seu sistema consiste em fazer rodar as folhas sobre uma dobradiça ou pivot, fazendo-as abrir para dentro ou para fora.

Esta é a solução mais económica e que requer pouca manutenção, mas pode representar um problema se as folhas forem demasiado pesadas e exercerem muita pressão sobre as dobradiças e sobre as paredes de sustentação lateral.

Moradia Tipologia T3 - Recarei - Paredes: Casas unifamilares  por EsboçoSigma, Lda
EsboçoSigma, Lda

Moradia Tipologia T3 – Recarei – Paredes

EsboçoSigma, Lda
  • Portão basculante de lâminas – Este tipo de portão também abre na vertical, correndo sobre calhas nas laterais esquerda e direita, e normalmente é eléctrico, embora possa ser operado manualmente. A folha do portão é composta de várias lâminas móveis, encaixadas com dobradiças, o que lhe permite dobrar na zona superior da porta de forma a recolher contra o tecto da garagem. Ao contrário do basculante simples, este modelo não requer muito espaço em frente à entrada, mas pode tornar-se bastante pesado em portões muito grandes, o que dificulta muito a sua operação manual. Embora este modelo seja dos mais utilizados actualmente por causa do pouco espaço ocupado, ele costuma avariar com alguma frequência por causa do mecanismo mais complexo que envolve calhas e roldanas, necessitando de bastante manutenção.

Guardas de protecção: Janelas   por Jolucor
Jolucor

Guardas de protecção

Jolucor
  • Portão de correr – Este tipo de portões é mais utilizado em entradas de terrenos de casas do que como portões de garagem, mas ainda assim podem utilizar-se. A razão para esse tipo de utilizações prende-se com o espaço para onde a folha recolhe, que é mais fácil de fazer na face interior de um muro do que contra a parede da própria casa, que pode ter revestimento a interferir. A sua grande vantagem é que a abertura horizontal sobre calhas suporta melhor pesos elevados sem tanto risco de deformações. O sistema eléctrico de abertura para este tipo de portões implica um motor com cremalheira e roldanas, mas é bastante simples e relativamente barato.

Manutenções

Remodelação de moradia - Garagem: Portões de garagem  por PROJETARQ
PROJETARQ

Remodelação de moradia – Garagem

PROJETARQ

Todos os mecanismos e motores para portões de garagem necessitam de manutenção, mesmo que seja muito simples. As operações de manutenção podem ir da simples lubrificação, à substituição do motor ou de outros componentes do sistema. E não queremos desanimá-lo já, mas se não tem qualquer experiência com mecanismos e motores eléctricos, provavelmente vai precisar da ajuda de profissionais para levar esta tarefa a bom porto.

Ainda assim, com algum jeito consegue encontrar os componentes de que precisa no mercado a preços razoáveis e reparar você mesmo. Substituir uma calha, o motor ou uma cremalheira não é muito complicado, mas a forma de o fazer varia de modelo para modelo.

No geral, quanto mais complexo é o mecanismo, mais propenso estará a avariar e nesta área, o portão basculante de lâminas, que recolhe para o tecto da garagem através de um motor fixado no tecto, na posterior do extremo de recolha (como o que vemos nesta imagem da PROJETARQ), é talvez o mais complicado.

Vantagens e desvantagens dos portões de garagem eléctricos

As vantagens dos portões eléctricos são bastante óbvias, mas possivelmente não pensou muito nas desvantagens, por isso vamos explorá-las!

Vantagens:

  • Operação muito facilitada em dias de chuva e/ou chuva, ou para pessoas com dificuldades motoras.
  • Mais segurança uma vez que não precisa de sair do carro para abrir o portão.
  • Mais privacidade, se precisar dela.


Desvantagens:

  • Têm uma manutenção complicada e por vezes onerosa.
  • Precisa de um mecanismo com a força adequada para o peso do portão ou arrisca-se a que dure pouco tempo e esteja sempre a encravar. Muitas vezes, sobretudo em prédios de habitação colectiva, na tentativa de controlo de custos, instalam-se mecanismos fracos que depois têm uma vida curta, com custo para os condóminos.
  • Em caso de avaria, a operação do portão fica seriamente comprometida, pois precisa de entrar por outra porta, destravar o mecanismo e abrir o portão, o que se torna muito difícil para pessoas com menos força.

Materiais de que são construídos

Moradia Tipologia T3 - Recarei - Paredes: Casas unifamilares  por EsboçoSigma, Lda
EsboçoSigma, Lda

Moradia Tipologia T3 – Recarei – Paredes

EsboçoSigma, Lda

Embora possa parecer uma característica de menor importância, a escolha do material que compõe o portão pode ser realmente fundamental, em especial quando a garagem comunica com o interior da casa ou quando é utilizada para outras finalidades, que não apenas parquear o carro.

Tenha atenção ao tipo de materiais que compõem o portão da garagem. Perceba a qual a sua resistência térmica, e certifique-se de que a instalação do portão e dos materiais que vedam a porta são de boa qualidade.

Alumínio - Baratos, e com pouca manutenção, mas com mau desempenho térmico. Aptos para garagens só de parqueamento.

Madeira - esteticamente muito apelativos e com bom desempenho térmico, mas relativamente frágeis no que toca à resistência aos elementos, obriga a manutenções frequentes. A madeira natural pode não permitir todos os modelos de portão, pelo que outro material com acabamento de madeira acaba por ser uma boa solução.

Aço galvanizado - os portões de aço são provavelmente a melhor opção, com boas características de resistência e desempenho térmico. Mas essas características só são mesmo boas se o material e a construção forem de qualidade, pois de outro modo perdem até para os portões de alumínio.

PVC e Fibra de vidro – estes materiais são uma alternativa excelente ao alumínio, sendo pouco mais caros. Os portões de PVC e fibra são leves, têm baixa manutenção e proporcionam boas características térmicas. Há muitos tipos de portões construídos com estes materiais no mercado, e as características positivas podem ser fortemente afectadas pela qualidade e espessura.

Quanto custa um portão de garagem eléctrico?

Portão de entrada em alumínio: Casas  por Jesus Correia Arquitecto
Jesus Correia Arquitecto

Portão de entrada em alumínio

Jesus Correia Arquitecto

Como já deve ter reparado a variabilidade de materiais, estéticas, mecanismos e acabamentos para portões automáticos é imensa, o que dificulta muito uma indicação de preços, ainda que vaga e generalista.

Consegue encontrar nos portões de garagem preços tão díspares como 700 Euros e 4000 Euros. A nossa sugestão é que peça orçamentos a vários fornecedores, mas nunca se esqueça de comparar bem as características de cada um, pois podem fazer toda a diferença.

Quer também ideias para a porta de entrada? Leia também o artigo ’14 portas principais fantásticas’.

Que tipo de portão prefere em sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!