Papel De Parede 3D: Tudo Sobre Este Revestimento E Como Valorizar A Sua Casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Paredes 3D A EXCLUSIVA - Sustainable Buildings Materials Parede e pisoDecoração de parede Fibra natural Branco
Loading admin actions …

Há várias formas de valorizarmos o interior da nossa casa. Para além das peças de mobiliário que escolhemos e dos objectos de decoração, importa que não nos esqueçamos das paredes que, pintadas de uma cor diferente ou revestidas por um papel de parede, podem fazer toda a diferença.

Hoje, vamos um bocadinho mais além e apresentamos-lhe um conceito que lhe é, possivelmente, ainda desconhecido: o inovador papel de parede 3D. O papel de parede 3D, por norma mais usado em hotéis e espaços luxuosos, tem vindo, paulatinamente, a encontrar caminho para o interior das casas, gerando ambientes de cortar a respiração.

Desta forma, podemos afirmar com convicção que o papel de parede 3D é, hoje, tendência e tem o poder de tornar qualquer espaço onde se insira mais moderno e original. Além do mais, empresta aos ambientes um lado sensorial devido à sua textura, à profundidade que produz e até ao efeito óptico intrigante que lhe está adjacente.

Venha saber mais sobre este tipo de revestimento e inspire-se nestas imagens de papel de parede 3D.

1. Em que consiste o papel de parede 3D?

Casal com estilo e personalidade homify Quartos modernos
homify

Casal com estilo e personalidade

homify

Como o próprio nome indica, trata-se de um papel de parede com uma superfície tridimensional que contrasta com os papéis de parede lisos que vemos comummente aplicados em projectos de decoração e design de interiores. O papel de parede 3D acrescenta aos espaços uma sensação de profundidade, criando um ponto focal dentro deles a partir do qual o design flui. A sua aplicação não é difícil, pelo que dispensa, regra geral, o uso de mão de obra especializada.

O papel de parede 3D pode também ser conhecido como aquele tipo de papel cujo desenho, através de um jogo de luz e formas cria a ilusão de ser tridimensional. Já terá, por certo, visto ambientes com paredes revestidas a papéis que imitam o aspecto da madeira ou de tijolo, por exemplo. Isto evita que se use o material “real”, o que é benéfico para quem dispõe de um orçamento mais limitado ou procura uma solução mais simples e prática.

Há, ainda, painéis 3D que possuem um adesivo na parte de trás, sendo muito fácil colá-los na parede que pretendemos. Estes painéis são profusamente utilizados em espaços comerciais e, cada vez mais, em espaços residenciais. Quando impermeabilizados, podem ser inseridos como elemento de decoração num espaço ao ar livre.

2. Como utilizar o papel de parede 3D?

No que toca à utilização, o papel de parede 3D não é muito diferente do papel de parede “tradicional”. Ambos devem ser usados com peso e medida sob pena de sobrecarregarem os espaços em que se inserem.

Como é óbvio, cada caso é um caso e a abordagem estilística também deve ser equacionada (há áreas onde se procura uma atmosfera mais exuberante e arrojada), mas o papel de parede deve ser introduzido de modo a criar um ponto focal ou um contraste nos espaços. Posto isto, sugerimos que não se entusiasme a espalhar papéis de parede 3D por todo o lado. Use-o de forma ponderada, sobretudo se os estampados e as cores forem fortes. Neste caso, o papel de parede 3D (e o normal) pode acabar por saturar a médio e longo-prazo e até ser visualmente incomodativo.

3. Que vantagens tem o papel de parede 3D?

Ao longo do que até agora escrevemos, já conseguimos identificar algumas vantagens no que concerne ao uso do papel de parede 3D. Destacamos as seguintes:

  • É um elemento diferenciador: por mais simples que uma decoração seja, o uso de um papel de parede 3D acaba por acrescentar um elemento diferente ao espaço que o elevará do ponto de vista estético.
  • Oferece profundidade ao ambiente: a tridimensionalidade do papel de parede 3D engana o nosso cérebro e faz-nos percepcionar os ambientes de outra forma, designadamente, como sendo mais profundos ou amplos. Não sendo apanágio dos espaços pequenos, podem ser uma boa opção.
  • Cria um ponto focal no espaço: para além de criar um ponto focal, o papel de parede 3D pode ser o mote para o resto da decoração. Há sempre algum elemento que nos faz começar a desenvolver um projecto decorativo. Esse elemento pode ser um móvel, uma cor, uma peça de decoração impactante – como uma tela – ou o papel de parede.
  • Substitui materiais mais caros: como acima mencionámos, um papel de parede a imitar uma parede em madeira ou tijolo surge como alternativa ao material real, sendo menos dispendioso e mais fácil de aplicar. 
  • Pode ser usado no exterior: e como os espaços exteriores não devem ser descurados, por que não elevá-los com papel de parede 3D? Só precisa de impermeabilizar o papel ou o painel.
  • É fácil de instalar: fazer alterações em casa? Sim. Ter muito trabalho com isso? Hmm, de preferência, não! Pintar uma parede com uma cor diferente ou revesti-la com um novo material é uma maneira de dar um novo élan à decoração. O papel de parede 3D é de fácil instalação. Porém, se tem dúvidas, aconselhe-se junto do fabricante ou contrate um profissional para fazer este trabalho.

4. Que desvantagens tem o papel 3D?

Remodelação Moradia de Luxo em Barcelos Atelier Kátia Koelho Salas de estar modernas
Atelier Kátia Koelho

Remodelação Moradia de Luxo em Barcelos

Atelier Kátia Koelho

As vantagens superam as desvantagens, mas, ainda assim, queremos dar-lhe conta do “lado B” do papel de parede 3D:

  • Preço: os papéis tridimensionais mais trabalhados, sobretudo os vendidos sob a forma de painel, tenderão a ser mais caros.
  • Pode cansar: é, possivelmente, um dos principais receios por parte de quem pensa colocar um papel de parede normal ou 3D em casa. Um papel de parede 3D pode, efectivamente, vir a cansar, mas lembre-se que removê-lo não será difícil e sempre é melhor experimentar do que ter paredes despidas e uma decoração monótona. Certo? Além do mais, se tem esse medo, pode sempre escolher um mais simples.

5. Papel de parede 3D para sala

Percorramos, agora, algumas das principais divisões da casa para perceber como se pode utilizar o papel de parede 3D dentro das mesmas. A sala de estar é o coração de uma casa e a divisão onde se tende a elaborar mais a decoração já que é a que está à “vista de todos” (família e convidados). A nossa sugestão para a sala de estar é que use o papel de parede 3D por detrás do móvel de televisão ou do sofá. São as paredes que mais sobressaem neste espaço, pelo que faz sentido que o papel de parede 3D revista uma delas.

6. Papel de parede 3D para quarto

No quarto, a lógica é a mesma. A parede com mais destaque é a que está por detrás da cabeceira da cama, o que significa que o papel de parede pode ser aplicado nesta superfície. O uso de papel de parede em frente à cama é desaconselhável já que o quarto é um espaço de descanso onde se deve evitar qualquer cor ou papel de parede que gere desconforto visual. Sugerimos, ainda, que, para o quarto, escolha um papel de parede 3D com cores claras e um padrão simples. Evite tons exuberantes e padrões demasiado trabalhados. Crie um oásis de paz.

7. Papel de parede 3D para sala de jantar

​Acompanhamento de Obra, Fabrico de todo o mobiliário, alcatifas, almofadas, colchas, tapa-pés, candeeiros, papel de parede, quadros, espelhos . Atelier Kátia Koelho Salas de jantar modernas
Atelier Kátia Koelho

​Acompanhamento de Obra, Fabrico de todo o mobiliário, alcatifas, almofadas, colchas, tapa-pés, candeeiros, papel de parede, quadros, espelhos .

Atelier Kátia Koelho


A sua sala de jantar tem um aparador? Coloque o papel na parede que está atrás do aparador para o pôr em evidência. Se não tem um aparador, pode privilegiar a parede para a qual se olha de imediato mal se entra no espaço ou colocar o papel de parede 3D de ambos os lados da mesa ou na parede adjacente à mesa se esta estiver encostada à mesma.

8. Papel de parede 3D na casa de banho ou na cozinha

Não é tão comum introduzir papel de parede 3D na casa de banho ou na cozinha porque são divisões muito húmidas. À semelhança do que dissemos no caso do papel de parede para exterior, o papel de parede 3D também deve ser impermeabilizado para a aplicação nestes espaços. 

9. Preço de papel de parede 3D

O preço do papel de parede 3D é, normalmente, dado pelas lojas por rolo ou por metro quadrado e pode variar amplamente. Sugerimos que se informe junto de empresas e lojas de materiais de construção e de tintas e revestimentos. Um designer de interiores ou decorador poder-lhe-á ser útil no processo de encontrar o papel de parede 3D ideal para a sua casa e com uma boa relação qualidade-preço. Peça sempre mais do que um orçamento antes de tomar uma decisão.

Recomendado:


Conhecia o conceito? Aplicaria papel 3D em sua casa? Deixe-nos o seu feedback!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!