10 casas pequenas em Portugal para inspirar a construção da sua 10 casas pequenas em Portugal para inspirar a construção da sua

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

10 casas pequenas em Portugal para inspirar a construção da sua

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Projeto Safira: Casas  por Magnific Home Lda,
Loading admin actions …

Optar pela construção de uma casa mais pequena pode ser a melhor opção para usufruir de uma vida plena sem o peso de um empréstimo a pairar sobre a sua cabeça. Além do mais, dispor de um espaço habitacional pequeno obriga a que se tenha um estilo de vida mais simples na medida em que não se podem acumular tantas coisas visto que não há espaço para elas. Isto posto, também se acaba por poupar dinheiro a mobilar e a decorar os interiores. Uma ideia que pode parecer, à partida, desafiante e inconveniente, pode, no fim de contas, ser benéfica.

Argumentará: mas com uma casa pequena, não posso ter tudo o que quero. Sendo certo que pode ter que fazer algumas cedências, também não é menos verdade que, com criatividade e engenho, se criam espaços habitacionais extremamente completos, confortáveis e funcionais sem que, por isso, se tenha que sacrificar a estética dos mesmos. Nesse sentido, consideramos oportuna a contratação de um arquitecto, um profissional que, com a sua experiência e know-how saberá optimizar ao máximo os espaços através de estratégias astutas.

Para o ajudar a encetar o seu projecto, partilhamos, neste livro de ideias, 10 projectos de casas pequenas portuguesas. Temos casas modernas pequenas, casas pré-fabricadas, fachadas de casas apelativas e a planta de uma casa para perceber melhor como pode configurar o interior. Todos os projectos são portugueses e para entrar em contacto com os profissionais por eles responsáveis, basta clicar sobre o botão contactar que encontra sob cada fotografia.

Curioso? Tome nota.

1. Moradia pré-fabricada T1

Casas pré-fabricadas  por homify,
homify

MORADIA PRÉ-FABRICADA MOD.TP.03 – T1

homify

Para uma pessoa, um casal ou até como casa de férias, esta moradia pré-fabricada T1 seria perfeita. Apesar de pré-fabricado, o imóvel exibe detalhes interessantes do ponto de vista estético. Não é, em nenhum sentido, estéril de ideias e monótono. A fachada sobressai pela cobertura em madeira que lhe empresta conforto e combina, na perfeição, com as superfícies envidraçadas.

O prazo de execução das infraestruturas desta moradia é de 45 dias e o prazo de montagem e acabamentos – em Portugal Continental – é de 30 a 45 dias. Quão espectacular é saber que em pouco mais de um mês, podemos ter uma casa pronta?

Note-se, ainda, que a moradia da imagem, como características opcionais, pode ter energia eléctrica fotovoltaica para autoconsumo, aquecimento de águas da rede doméstica através de painéis solares térmicos, auto-tratamento de esgotos e águas residuais (sob análise) e climatização interior por via de painéis solares térmicos (aquecimento) e hidro-geotérmico (arrefecimento – sob condição). 

2. Moradia compacta e ecológica

Projeto Safira: Casas  por Magnific Home Lda,
Magnific Home Lda

Projeto Safira

Magnific Home Lda

Compacta, mas não tanto como a anterior. Os construtores responsáveis por este projecto viseense quiseram, com esta casa, rentabilizar ao máximo o terreno de reduzidas dimensões. Com esta proposta, conseguiram alcançar um patamar satisfatório no que toca ao conforto e à dimensão dos espaços interiores, assim como ao aproveitamento do espaço que envolve a casa. É, sem dúvida, uma excelente opção para quem almeja à construção de uma casa compacta, seja por que motivo for.

A moradia desenvolve-se num L com a parte mais comprida a abrigar os quartos e o volume que se projecta a acomodar o núcleo social. Trata-se de um layout simples que é utilizado em muitas casas modernas.

3. Moradia em Sintra

Tem apenas 120 m² e foi projectada para um terreno plano, com uma geometria regular, na bela vila de Sintra. A moradia é composta por uma sala comum, uma cozinha, uma instalação sanitária e, claro está, a zona dos quartos. As divisões articulam-se e fluem de forma perfeita numa plena comunhão com o exterior que acaba por integrar os ambientes interiores através do grande envidraçado. O edifício é moderno e clean.

Lembre-se que as casas pequenas beneficiam particularmente dos panos de vidro que deixam a luz natural entrar em generosos fluxos, o que torna os espaços mais arejados, para além de os fazer parecer maiores.

4. Moradia T2 em Penafiel

100 m²: é a área total desta moradia T2 em Penafiel com vãos que permitem a luz natural invadir os espaços, criando um contacto acolhedor com o exterior. A casa inclui sala, kitchenette, casa de banho e dois quartos. De acordo com a descrição dos construtores, a área emblemática da casa foi projectada para o exterior com um deck em madeira Ipê e uma pérgola em madeira lamelada. A casa define-se pelo diálogo entre linhas contemporâneas e rústicas.


5. Planta de casa

Não podíamos deixar de incluir a planta de uma casa. Escolhemos a planta da casa anterior para o efeito. Afinal, como se distribuem as divisões em apenas 72 m² de área coberta?

Pelo desenho técnico, percebemos que se entra directamente para a sala e a cozinha que, juntas, têm 24.31 m². Entre o núcleo social e o quarto, existe uma casa de banho com 4.57 m² e um hall com 3.96 m². A casa tem dois quartos, um com 16.64 m² e, o maior, com 18.08 m². Tanto um como outro têm roupeiro embutido.

Esta moradia T2 tem, ainda, 28 m² de área exterior com deck e pérgola a resguardá-lo. É o espaço perfeito para os moradores desfrutarem de agradáveis momentos de lazer ao ar livre.

6. Linhas arquitectónicas objectivas numa moradia compacta

Projeto Quartzo: Casas  por Magnific Home Lda,
Magnific Home Lda

Projeto Quartzo

Magnific Home Lda

Mais uma proposta de uma moradia moderna para quem procura uma opção compacta e com possibilidade de reorganização dos espaços. A pedra basilar do projecto consistiu na optimização de espaços, na simplicidade dos acessos e na facilidade de utilização. A solução, explica a Magnific Home, é pensada para quem procura modernidade e conforto a um preço acessível ou, tão-somente, para quem tem um espaço de construção exíguo.

7. Moradia unifamiliar moderna

Moradia . Construção . Foros de Amora: Casas unifamilares  por aponto,
aponto

Moradia . Construção . Foros de Amora

aponto

Tem um piso e situa-se em Foros de Amora, no Seixal. A moradia de linhas depuradas evidencia-se pelas aplicações de madeira que colmatam a frieza das superfícies brancas. A casa abre-se e integra-se com o exterior através das janelas que a rasgam, sobretudo nas traseiras onde a existência do vidro não compromete tanto a privacidade e a segurança de quem está no interior.



8. Construção modular

As casas pré-fabricadas/modulares estão na moda. São mais baratas, têm um tempo de construção menor e estão-lhes quase sempre inerentes preocupações sustentáveis que são cruciais num mundo com graves problemas ambientais. Cabe realçar que as casas construídas por módulos podem ser aumentadas a qualquer momento por via da adição de mais módulos aos lados e por cima. Assim, pode começar o seu projecto com poucos metros quadrados e ir aumentando de acordo com as necessidades da sua família e circunstâncias.

9. Construir na vertical

Casas unifamilares  por homify,
homify

Fachada

homify

Como mencionámos na introdução, uma das razões que pode levar alguém a construir uma casa pequena tem a ver com a falta de amplitude do terreno. O espaço pode, no entanto, ser aproveitado na vertical tal como acontece nesta moradia unifamiliar T3, a construir no concelho de Sintra. A construção tradicional incorpora acabamentos de primeira qualidade.



10. Casa modular e low cost

PT - Vista Piscina EN - Swimming Pool View: Casas  por Office of Feeling Architecture, Lda,
Office of Feeling Architecture, Lda

PT – Vista Piscina EN – Swimming Pool View

Office of Feeling Architecture, Lda

37 000€ e 62 m². Terminamos o artigo com uma habitação modular com linhas modernas e disruptivas que dá resposta a um orçamento low cost sem desproveito do carácter arquitectónico e de uma implantação harmoniosa no terreno. Os arquitectos responsáveis pelo projecto visaram desconstruir o conceito pré-concebido de módulo, outorgando-lhe uma imagem icónica e diferenciada.

Recomendado:


De qual destas casas mais gostou? Prefere as modernas ou as que exibem linhas mais rústicas? 
Casas  por Casas inHAUS,

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!