O dia de casamento perfeito – o que precisa de saber?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

É oficial a época de casamentos está aberta!! Com a vinda da primavera e do bom tempo, inevitavelmente há bodas, muito mel e amor pelo ar, muitos são os pombinhos apaixonados a darem o nó. Sem dúvida um grande passo na vida de uma pessoa… Mas quando o amor fala mais forte, há esta certeza em oficializar a relação perante as pessoas que mais amamos à face da terra – pelo casamento.

Por detrás de uma grande festa, há grandes preparativos. Muito trabalho pela frente, isto se querem uma festa com popa e circunstâncias, marcante para vocês, como para todos os vossos convidados. Além de terem de escolher a data, o dia perfeito para vocês, mas também para os presentes. Terá de decidir se quer um casamento religioso ou civil, planear um orçamento, encontrar os fornecedores certos, o vestido, as alianças, os padrinhos, o local da festa… Se há ou não lua de mel. Enfim, há muito por onde pensar, o melhor será ter uma agenda ou um caderno, onde pode anotar todas as ideias que vão surgindo, os contactos dos vossos fornecedores, bem como todo o resto da organização (o que falta ou não). 

Hoje dedicamos todos um artigo sobre o Dia C., com seis dicas que deve considerar aliadas a seis belas inspirações, sabemos que imagens inspiradoras nunca são demais. Vamos lá em busca do casamento perfeito, porque afinal é o – SEU!!

1- Ter flores

Num casamento a decoração floral tem um papel fundamental. Elas estão presentes em diversos pontos e locais da cerimónia, desde do carro, do bouquet, nos centro de mesas, na igreja, enfim a principal decoração de um casamento são as flores. Estas representam vida, alegria, felicidade e claro cada flor terá o seu significado próprio. 

As flores escolhidas para este dia são relacionadas com a cor que se pretende. Se quer um ambiente branco, procurará flores brancas e assim sucessivamente, é claro sempre mediante a época do casamento, pois não existem todas as flores em todos os meses do ano, caso haja serão bem mais caras, pois serão fora de época. A flor mais comum é sem dúvida a rosa, sendo que esta existe em várias cores, todo o ano e preenche de forma volumosa um ramo ou um vaso. 

Para o dia do vosso casamento, terá de encontrar um profissional, florista ou decorador especializado para esse tipo de eventos, só assim poderá garantir um espaço bonito e sem stress de último hora a ir decorar os diferentes espaços. 

2- Escolher um cabeleireiro & esteticista

Este é talvez o ponto que dirá respeito mais às mulheres. Já que neste dia especial elas têm de ser as mais lindas da festa! 

Se tiverem um cabeleireiro habitual será neste que deverá apostar, por conhecê-la e saber como é o seu cabelo, irá deixá-lo mais calma e saberá dar as dicas certas. Caso não tenha, terá de encontrar um de confiança, consultando fóruns de discussão ou perguntando a amigas. É claro que terá de optar por um da área onde irá casar, quantos menos quilómetros fará melhor. Porém, tem sempre a hipótese de arranjar um cabeleireiro que faça o serviço diretamente na sua casa ou no quarto do seu hotel. 

Aconselhamos a procura de vários penteados, para partilhar as inspirações com o seu cabeleireiro, de modo a que perceba o que quer. Faça também uma ou duas provas. 

E para estar ainda mais linda, nada melhor do que um toque de maquilhagem e de um SPA e depilação nos dias anteriores. 

3- A cerimónia

Jardins clássicos por Empordà Events
Empordà Events

Boda religiosa l aire libre

Empordà Events

A cerimónia é o local marcante, é o ponto alto da festa, é onde as emoções ficam à flor da pele! Sem cerimónia não haveria casamento, não é verdade?

Para trocarem as alianças terão de pensar o tipo de casamento que querem, religioso ou civil. E a partir desta decisão escolher o local que acharem mais bonito para se realizar. As soluções são bastante variadas e Portugal tem lugares mágicos para o enlace, desde de quintas soberbas, igrejas magníficas, hotéis, praias, jardins, campos, conventos… É procurarem o local com mais significado para si. Ter em conta a burocracia e claro a possibilidade de realizar o casamento lá ou não. 

E o ingrediente mais importante para a celebração será o do amor, de preferência em abundância. 

4- Ter uma entrevista com o fotógrafo

Jardim  por Ektor studio
Ektor studio

Décoration – Mariage de C & J

Ektor studio

Se não está a dar primazia ao fotógrafo estará a cometer um grande erro. De facto, o fotógrafo é FUNDAMENTAL num casamento. De um dia tão especial, só restarão as memórias e as fotografias, por isso elas devem ser tão belas quanto especiais.

Procurem um profissional com uma boa técnica, veja os vários trabalhos dele, diga-lhe o que pretende ou que não pretende, onde deve estar naquele ou neste momento. O melhor será marcar uma entrevista com ele, para esclarecer todos estes detalhes. Mas diga-lhe claramente que este trabalho é de extrema importância para si.

Uma boa fotografia é aquela que retrata as emoções, os detalhes, num olhar apaixonante.  

5- Passear pelo local da celebração

Natureza Viva: Sala de jantar  por Inspirarte
Inspirarte

Natureza Viva

Inspirarte

O local da celebração deve ser quase conhecido de trás para a frente e de frente para trás por si. Naquele dia será a sua casa e é importante sentir-se à vontade. Faça várias visitas ao espaço, para também enquadrar a festa, a disposição das mesas, a pista de dança, o buffet ou ainda o espaço para crianças. 

Todos os profissionais têm de trabalhar em equipa e convosco noivos

6- Programa nocturno & dança até ao fecho

O casamento é uma festa, como tal, é necessário programar para este dia um momento de dança e com outras atividades. 

Os vossos convidados querem divertir-se, passar um dia feliz, por isso é importante proporcionar diferentes momentos para que todos se divirtam. Uma pista de dança e um músico DJ será uma boa aposta. No entanto, se o vosso orçamento é mais apertado poderá preparar um CD com várias músicas e pedir a um amigo para tratar desta organização, Terá de arranjar ainda, material electrónico para ter um melhor som. 

Toda esta organização deverá ser discutida com os gerentes do local, para discutir a hora do fecho, o barulho e outras condições inerentes. 

7- Nada esquecido?

Loja de Noivas | Modelação e Renderização 3D: Escritório e loja  por Rúben Ferreira | Arquitecto
Rúben Ferreira | Arquitecto

Loja de Noivas | Modelação e Renderização 3D

Rúben Ferreira | Arquitecto

É verdade são muitas as questões que deve tratar, mas se tiver tudo bem organizado e planeado, nada ficará esquecido. Os noivos tudo fazem para que este dia seja perfeito para eles, para também para todos os presentes. 

É verdade que há muito stress inerente ao Dia C., mas o que é certo que esta fase de preparação é muito boa e deixa uma saudade para sempre… Além de que tudo irá valer a pena para viverem um dia tão especial como o do vosso casamento. Sem dúvida um dos dias mais marcantes das vossas vidas.

Felicidades!!

Está para casar? As nossas dicas irão ajudá-lo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!