Uma casa moderna com paredes em betão aparente

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Uma casa moderna com paredes em betão aparente

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casas  por Kenji Yanagawa Architect and Associates
Loading admin actions …

No livro de ideias de hoje, vamos conhecer uma casa moderna com interiores onde encontramos paredes de betão aparente, uma tendência que tem vindo a ganhar cada vez mais expressão na arquitectura contemporânea. O betão aparente oferece aos ambientes uma estética minimalista e moderna, sendo, porém, necessário ter cautela em relação à decoração que deve ser equilibrada para os espaços não ficarem demasiado frios e pouco aconchegados.

A moradia deste livro de ideias é um projecto do gabinete Kenji Yanagawa and Associates. Situa-se no Japão e é, sem dúvida, o edifício que mais de destaca na rua onde predominam casas com um estilo arquitectónico tipicamente asiático.

Venha connosco!

Branca e moderna

Ser uma moradia construída perto da rua onde transitam carros e peões era um dos principais inconvenientes para os proprietários pela falta de privacidade e barulho. O problema resolveu-se, mantendo-se a fachada frontal maioritariamente fechada. O edifício destaca-se em relação aos demais. Ergue-se por via de um grande volume branco de linhas simples e rectas. Os muros são em betão aparente, uma opção que vamos também encontrar no interior.

Luz cirurgicamente colocada

Cai a noite e a fachada ganha vida através dos focos de luz que a tornam mais quente e fazem as sombras da vegetação dançar. Desta perspectiva, percebemos melhor o design da fachada. Para quebrar a monotonia do cubo sólido, há uma zona mais recuada decorada com uma árvore. Como vê, nesta zona colocaram-se janelas para a casa receber luz natural e ventilação também deste lado. Porém, a forma como se desenhou o projecto, assevera a privacidade.

Traseiras

Tendo em conta as características topográficas do lote, a casa situa-se a um nível superior em relação à estrada. Aqui, o desenho é mais simples e menos impressionante em relação ao da fachada. Neste momento, estará, porventura, a perguntar-se: mas, então, por onde entra a luz nesta casa? Já lhe vamos mostrar.

O design das escadas nas traseiras

Para as escadas no exterior, usou-se o cinzento e o branco, duas cores consistentes com as da fachada. Desta forma, as escadas harmonizam-se com o projecto, integrando-se nele. Se precisar de colocar escadas no exterior de sua casa, tenha em atenção o desenho das mesmas. Construa-as de forma coesa, sem que pareçam um “corpo estranho” e desfasado do conjunto.

Entrada

A entrada da casa oferece um amplo espaço para estacionar o carro. O piso forma um desenho geométrico que se divide entre cimento polido e pequenas pedras. Nesta área, sobressai o uso do betão aparente. Porém, entra uma generosa quantidade de luz que o mantém bem iluminado e seguro.

Sala soalheira

Ainda que as fachadas não tenham revelado a existência de muitas janelas, a casa é bem iluminada devido aos pátios interiores. A sala tem uma ampla abertura de vidro na parede que deixa entrar um bom fluxo de luz solar. As paredes brancas e o piso em madeira clara enfatizam a existência da luz, difundindo-a pela divisão. As traves em madeira que vemos ao fundo formam um ângulo de apoio que oferece personalidade ao espaço.

A sala de outro ângulo

A partir desta perspectiva, conseguimos contemplar melhor a disposição dos elementos na sala e apreciar o verde refrescante que entra pela janela. Como em quase todos os projectos modernos que lhe mostramos, o espaço é aberto e a sala de jantar e cozinha aparecem integradas. O mobiliário simples foi escolhido com bom gosto e mantém a linguagem minimalista da casa. Branco e madeira são uma combinação intemporal que fica sempre bem. É esse o caso.

Comunicação com o exterior

A grande abertura permite uma fácil comunicação com o pátio. A árvore que desponta na varanda é a mesma que vimos na fotografia da fachada. Esta é, sem dúvida, uma ideia original. Se a reproduzir em sua casa e tiver crianças, aconselhamo-lo a colocar uma guarda de vidro.

Voltando ao interior, constatamos que as paredes que ladeiam a mesa são todas de estilos diferentes, uma ideia moderna que acrescenta interesse à decoração. Ouse adaptá-la à sua casa, mas seja criterioso na escolha das cadeiras. Elas devem ter algo em comum para se preservar a harmonia no espaço.

Quarto e o betão exposto

Assim de decora um quarto onde o betão aparente prevalece. Como já mencionado, facilmente um ambiente com este tipo de paredes se torna frio e desconfortável. Porém, aqui obteve-se modernidade e conforto. A luz que entra pela janela ilumina o ambiente, as plantas são um elementos orgânicos cheios de cor que levam a natureza para dentro do quarto e a carpete fofa aos pés da cama liga todas as peças e deixa um ambiente mais cómodo e rico em texturas.

Casa de banho

O protagonista da casa – o betão aparente – mantém-se na casa de banho. Neste espaço, aparece combinado com portas de vidro que separam a banheira e a cabine de duche da zona do lavatório. A luz natural é uma constante ao longo de toda a casa e nesta área não é excepção.

Se ficou curioso com o uso do betão aparente, então leia o nosso artigo: Homify 360° – casa Portuguesa em betão

Se gostou deste projecto, então, não deixe de partilhar connosco a sua opinião! 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!