Lar doce lar

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O conceito de lar vai para além de casa, o nosso lar é o nosso abrigo, o lugar onde nos sentimos seguros. Não é um sinónimo para casa, é antes um sinónimo para aconchego e aqui não importam que divisões porque na verdade, são todas elas que nos fazem sentir esta ligação ao nosso lar.

O nosso artigo é sobre o lar e como aquilo que cada um gosta é sempre pessoal, resolvemos dar-lhe alguns exemplos de lares, isto é de espaços que podem tornar a vida de certas pessoas ainda melhores. Ainda que o lar tenha de ser algo muito seu, fontes de inspiração são sempre bem vindas e por isso mesmo vamos dar-lhe alguns exemplos de lares. Não nos vamos referir a divisões específicas da casa, vamos simplesmente fazer uma apanhado do que poderá ser um lar para determinada pessoa. Inspire-se e crie o seu!

Recantos nossos

Terraços  por Студия интерьерного дизайна happy.design
Студия интерьерного дизайна happy.design

Дизайн балкона в современном стиле в ЖК Новый город

Студия интерьерного дизайна happy.design

Quando está em processo de criação de lar há alguns aspectos importantes a ter em conta. O primeiro de todos é lembrar-se que deve ter perto de si, objectos dos quais gosta, por exemplo, se gosta de quadros, deve ter um espaço em sua casa onde estes existam. Nesta fotografia que pela sua candura nos transmite a sensação de lar – não é uma sala, não é uma varanda, é simplesmente um espaço que existe para nos fazer sentir bem – a presença dos quadros é determinante e faz metade do espaço. É uma parte da casa bonita e acima de tudo, um recanto especial do nosso lar. 

Espaços abertos

Este é um exemplo de uma casa num espaço aberto, uma espécie de estúdio onde todos os espaços partilham a mesma área. Perfeito para uma pessoa ou um casal, este é um lar simpático e convidativo. Cores claras, mobília q.b. e a magnífica opção de criar um piso superior, no qual um outro espaço existe enquanto quarto. Um lar não está obrigatoriamente associado a um espaço grande ou pequeno, mas antes a um sítio de conforto, onde nos sentimos bem.

Espaços verdes

Espaços verdes dentro de casa são sempre agradáveis e recomendam-se. Trazer a natureza para dentro de casa ajuda a que nos sintamos melhor e por isso mesmo a construir um lar. O exemplo que agora lhe damos é o de um recanto aproveitado para um jardim de inverno – chamemos-lhe assim! – se acha que um espaço verde poderia contribuir para o seu bem estar, então aqui tem a solução ideal. Obviamente não precisará de uma área tão grande, mas simplesmente de um recanto com algumas plantas.

Espaços que nos fazem sorrir

Às vezes existem aqueles pormenores decorativos que, aparenetemente, só nós compreendemos e na verdade o que é que isso interessa? Muito pouco, a nossa casa é o sítio onde nos devemos sentir bem por excelência e é por isso que espaços como o que vemos na fotografia se justificam perfeitamente. Supondo que a sua casa é também o seu local de trabalho – ter um lar e um local de trabalho concentrados no mesmo espaço não é nada fácil! – opte por soluções divertidas que lhe permitam usufruir ao máximo da sua casa, seja qual for o momento.

Casa atelier

Escritórios e Espaços de trabalho  por snow.

O exemplo que agora lhe damos é bastante especifico, uma casa que é também um atelier. Esta é uma solução muitíssimo prática – até porque na maioria dos casos o trabalho criativo não tem horário! – que poderá considerar no caso de o seu lar ser também o seu atelier.

Fazer mais com menos

A solução que agora lhe apresentamos é especialmente interessante porque é um DIY – do it yourself ou seja faça você mesmo – e por essa razão tem um valor redobrado, gostamos sempre de ver a nossa criatividade acontecer. É um espaço super jovem, com um ar super simpático e para isso não foram precisas mais do que quatro paletas de madeira e algumas almofadas coloridas! Simples e prático!

Sala de cinema

É um aficionado do cinema, então porque não criar no seu próprio lar, um local onde possa desfrutar de largas horas de prazer? Como pode ver no exemplo, um projector, uma superfície vertical lisa e alguns sofás são quanto baste  para que possa tornar o seu lar na sua sala de cinema privada. 

Horá do chá

O ritual de tomar chá pode ser algo que gosta verdadeiramente de fazer e ainda que não necessite de um lugar especifico para tal, se ele existir será certamente um requinte. Como pode ver na imagem este recanto parece ter sido criado especialmente para isto, na verdade também são este tipo de sítios que tornam a nossa casa ainda mais acolhedora e especial.

Espaços exteriores

Porque estar ao ar livre quando o bom tempo nos permite é sempre um prazer há que tornar os espaços exteriores o mais agradável possível. Nesta varanda temos tudo aquilo que precisamos, uma mesinha onde podemos fazer refeições  uma cadeira confortável para relaxar e ainda uma rede para baloiçarmos ao sabor do vento. Não lhe soa a lar tudo isto?

Recantos especiais

Por fim apresentamos-lhe o cantinho mais do que perfeito, estar rodeado de objectos pessoais que nos façam sorrir e nos tragam boas memórias, devia ser algo obrigatório, pois só desta forma sentimos que estamos realmente no nosso espaço e rodeados de coisas boas. Este sofá encostado a um canto onde existem livros, quadros e outros objectos que percebemos ser realmente pessoais, vão fazer do seu lar o seu sítio preferido de sempre.

E o seu lar como é?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!