Qual é a casa ideal para si?

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Vai comprar uma casa? Então este artigo é para si. Se vai sair de casa dos seus pais, vai mudar de casa ou vai comprar outra casa para além daquela que já tem, deve mesmo ler este artigo porque o ajudará a fazer a melhor escolha possível. Na verdade, você mesmo já deve ter percebido que há vários factores a ponderar. Em primeiro lugar deve analisar o seu orçamento familiar e definir um montante máximo de compra. Deste modo, conseguirá “filtrar” em grande parte a sua pesquisa. De seguida, deve escolher o local e o tamanho da casa, consoante o tipo da sua família – ou seja, se tem filhos ou não; se tiver, quantos tem; com quantas pessoas mora, mesmo que não tenha filhos; entre outras perguntas às quais deve responder. Por fim, deve escolher o tipo de casa que pretende e passar à decoração para dar um estilo próprio à sua habitação. Continue a ler este artigo pois, certamente, ser-lhe-á muito útil!

Decida o que precisa

Casa em Paolo Alto, California:   por António Chaves - Fotografia
António Chaves – Fotografia

Casa em Paolo Alto, California

António Chaves - Fotografia

Em primeiro lugar, tal como já referimos na introdução, é necessário decidir o que precisa. Uma casa grande porque tem uma família numerosa? Ou um T0 porque vai agora iniciar a sua vida de jovem casal? Uma casa no campo por gosta do contacto com a natureza? Ou uma casa na cidade para ficar perto do seu emprego e ter melhor acessos a todos os locais que pretende ir? Uma casa moderna ou uma casa mais rústica? Há mil e uma opções, cada uma com o seu custo e características específicas. Ao longo do artigo vamos mostrar-lhe alguns exemplos.

Localização

O primeiro exemplo que lhe mostramos é uma casa no meio da natureza, junto ao rio. Localiza-se mais propriamente na Quinta do Arnado, ao pé do Rio Douro. Esta é a casa ideal para os amantes da natureza, do campo, das plantas, dos animais, do rio – perfeita para quem gosta de fazer desportos aquáticos! Esta pode considerar-se também uma ótima casa de férias, para além de uma habitação para quem quer ter uma vida tranquila longe da agitação da cidade. Por outro lado, se é uma pessoa citadina e contemporânea e gosta de viver no meio da cidade, temos aqui a casa perfeita para si. Um apartamento localizado no centro da cidade do Porto. Queria melhor? Como já percebeu, há casas para todos os gostos e, se pesquisar, encontra também casas ao pé da praia, para os amantes do mar, da água salgada e dos pés da areia!

Dimensões

Passamos da localização para as dimensões. Uma casa grande ou pequena? Uma vivenda, um apartamento, um micro-loft? Há tantas opções… A sua tarefa é perceber qual a que melhor se enquadra no seu estilo de vida! A fotografia que lhe mostramos como exemplo, é de um loft. E o que é um loft? De certeza que já se deparou com o termo loft mas nunca chegou a perceber bem de que se trata. Basicamente, são lojas, fábricas, armazéns ou outros espaços que caíram em desuso e consiste em transformá-los em open spaces habitáveis. Apareceram inicialmente em zonas industriais em decadência, como em Soho em Nova Iorque, onde começaram a “reciclar” estes espaços. São espaços amplos, de forma geral sem paredes de divisão interna, com grande pé direito, com muita luz natural proveniente das grandes janelas e presença de materiais como cimento e tijolo tanto no chão como nas paredes.

Obviamente, tendo em conta que este conceito existe desde os anos 60, com o passar dos anos o conceito de loft tem vindo a ser adaptado nos diferentes países consoante os modos de vida e até mesmo a personalidade das pessoas que o habitam. Assim, mostramos-lhe um loft que resultou na perfeição. Luz, espaço e organização são as três palavras que melhor definem este apartamento. Decorado também com muito bom gosto, tons neutros – branco e cinzento – são os melhores para que não nos cansemos de habitar um espaço pequenino como este, mesmo que seja uma casa mais pequena que o normal. A casa ideal para um casal jovem que está a iniciar a sua vida a dois. Pelo contrário, vivendas como as que mostrámos nas fotografias anteriores, são ideais para casais já com filhos e até mesmo família numerosas.

Assim, apresentamos-lhe as características que procura quem mora num apartamento: o facto de ser um lugar fácil de cuidar diariamente; é muitas vezes mais aconchegante e seguro, permitindo com que, por exemplo, nos ausentemos mais tranquilamente no fim-de-semana. Por outro lado, a vivenda promete conforto e liberdade – pode fazer as suas próprias regras, na maioria dos casos, sem incomodar os vizinhos; espaço amplo; espaço suficiente para ter um ou mais animais de estimação; e, por último, é ideal para receber muitos convidados.

Estilo

Casas modernas por NOEM

E que estilo de casa quem? Moderna? Rústica? Sustentável? Decidimos então mostrar-lhe um estilo menos vulgar mas que está cada vez mais a popularizar-se e que é, de facto, uma alternativa de baixo custo. Estamos a falar de casa pré-fabricadas. Para quem não conhece são, nada mais nada menos, umas casinhas, geralmente de madeira que, tal como diz o nome, são pré-fabricadas antes de serem colocadas no local. O facto de serem produzidas em série numa fábrica faz com que os preços sejam de imediato mais acessíveis e, por outro lado, as condições atmosféricas não interferem na construção, diminuindo, assim, os custos. É também uma alternativa à alvenaria e ao aço, tornando-se uma solução muito sustentável. Tal como as casas tradicionais, este tipo de casas embarca tanto casas mais simples como outras mais sofisticadas. No entanto, um factor que praticamente todos os compradores destas casas têm em conta é o factor ecológico e a eficiência energética, dando importância ao isolamento e aquecimento natural, que a madeira permite. As casas pré-fabricadas de qualidade mais baratas rondam os 20 000 euros. Neste caso mostramos-lhe um projecto do atelier NOEM, em Espanha. É impossível não ficar com vontade de, pelo menos, ir visitá-la. O design moderno, as cores neutras e os materiais transmitem-nos uma sensação de enorme conforto. A sua construção durou cerca dez semanas e a instalação e montagem apenas uma semana, o que prova a rapidez de todo o processo. Só a decoração exterior é que foi realizada já no local.

Mil e uma opções

  por Modscape Holdings Pty Ltd
Modscape Holdings Pty Ltd

Cliff House by Modscape Concept external

Modscape Holdings Pty Ltd

Como já percebeu tem mais de mil e uma opções, basta escolher! Trazemos-lhe uma das opções mais improváveis… Uma casa na falésia! Não parece real, pois não? Nós sabemos! Mas é! Esta sim é uma verdadeira casa sobre o mar, com uma vista quase 360º sobre o horizonte. Os arquitectos procuram que no futuro as pessoas tenham cada vez mais conforto em casa e, por outro lado, há também quem defenda que a envolvência com a natureza traz muita qualidade de vida e a tranquilidade e calma que um apartamento num prédio no meio da cidade não nos transmite.

Coisas que não deve fazer

Quartos modernos por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Para terminar, enumeramos alguns dos erros que não pode cometer ao decorar a sua futura casa. Primeiro, não deve escolher uma casa que tenha divisões muito fechadas, pouco arejadas e sem luz natural – se escolher uma casa assim, sentir-se-á a viver numa cave. Aliás, este quarto é o oposto: está cuidadosamente bem decorado, arejado e iluminado. Em segundo lugar, não use e abuse do preto em sua casa, decorar com preto é mais complexo do que pensa. Não encha a sua casa com mil e um objectos que gosta só porque sim! Lembre-se que não quererá sentir-se sufocado nem vai querer que a sua casa pareça uma arrecadação onde guarda toda a tralha. Procure não deixar à vistas as “coisas feias” como fios eléctricos, tomadas eléctricas e furos nas paredes!

Já percebeu qual a casa ideal para si? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!