Tapetes – sugestões e soluções!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Decorar uma sala é pensar inevitavelmente num tapete, preenche graciosamente o espaço, dá-lhe um ar aconchegante e de preenchimento. É mais que um acessório ou um detalhe, há como uma união entre o tapete e o sofá, funcionam como um par, já que aquela área da sala é de conforto, uma zona zen e de bem-estar. Não obstante a necessidade, por vezes, de colocar um tapete também debaixo da mesa de jantar. 

Se o tapete existe há séculos e séculos, não seremos nós a 'quebrar' esta arte decorativa, por isso é do nosso dever transmitir e dar continuidade a esta peça tão antiga, através destas imagens e de algumas frases, para relembrar sempre que o tapete é mais que um essencial, aquece a casa e a nossa alma! E porque queremos que faça a escolha certeira, deixamos dicas e sugestões, do mais tradicional ao mais extrovertido, colorido ou com padrões, analise a sua sala e veja o qual irá encaixar.

O eterno clássico

A origem do tapete remonta a modelos persas, os primeiros ou os que sobreviveram ao tempo são hoje peças de museu, nem tanto no chão, mas sim emoldurados e quase intocáveis, são atualmente fonte de inspiração para novas criações. O tapete é uma peça de decoração tão antiga, que acompanha a humanidade desde o nascimento da civilização. Estes tapetes ao estilo persa são feitos de forma mecanizada e perduram no tempo, para os gostos mais clássicos e tradicionais. 

Serapilheira também é chique!

Sala - decoração de casa de férias: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Sala – decoração de casa de férias

Home Staging Factory

É uma decoração assinada por arquitetos de interior portugueses, Home Staging Factory, é uma empresa que se encontra na capital, mas que foi desafiada a ir até ao Algarve, para dar novo ar a esta casa de Vale do Lobo. O resultado está à vista, mantiveram a essência do Sul, pelas cores, texturas e alguns apontamentos, até as laranjas não ficaram de fora. Um espaço sedutor, que reflete a praia, um sofá azul, para o mar e um tapete em serapilheira para a areia. Uma escolha acertada para um ambiente que já é quente, o tapete neste material torna a sala leve, descomprometida e atual. O exemplo perfeito que demonstra que um tapete com um material menos nobre pode perfeitamente encher a sala de estilo, compeltando delicadamente a área.    

Toque aveludado

Um tapete aveludado, bege, mas que parece, por vezes, mais escuro pelas sombras que nele refletem. O ângulo de visão é que cria este contraste, mas que deixa passar em qualquer parte o luxo deste chão. O soalho de madeira é mais escuro, o que permite um contraste e uma distinção interessante entre o piso e o tapete. Este tapete dá toda a subtileza que uma sala precisa, se prefere algo discreto dentro da teoria do moderno, esta solução é para si. É de grande dimensão e ocupa uma grande área da sala, estando à altura do tamanho do mobiliário e do design pensado. 

Agora é só imaginar-se a pisar este tapete com o pé nu, para sentir o macio do veludo. 

De pêlo fofo

Sala de estar  por Sandra Molina
Sandra Molina

Sala Departamento Oriana

Sandra Molina

É de um dos projetos da empresa Peculiar que nos chega esta sala de estar, onde encontramos várias peças de mobiliário interessantíssimas e um décor eclético, onde é feita uma viragem entre o Oriente e o Ocidente, o luxo e a simplicidade, este ambiente é caracterizado por diversos objetos diferentes, cada um com a sua história, estilo e vivências. O tapete é, por exemplo, um peça moderna, de pêlo acastanhado. Nos últimos anos, este estilo dominou o mercado da decoração de interior, por ficar perfeito em qualquer casa, lugar ou divisão. Os pêlos deste tapete dão também preenchimento e volume, além do conforto que se sente.

Todo este ambiente e esta sala ganhou forma, vida e uma real razão de estar, porque é autêntico, genuíno e representa uma real casa para se viver.

É um tapete pequenino às bolinhas…

É um tapete pequenino às bolinhas… Poderia ser o novo hit musical!  O top 10 já o é, mas é neste artigo de hoje! Se este tapete é dos nossos selecionados é porque merece todo o destaque, primeiro pela sua originalidade, segundo pela sua ousadia e terceiro porque conquistou os nossos corações. Um tapete azul escuro, mas que está repleto de círculos brancos é no mínimo fora do vulgar, mas interessante para casas mais jovens, em que se procura diferenciar e arriscar. A cor vermelha da lâmpada e da manta vá em busca da moda francesa pela ligação que existe com o tapete. Estamos perante uma onda de 'fashionismo'!

Ilusão ótica

Não risque esta ideia de tapete, não vale a pena. Esta é para tomar mesmo nota! Quer riscas em sua casa, mas sem que seja algo definitivo? Opte por uns acessórios, como o tapete, pois são fáceis de alterar quando se fartar ou quiser trocar os riscos. A grande vantagem das riscas, seja ela para que situação for, é de ampliação do espaço, torna-o maior. Veja esta sala não dá maior profundidade? As riscas têm a vantagem de contornar alguns problemas graças à ilusão ótica que consegue criar na nossa visão. Além do mais este tapete que mantém os tons castanhos e brancos da sala ficou do nosso agrado. Dentro da linha clássica da decoração, o ambiente ficou dinâmico e criativo. 

Clean

Sala de estar  por Pygmalion Interiors
Pygmalion Interiors

Park House, Living Room

Pygmalion Interiors

Se parece uma sala de estar tirada de um filme de Hollywood, parece! Aquela sala que nos deixa sempre de queixo caído e pensamos é para quando a minha assim? Bom, ainda vamos continuar a lavar a vista, mas já podemos ver ao pormenor o que ter e comprar para ter 'a tal'. Além dos sofás, o tapete tem também o papel principal, salta à vista, melhor dizendo parece que os nossos olhos só focam esse delicioso manto bege. A grande questão que se coloca é a manutenção do mesmo. Bem ter um tapete claro ou escuro é importante limpá-lo. Como? Aspirá-lo regularmente, evitar ao máximo andar com os sapatos da rua, até porque não é muito higiénico e de vez em quando lavá-lo a seco numa lavandaria.

Obra de arte também no chão

Alcatifas EGE Carpets/ Decorpisus: Parede e piso  por Decorpisus
Decorpisus

Alcatifas EGE Carpets/ Decorpisus

Decorpisus

Pisar arte, será possível? Ao que parece a empresa portuguesa Decorpisus ultrapassou qualquer barreira e pensamento para nos dar este privilégio. Os artistas defendem o pensamento que temos vindo a falar ao longo deste artigo, um tapete não é só um tapete. Concretizam um espaço irreverente e inovador, não se esgotem possibilidades e perspetivas, são criadores e inovadores e esta imagem transpira isso. Esta alcatifa faz parte da coleção Fiels of Flow, que se carateriza por um misto de cultura indiana e escandinava. Os desenhos desta obra de arte darão à sua sala a energia que é vital, representam os cinco elementos que respeitam os símbolos do Feng Shui.

O tapete para se estar

Sala de estar  por BIMAGO
BIMAGO

Memories of Paris

BIMAGO

Há algumas mantas que podem ganhar outra vida e serem tapetes por mais que um dia. Não são só as crianças que por vezes se sentam por lá, se colocarmos umas almofadas estar-se-á confortável, pronto para jogar, ver televisão, conversar, descansar ou quiçá saborear uma refeição, à moda oriental. O tapete é o que nós quisermos e esta ideia deixou-nos de mente aberta.

A natureza desabrocha a partir do chão

Este tapete cativa, tem um grande impacto, pelas flores que estão prestes a eclodirem, pelo verde da natureza, pelo contraste das riscas pretas horizontais num fundo tão branco. Ele tinha de cá vir, sabemos que encontrará uma casa à medida. Casa de férias, de campo, de praia ou mesmo de cidade, analise primeiro o ambiente, as cores e o espaço da sua casa e talvez este tapete dará o toque de frescura e de vida para a sua sala. 

Gosta de tapetes tanto como nós? Diga-nos qual foi o seu favorito!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!