Simulação tridimensional - projecto quarto de bebé: Berçários  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Projectos de decoração 3D em Lisboa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O projecto de decoração de uma casa leva-nos por várias etapas nas quais temos que tomar decisões e fazer escolhas. Trata-se do espaço que vamos habitar e, como tal, importa que ele ofereça conforto, funcionalidade e que consigamos ver nele um reflexo da nossa personalidade e estilo. 

Hoje em dia, com a evolução tecnológica, já é possível aos decoradores, designers, arquitectos e outros profissionais da área fazerem os projectos em 3D para que os clientes possam ter uma percepção altamente realista do que esperar aquando da conclusão da obra e para que seja possível experimentar, numa imagem computadorizada, cores, materiais, móveis, revestimentos, entre outras coisas, antes de se tomar uma decisão final. Quão útil é esta ferramenta?

Ora, neste livro de ideias, damos-lhe a conhecer alguns projectos de decoração 3D levados a cabo pelo gabinete The Spacealist. Consigo, partilharemos quartos, salas de estar, salas de jantar e até um hall de entrada. Por detrás da The Spacealist está a arquitecta e designer de interiores e ambientes Joana Alverca Barros. O gabinete debruça-se sobre projectos de arquitectura, design de interiores e decoração e é com orgulho que dizemos que tem selo português. 

Conseguimos despertar-lhe a curiosidade? Então, acompanhe-nos.

Projecto #1: remodelação de um apartamento em Lisboa

Apartamento BA14.3 - Sala de estar e jantar - simulação 3D: Sala de estar  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Apartamento BA14.3 – Sala de estar e jantar – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Começamos pelo projecto de remodelação de um apartamento para um jovem casal, em Lisboa. Reforçamos, mais uma vez, que se trata de uma visualização 3D e não de uma fotografia. Porém, a precisão da modelação tridimensional é surpreendente e pode até induzir os mais distraídos em erro. 

Em Lisboa, há cada vez mais prédios antigos a ser intervencionados. Para nosso deleite, é notória a preocupação de arquitectos, designers e decoradores – e outros profissionais envolvidos nos projectos – em emprestar modernidade aos espaços sem os descaracterizar. É o caso deste apartamento onde as pré-existências foram mantidas e convivem, agora, com uma decoração moderna e jovial. 

O espaço integra a sala de estar com a sala de jantar, ambas decoradas com peças modernas e confortáveis. A paleta cromática assenta em tons sóbrios interrompidos por apontamentos vibrantes como é o caso das almofadas amarelas pousadas sobre o sofá cinza. 

Estas áreas com propósitos distintos, apesar de integradas, surgem segmentadas por elementos como as carpetes, pelo volume dos tectos e até pela própria disposição dos móveis.

Vamos ver de mais perto.

Apartamento BA14.3 - Sala de jantar - simulação 3D: Sala de jantar  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Apartamento BA14.3 – Sala de jantar – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

A sala de jantar transmite extremo conforto. Ao fundo, encontramos um móvel, com nichos e compartimentos vários, feito à medida. É o espaço indicado para os moradores acomodarem livros, elementos de decoração e outros objectos pessoais. O móvel ocupa a parede em largura e altura, oferecendo uma solução de arrumação deveras funcional e que, pela sua estética, é também decorativa. 

A mesa é, no entanto, a protagonista do espaço. Em branco e com linhas clean, surge ladeada por um conjunto de cadeiras com assentos almofadados que garantem a comodidade de quem as utiliza. Além do mais, o suave tom de cinza gera um subtil e agradável contraste. Sobre a mesa, desemboca um candeeiro, também ele moderno, a tornar o ambiente mais intimista e funcional. 

Como apoio, temos o aparador que remata a composição, aumenta o espaço de arrumação e é, claro está, um móvel elegante e decorativo. 

Apartamento BA14.3 - sala de estar - simulação 3D: Sala de estar  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Apartamento BA14.3 – sala de estar – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Rodamos o ângulo e deparamo-nos com a sala de estar onde, como dizíamos acima, o cinza aparece intervalado pela energia dos apontamentos em amarelo. Note-se que o cinza, apesar de tendência, pode ser algo impessoal e frio. Neste sentido, se o usar no seu espaço, pondere as cores que o vão acompanhar. 

O sofá tem um módulo independente que pode funcionar como repousa-pés, como banco adicional ou como módulo transformar o sofá num sofá com chaise-longue

No que toca ao móvel de televisão, privilegiou-se uma peça baixa na qual o branco dialoga com a madeira clara. 

Quarto

Apartamento BA14.3 - Master suite - simulação 3D: Quarto  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Apartamento BA14.3 – Master suite – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

O sótão foi aproveitado como suíte… e que generosa suíte! O foco deste espaço é, sem dúvida, a parede de pedra que se encontra por detrás da cama e traz um toque rústico ao ambiente a par com as vigas de sustentação em madeira. A proposta para a zona da janela prevê a incorporação de uma confortável poltrona que, acompanhada pelo candeeiro de pé, conforma um agradável recanto de leitura. 

Projecto #2: decoração para dois quartos de criança, em Lisboa.

Apartamento AL30.4 - Quarto de rapaz - simulação 3D: Quarto de crianças  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Apartamento AL30.4 – Quarto de rapaz – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Se o cor-de-rosa e o azul não estão no topo da sua lista para decorar o quarto dos seus filhos, então estes projectos são para si. Referimo-nos à decoração de um quarto de criança e de um quarto de bebé (na imagem seguinte) onde o cinza é a base do esquema cromático. É uma cor que está na moda. É refinada, intemporal e, acima de tudo, muito versátil. Este quarto tanto podia servir uma menina como um menino. 

A decoração contempla um papel de parede clássico, com riscas horizontais, a uma cama individual com gavetões da gama HEMNES da IKEA. Uma cama com gavetões é, como sabemos, uma boa escolha para o quarto de uma criança onde se acumulam brinquedos, roupas e todo um manancial de objectos que precisam de espaço para ser acondicionados. Desta forma, nada melhor do que uma peça multifuncional, neste caso uma cama com gavetões inseridos. 


Recomendado:
- Decorar um quarto de bebé com móveis Ikea

Apartamento AL30.4 - Quarto de bebé - simulação 3D: Quarto de crianças  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Apartamento AL30.4 – Quarto de bebé – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Apartamento AL30.4 - Quarto de bebé - simulação 3D: Quarto de crianças  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Apartamento AL30.4 – Quarto de bebé – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

O quarto de bebé favorece, também, o cinza, ainda que aqui a carpete seja cor-de-rosa, o que denuncia que a bebé é menina. Este quarto de bebé segue o estilo do anterior com peças modernas e funcionais. O papel de parede enriquece o ambiente, tal como os apontamentos decorativos espalhados por toda a divisão: o candeeiro a difundir uma luminosidade que torna a atmosfera serena, as almofadas, as mantinhas e os brinquedos da pequenina lá de casa.

Projecto #3: decoração de uma moradia unifamiliar

Casa BL18 - Sala de estar - simulação 3D: Sala de estar  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Casa BL18 – Sala de estar – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Casa BL18 - Sala de jantar - simulação 3D: Sala de jantar  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Casa BL18 – Sala de jantar – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Prosseguimos para o projecto de interiores e decoração de uma moradia unifamiliar, na Sobreda da Caparica, onde foram remodeladas a sala de estar, a sala de refeições e a suíte principal (não nos foram disponibilizadas imagens desta última).

O espaço social da casa tem a sala de estar e a sala de jantar semi-integradas. Dizemos semi porque há volumes que as demarcam espacial e visualmente, ainda que não as fechem totalmente em relação uma à outra. Deste modo, conseguiu-se manter o espaço fluido, articulado e moderno, mas com áreas resguardadas e acolhedoras. 

Pedimos-lhe especial atenção para o móvel que separa a sala de estar e de jantar que, para além de funcionar como estrutura divisória, ainda incorpora compartimentos para arrumação e espaço para a televisão. Ao lado, e antes de se chegar à sala de jantar, foi criado como que um recanto de leitura aquecido e iluminado pela lareira. 

Do lado de cá, temos a zona de refeições com uma mesa em madeira rodeada por cadeiras com assentos em tecido branco, em jeito de contraste com a primeira. O candeeiro vermelho coroa a mesa e enriquece e cria uma coesão com a decoração da sala de estar onde também existem apontamentos em vermelho a dialogar com o azul, a madeira clara e o branco. 

O que acha deste fantástico espaço? A nós, parece-nos o ambiente perfeito para uma vida familiar confortável e para receber os amigos!

Projecto #4: projecto de decoração de quarto de criança

Casa MM - Quarto criança - simulação 3D: Quarto de crianças  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Casa MM – Quarto criança – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Casa MM - Quarto criança - simulação 3D: Quarto de crianças  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Casa MM – Quarto criança – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Continuamos para o projecto de decoração do quarto de uma menino de três anos, em Anadia, que tinha como maior condicionante a utilização de uma cama de casal, sendo, portanto, primordial que a solução proposta pudesse evoluir com a criança. Repare que, à medida, que a criança vai crescendo podem-se alternar os pormenores decorativos. As peças demasiado infantis podem dar lugar a umas que satisfaçam o gosto de um adolescente e, por fim, de um jovem a entrar na idade adulta. Para quem não pretende substituir, constantemente, os móveis e a decoração do quarto de um filho, esta é, sem dúvida, uma boa aposta.

A escolha de cores, neste quarto, sobressai pela frescura. O amarelo dialoga, na perfeição, com o verde menta e, claro, com o branco e o cinza. Para a parede em frente à cama, prevê-se a colocação de uma secretária com um baú para os brinquedos, ao lado, e que também pode ser usado como sofá. As prateleiras suspensas são ideais para se colocarem os livros com as mais apelativas capas. 

O papel de parede volta aqui a fazer toda a diferença para elevar o quarto do ponto de vista decorativo. 

Projecto #5: quarto de bebé em Lisboa

Simulação tridimensional - projecto quarto de bebé: Berçários  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Simulação tridimensional – projecto quarto de bebé

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Simulação tridimensional - projecto quarto de bebé: Berçários  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Simulação tridimensional – projecto quarto de bebé

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Segundo a The Spacealist, para este quarto de bebé pretendia-se um ambiente tranquilo, elegante e prático com áreas funcionais diferentes. Assim, para além das imprescindíveis áreas de arrumação, de descanso e de relaxamento, houve ainda espaço para a adição de uma área de brincadeira e descoberta para incentivar e acompanhar o desenvolvimento da criança. 

É, de facto, um verdadeiro quarto de princesa onde nenhum detalhe foi descurado. 

Projecto #6: remodelação de interiores de moradia em Cascais

Casa CA231 - Entrada - simulação 3D: Corredores e halls de entrada  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Casa CA231 – Entrada – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Terminamos com um projecto de interiores que surge na sequência de uma parceria a nível do projecto de arquitectura.

Foram estudados, em detalhe, alguns compartimentos, entre os quais se inclui o hall principal. As imagens 3D serviram para ajudar os clientes na escola dos revestimentos, da iluminação,do mobiliário por medida, entre outras coisas.

O hall de entrada foi aproveitado ao centímetro. Planeou-se um móvel à medida para preencher o vão das escadas que é uma área com enorme potencial que é, não raras as vezes, descurada. Os armários, de estilo minimalista, harmonizam-se com o estilo da moradia e são extremamente úteis para os proprietários chegarem a casa e pousarem/arrumarem aquilo que transportam consigo como casacos, carteiras e tudo o resto.

Casa CA231 - Instalação sanitária meninas - simulação 3D: Casas de banho modernas por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Casa CA231 – Instalação sanitária meninas – simulação 3D

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

Ainda na mesma moradia, foram remodeladas as casas de banho. Privilegiou-se, nesta casa de banho para meninas, uma mescla entre o cinza e o rosa dos lavatórios. O espelho ocupa, na totalidade, a parede por detrás dos lavatórios, propiciando profundidade e dimensão ao espaço. A parede lateral inclui nichos com fundo cinza que servem como úteis áreas de arrumação. Em termos de iluminação, favoreceram-se spots LED embutidos.

De qual destes projectos mais gostou? Já conhecia a The Spacealist? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!