Apartamento pequeno para toda a família? Saiba como!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Muitas vezes começamos a dar os primeiros passos na vida adulta sem ver a big picture: imaginamo-nos sozinhos ou com um companheiro, mas não nos lembramos que a seguir vem o primeiro filho, quando damos conta já temos um irmão para ele e de repente ou miúdos começam a pedir um cão. Juntar a isto tudo a acumulação de objectos e mobiliário, os livros da escola, as papeladas da dissertação ou da tese… e de repente, soma-se a esta parafernália o caos! Soa-lhe familiar?

A família cresceu, se calhar mais do que estava a contar, e de repente ficou sem espaço para toda a gente – mas não se preocupe: respire fundo e veja quais as soluções que temos para si! Bem sabemos que nem sempre há orçamento para grandes obras ou para mudar de casa, portanto o segredo está em olharmos para o que temos e tentarmos fazer o melhor com isso. Hoje apresentamos-lhe várias ideias que poderá utilizar quer para ganhar espaço, quer para criar a sensação de que a sua casa é maior do que aparenta! Naturalmente será necessário algum investimento, mas com certeza que o resultado final vai valer a pena! Vamos a isto?

Aposte nos open spaces

Blanco Interiores - Projecto Habitação: Salas de estar modernas por Blanco Interiores
Blanco Interiores

Blanco Interiores – Projecto Habitação

Blanco Interiores

O conceito de open space remete-nos a um espaço amplo e aberto, onde dezenas ou centenas de pessoas trabalham. No caso específico de uma habitação, a ideia é aproveitar o melhor possível as áreas maiores, como por exemplo a sala. É verdade que lhe reduzirá um pouco a área de circulação, mas em vez de olhar para a sua sala apenas como sala de estar, que tal criar várias zonas? Escritório, sala de jantar e sala de estar. Ou um espaço para os miúdos brincarem enquanto os adultos vêem televisão. As soluções são variadas, mas claro que dependerá da área útil da divisão em questão. Assim sendo, analise bem o espaço disponível e tente re-arranjar da melhor forma o mobiliário com vista a ganhar mais zonas dentro da mesma divisão. Comece por ver qual é a divisão com maior área da sua casa e faça, a partir daí, planos para a modificar! Se sentir que não é capaz, peça ajuda a um profissional que lhe apresentará os melhores projectos dentro dessa limitação.

Prefira o branco

Apartment in Belém, Lisbon: Cozinhas escandinavas por Lagom studio
Lagom studio

Apartment in Belém, Lisbon

Lagom studio

O branco é o melhor amigo das divisões pequenas. E porquê? Porque não só ajuda a manter o espaço com um aspecto mais limpo (qualquer nódoa ou mancha será notada, logo a rapidez com que a limpará será maior) como ainda reflecte a luz que incida sobre ele. Desta maneira, use e abuse desta cor quer em espaços pequenos, quer em espaços com pouca luz natural. A ideia é imprimir no espaço a sensação de ter áreas maiores. Evitar puxadores de portas, muita ornamentação e limites bruscos também ajuda ao aumento desta sensação. Por isso retenha: branco, branco, branco! (ou, vá, cores mais claras e neutras)

Adquira mobiliário flexível

Duas camas rebativeis de solteiro: Quarto  por GenesisDecor
GenesisDecor

Duas camas rebativeis de solteiro

GenesisDecor

Um dos grandes segredos de ter tudo o que precisa dentro da sua casa, mas conseguindo ter áreas com grande versatilidade é precisamente ter mobília que se esconda ou se transforme quando não está a ser necessária na sua forma natural. Se ainda não percebeu exactamente o que isto é, temos uma palavra para si: sofá-cama. Uma invenção genial, não acha? Pois bem, o sofá-cama é daquelas peças essenciais para quem gosta de receber amigos ou família e não tem um mini hostel dentro de casa, pois haverá sempre uma cama extra para alguma visita que chegue entretanto. Mas há outras soluções, como por exemplo estas camas da Genesis Decor que lhe permitem ter uma sala de estar confortável e à noite tornam a divisão num quarto de visitas!

E que tal uma mezzanine?

As mezzanines, para quem é leigo nestas questões, é um patamar que se localiza entre o rés do chão de uma casa e o primeiro andar da mesma e que tem como acesso uma escada ou um elevador. No fundo, funciona como um meio andar, que pode ser utilizado de variadíssimas formas! Para um apartamento pequeno com um pé direito considerável, pode usá-lo como um quarto, uma sala de estar ou um escritório; no caso de ter um pé direito normal, pode fazer na sua mezzanine o espaço para uma cama ou para a sala de vídeos e de jogos dos mais pequenos. Mais: mesmo que não seja uma mezzanine muito alta, pode aproveitar o espaço inferior para criar arrumação, como gavetões, armários embutidos ou uma arrecadação!

Tire partido da luz natural

Pode ter os melhores candeeiros com as lâmpadas mais caras… mas sem dúvida que a luz mais bonita é a natural! Qualquer compartimento fica mais bonito quando inundado pela claridade do céu ou pelos raios do Sol. Assim sendo, aposte fortemente nas suas janelas, instalando janelas maiores, paredes envidraçadas ou portas deslizantes para possíveis varandas ou jardins. É importante que se foque neste aspecto, pois a quantidade de luz natural é directamente proporcional à sensação de áreas maiores, uma vez que quanto maiores forem os vidros mais luz entra e maior parece o espaço. Além disso, uma abertura directa para a rua dá a ideia de não estarmos enclausurados. Precisa de mais razões para abusar das janelas lá em casa?

Vidro… vidro everywhere!

Moradia travessa Clube dos Caçadores -Gondomar-lote1 : Cozinhas minimalistas por Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda
Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda

Moradia travessa Clube dos Caçadores -Gondomar-lote1

Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda

E quem diz vidro diz plástico, acrílico ou qualquer transparência que seja passível de ser utilizada na sua mobília – o leitor é que escolhe! E porquê? Porque lhe vai permitir acabar com alguns limites e ter uma visão mais além, pois nada o vai impedir de ver os sofás, o tapete ou até as cadeiras da sala de jantar. Os materiais transparentes, tal como já falámos anteriormente, vão ajudá-lo a criar a sensação de ampliação do espaço, acabando por não se sentir dentro de um ovo (de tão cheia que a casa pode ficar!). Desta maneira, se tem uma casa pequena cheia de gente, opte por alguns apontamentos transparentes (mesas, cadeiras, poltronas… ) – verá como não se vai arrepender!

Gostou das nossas dicas? Qual é que vai aplicar em primeiro lugar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!