6 formas de poupar todo o ano

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Quem quer poupar dinheiro?! Todos queremos, pois então pare tudo e tire 10 minutos para nos ler, vai ver que temos algumas sugestões fantásticas para lhe dar. Que os tempos estão difíceis, já todos sabemos, mas como as lamentações não nos levam a lado nenhum, há que deitar mãos à obra e começar a usar soluções que façam a diferença. A poupança vem acima de tudo do nosso dia a dia, das pequenas coisas que podemos fazer todos os dias. Não é objectivo deste artigo ensiná-lo a fazer uma fortuna, nada disso, queremos simplesmente fazê-lo ver que há pequenas coisas que pode fazer, diariamente, que o vão fazer poupar uns trocos, como já diz o velho ditado grão a grão enche a galinha o papo e por isso há que começar por algum lado. Se ainda não é adepto de todas as dicas que temos para lhe dar, opte por ser, acredite em nós quando lhe dizemos que não se vai arrepender.

Desligue as luzes e o aquecimento

Casas de banho rústicas por von Mann Architektur GmbH
von Mann Architektur GmbH

Badezimmer im Dachgeschoss

von Mann Architektur GmbH

Este é o ponto mais básico e obrigatório deste artigo. Já nos aconteceu a todos, irmos à cozinha buscar qualquer coisa e deixar a luz ligada durante não sei quantas horas, certo? Pois! Isto é precisamente o tipo de coisa que nunca pode acontecer, nunca! Tem de ter atenção a estas pequenas coisas porque um esquecimento aqui, outro esquecimento ali vai ter consequências no fim do mês e isso não será nada bom. É uma coisa que por ser tão básica não nos lembramos. O mesmo se passa com os aquecedores, se não está em determinada divisão lembre-se de o desligar antes de sair, não faz sentido estar a aquecer uma divisão onde não está ninguém. Se ainda não tem estas coisas interiorizadas, vai interiorizando a pouco e pouco, vai ver que fará toda a diferença nos seus gastos.

Orçamento

A primeira coisa que deve fazer é um orçamento geral do dinheiro que tem para gastar por mês. Com isto estamos à espera que do dinheiro que entra em casa todos os dias, tire uma parte para as coisas de casa, aquelas que são mesmo indispensáveis e o resto vá poupando. Ter uma casa bonita, não depende unicamente de ter muito dinheiro, depende em primeiro do seu gosto, claro está e depois das coisas que adquire para ela. O segredo está em ir adquirindo aos poucos sem perturbar muito o orçamento mensal que temos. Se está a começar a decorar a sua casa ou se pretende renová-la a pouco e pouco, há que ir com alguma calma, não precisa de comprar tudo ao mesmo tempo, vá comprando uma ou outra coisa por mês, de forma a não perturbar as economias que tem estipuladas.

Planeie as suas refeições

Algo em que pode poupar imenso dinheiro é precisamente nas refeições que faz em casa, para isso baste que as planeie pelo menos semanalmente. Desta forma, quando tiver que ir ao supermercado , terá desde logo definido aquilo que realmente precisa em vez de andar aos papéis e a comprar coisas que acha que lhe podem fazer falta. É uma questão de organização, se implementar este sistema – sim sabemos que nem sempre estamos com disposição para planear tudo tão em pormenor, mas faça o esforço! – vai acabar por se habituar muito rapidamente e depois vai ser mais uma rotina como outra qualquer, vai ver que a sua carteira agradece e claro, você também.

Pense à frente

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel: Cozinhas campestres por SegmentoPonto4
SegmentoPonto4

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel

SegmentoPonto4

Este ponto vem propositadamente na sequência do anterior, já que tem que ver com planificação. É sempre importante planear, sendo que planear tem que ver com pensar mais à frente. Praticamente tudo é susceptível de ser planeado e a verdade é que quando o fazemos, dificilmente as coisas correm mal. Falamos, claro está de planear a curto prazo e em coisas muito práticas, como são por exemplo as refeições. Se tiver os dias seguintes sempre debaixo do seu controlo, vai ver que as coisas correrão melhor!

Espere pela época dos saldos

Este é um grande truque para que o dinheiro não lhe voe da carteira. Claro que muitas vezes queremos comprar as coisas no momento imediato que as vemos, porque são objectos de desejo, porque nos queremos fazer um miminho ou fazer um miminho a alguém e a tentação acaba por ser mais forte. Compreendemos tudo isto, contudo se queremos poupar, temos de ter uma certa disciplina ou a coisa não funcionará a nosso favor, é só isto que lhe temos a dizer. Se viu um candeeiro novo que adorou, mas que não é uma coisa de que precisa assim tanto, não se atire de cabeça aguarde pacificamente e sem dar demasiada importância ao assunto, na época dos saldos vá lá espreitar, se ele ainda lá estiver, saiu-lhe a sorte grande, se não, o mais certo é que e encontre um outro que também o vai satisfazer, se tal também não acontecer, sinta-se feliz com o candeeiro que tem em sua casa. A nossa capacidade de aceitação passa também por estas pequenas coisas.

Feche as janelas

Closet: Quarto  por Cenariwood

Por fim o último conselho que temos para lhe dar tem que ver com fechar as janelas. Isto serve para uma coisa muito simples isolar o calor ou frio. Claro está, que é imperativo que areje a sua casa e faça-o quantas vezes achar necessário, contudo para que preserve o calor ou o fresco dentro de determinada divisão, lembre-se de fechar as janelas. Se for para proteger a casa do calor, não se esqueça de baixar as persianas, a simples luz do sol é também uma fonte de calor. Se fizer isto regularmente vai ver que o ar condicionado terá um uso muito mais razoável. Dicas para poupar é o que se quer!

Gostou?! Deixe a sua opinião abaixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!