Como é que a cor afecta a atmosfera da sua casa

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Já todos estamos fartos deste inverno que parece não acabar – é assim todos os anos, não é? – e a querer que a primavera chegue e traga consigo as suas maravilhosas cores que enchem os nossos dias de alegria. Como a primavera está quase quase aí à porta, mas como os dias até lá chegar são sempre os mais complicados, temos para si um artigo cheio de cor e vida. Como todos sabemos as cores têm um efeito em nós e isso aplica-se à roupa que vestimos, mas também às cores da nossa casa. Acreditamos que cada pessoa tem diferentes relações com as as cores, não é por acaso que uns têm como cor favorita o preto e outros o cor de rosa! Contudo elas trazem sempre uma aura especial, é precisamente sobre isto que lhe queremos falar um. Temos divisões super coloridas para lhe mostrar, venha connosco e anime-se!

Verde

O verde é a cor da esperança, da liberdade, da saúde e da vitalidade. Ela é uma cor que em nada passa despercebida, basta olhar para o exemplo. Agora pode dizer-nos que este exemplo é um pouco extremo e nós teremos de concordar, mas perguntamos-lhe: não lhe parece que a forma como a cor é usada resulta perfeitamente no espaço, nós diríamos que sim! O facto de uma vez mais o espaço ser desafogado e as paredes desta casa exibirem várias e diferentes obras de artes, torna-o super contemporâneo e excêntrico com conta peso e medida. Podemos dizer-lhe que não é fácil conseguir um resultado tão perfeito quanto este, mas encontrando o equilíbrio certo, ele vai ser motivo de espanto para quem entre nesta casa.

Azul

Sala de jantar em Lisboa: Salas de jantar modernas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Sala de jantar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

O azul é a cor da serenidade, da tranquilidade e da harmonia, coisas que todos nós queremos sentir em nossa casa.  Esta é também uma cor com muita presença, na imagem que vemos, a presença do azul é muito forte e funciona muito bem porque o espaço é relativamente amplo. É importante notar que uma cor assim funciona melhor em divisões amplas que não queremos decorar exaustivamente. Esta cor por si só tem muita presença e portanto quanto mais clean for o resto da divisão, melhor ela resultará. A sala de jantar que vemos é um exemplo primoroso de como a cor pode ser muitíssimo bem usada em grande escala e resultar na perfeição. No fundo é uma questão de equilíbrio, é sempre sobre equilíbrio, lembra-se disso?

Vermelho

O vermelho significa paixão e energia e onde quer que ele se encontre  uma coisa é certa, não passa despercebido. Como pode constatar este é um uso da cor bastante diferentes dos dois exemplos anteriores e o porquê é fácil de compreender. Não duvidamos que alguém com extrema mestria decorativa fosse capaz de fazer algo muito semelhante ao que vimos em cima – apesar de acharmos que não é nada fácil! – ainda assim a forma como ele é utilizado não faz com que ele passe nem por um minuto para segundo plano, pelo contrário ele é a cor principal desta divisão e ainda que exista mais sobre a forma de apontamentos, do que superfícies é um uso exímio desta cor. 

Cor de rosa

HAPPY HOME 2014: Salas de estar mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

O cor de rosa significa romantismo, ternura e ingenuidade, sentimentos e emoções que todos devíamos sentir pelo menos um bocadinho, pois são de uma pureza inigualável. Na decoração, basta olhar para a imagem, acha que esta sala seria a a mesma se aquele sofá e tapete não estivessem ali? Não seria com certeza, o cor de rosa traz, sem sombra de dúvida, aquilo que lhe dissemos no início do parágrafo. Esta sala de decoração super descontraída ganha pontos ao usar de uma forma tão expressiva as cores. Há quem tenha medo de usar cor de rosa, mas acredite que não há razão para isso, trata-se de uma cor maravilhosa que confere um toque de magia onde quer que se encontre.

Laranja

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Cor de laranja significa alegria, prosperidade, vitalidade e sucesso. As cores quentes têm esta capacidade de tornar tudo mais quente, passamos a redundância. Sempre que há um toque de cor quentes num espaço, ele torna-se mais aconchegante como podemos constatar pela imagem. Em primeiro lugar há que dizer que tudo existe na proporção certa – demasiado laranja ou apenas cores quentes podem fazer com que o espaço se torne demasiado histérico e isso não é algo que queiramos para a nossa casa! – mas se os usarmos subtilmente sob a forma de apontamentos escolhidos a dedo eles vão, com certeza, resultar. Repare que aqui o cor de laranja existe apenas pela presença das almofadas e não lhe parece que ele brilha em todo o seu esplendor? Brilha pois! Uma vez mais, é saber escolher os elementos certos e colocá-los no lugar perfeito, o resto acontece por si só!

Amarelo

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

O amarelo significa luz, calor, descontração, optimismo e alegria. No fundo esta é uma cor cujo uso é muito semelhante ao do cor de laranja, embora exista, na nossa opinião, uma margem um bocadinho maior no que a esta diz respeito. O amarelo é sem dúvida uma cor cheia de luz, é a cor quente por excelência e somos super a favor do seu uso, porque vai trazer sempre uma bocadinho de sol para dentro da sua divisão. Neste exemplo, vemos que o seu uso é também cuidadoso, contudo não há problema nenhum em arriscar ter dois sofás amarelos na sua sala, bem pelo contrário são eles que dão a vida e alegria que esta divisão tem. Bem equilibrados com o cinzento e o branco, concretizam uma decoração fabulosa que nenhum de nós se importaria de ter em casa. Verdade ou mentira?

Sente-se inspirado para dar um novo toque de cor à sua casa?! Partilhe connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!