Ilumine a sua casa sem ter de gastar uma fortuna

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Todos nós gostamos de sentir que a nossa casa é um espaço iluminado. A luz natural nas nossas casas é uma benção e ainda que muitas vezes tenhamos que lidar com o facto de ela não ser directa, a sua presença torna os nossos dias mais fáceis. A conclusão a que podemos chegar é que a luz é super importante para o nosso bem estar e por isso mesmo aquilo que pretendemos com o artigo de hoje é dar-lhe algumas sugestões para que possa iluminar a sua casa sem gastar uma fortuna. É bastante mais fácil do que à partida pode parecer e vai ver que todas elas são intuitivas e fáceis de perceber porque resultam. Se sente que a sua casa é mais escura do que aquilo que gostaria, aconselhamo-lo vivamente a ler este artigo pois vai, com certeza, ter ideias luminosas, no sentido literal da palavra! Deixemos a luz entrar!

Janelas grandes

Nada melhor e mais perfeito para deixar entrar a luz do que janelas de grandes dimensões. Contra isto, venham as soluções que vierem, nada existe a fazer. Escolhemos esta imagem porque para além de ser inspiradora é uma fachada que nos faz querer ir até lá e aproveitar a luz do sol. Claro que este é um exemplo extremo, no sentido em que nem todos temos possibilidade de ter uma casa destas dimensões, contudo a ideia é acentuar o facto de janelas grandes serem a melhor e mais saudável fonte de luz para a sua casa. Já sabe, na possibilidade de escolher, escolha sempre janelas grandes.

Use o branco como cor principal

cor branca é a que mais luz reflecte e por isso a sensação de uma casa iluminada acaba por estar muito presente. Ainda que esta seja uma cor que privilegie a luz, há que ter algum cuidado para que o espaço não se torne enfadonho ou mesmo triste, branco sim, mas sempre com uma apontamento de cor. No exemplo fotográfico apesar haver uma grande prevalência desta cor, existe o quadro em lousa e os cestinhos em verga que conferem um determinado ritmo ao espaço. É precisamente em algo deste género que deve apostar, o resultado é muito apelativo, como pode constatar.

Faça contrastes de luz através das cores

Salas de jantar rústicas por Marcello Gavioli
Marcello Gavioli

BioMalta RAL 7010 Grigio Tenda

Marcello Gavioli

Na teoria da cor, uma cor só o é a partir do momento em que tem luz em incidir sobre ela – é por isso que se costuma dizer que o negro, por não reflectir, é ausência de cor – por isso mesmo escolha cores variadas num sítio em que a luz incida e dê uma nova alegria ao espaço. O espaço que vemos parece estar inundado de cor, mas na verdade é pelo uso da fila de almofadas coloridas que ficamos com essa sensação, por esta razão aconselhamo-lo a que escolha um lugar visível e de preferência bem iluminado, para que os apontamentos de cor o façam brilhar ainda mais.

Use espelhos para reflectir a luz

A utilização de espelhos transforma pequenos espaços em grandes ambientes: Sala de jantar  por Sara Santos Arquitecta
Sara Santos Arquitecta

A utilização de espelhos transforma pequenos espaços em grandes ambientes

Sara Santos Arquitecta

O uso de espelhos é assim uma coisa quase mágica! Dizemos isto porque as suas repercussões no espaço são algumas, sendo que neste caso aquela que mais nos interessa é o facto de estes reflectirem luz e por isso  conferirem ao espaço uma nova e mais poderosa luminosidade. A verdade é que nem necessita de muitos candeeiros ou fontes luminosas, nomeadamente, se o espelho que tiver na parede for grande, a luz será espalhada por todo o lado de igual forma. Para além disto o uso de espelhos grandes tem outra vantagem preciosa, o facto de tornar as divisões maiores, pelo menos no dobro! Espelhos, sim por favor! 

Paredes de vidro

Casa em Braga: Quartos modernos por CASA MARQUES INTERIORES

A fotografia de abertura do artigo já mostrava grandes paredes envidraçadas, ainda assim, pegamos neste exemplo mais específico. Uma parede, que em vez de uma parede é uma janela, é algo fantástico, a sensação de que o quarto – neste caso concreto – se prolonga indefinidamente mas que ainda assim estamos protegidos no nosso cantinho, é muito boa. No fundo quando temos janelas assim, não só temos uma entrada de luz de grandes dimensões, como o privilégio de estar mais em contacto com o exterior. Uma boa opção que aconselhamos vivamente.

Divisões de vidro

As divisões de vidro são muito populares nomeadamente no que diz respeito a casas de banho. O facto de haver algo a dividir o espaço que não ocupa espaço visual – o facto de vermos através dele torna o espaço mais amplo e desafogado – são uma mais valia, principalmente, para espaços pequenos. O exemplo que vemos na imagem prova isso mesmo, estamos perante uma casa de banho bastante pequena – e de extremo bom gosto, há que dizê-lo! – e o facto de ser um espaço aberto fá-la respirar de forma a evidenciar os tons da madeira e do dourado.

Divisórias do espaço

Pelos mais diversos motivos podemos ter necessidade de dividir um espaço que à partida não era suposto ser dividido. Para tal efeito há várias coisas que podemos fazer e se não quisermos optar por uma parede física – o trabalho que isto nos vai dar, será mais que muito e outras soluções existem! – pode optar por algo muito semelhante ao que vê na imagem. A nosso ver uma opção deste género tem várias vantagens, a começar desde logo pelo facto de ser um acessório decorativo fora do comum e depois no que diz respeito à luminosidade que este potencia. Temos até aqui vindo a falar-lhe de como tornar a sua casa mais luminosa e esta é mais uma das coisas que pode fazer, cujo resultado pode ser muito interessante. Na verdade, mesmo que não tenha necessidade de dividir nada, este pode ser um acessório decorativo muito fora do comum que vai trazer uma dinâmica fora do vulgar – formas geométricas são sempre óptimas para dar ritmo! – portanto se tiver assim um cantinho aí em casa que lhe pareça mais triste pense numa solução deste género, vai ver que não se vai arrepender! 

Gostou do nosso artigo?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!