Villa Salema: Jardins mediterrânicos por Jardíssimo

7 Ideias de jardins para entradas de casas, no Algarve

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Ideias e mais ideias… A homify não quer faltar com nada aos seus leitores, por isso, queremos ser uma porta aberta à inspiração, mas também a um mundo de profissionais que consegue conhecer e descobrir graças às imagens que vão partilhando na plataforma. Como é o caso dos arquitetas paisagistas da Jardíssimo, uma empresa Algarvia bastante requisitada na área. 

O jardim de uma vivenda permite enaltecer toda a sua beleza. Por isso, é fulcral encontrar a melhor solução para tirar partido de cada traço da habitação. Há plantas, planeamentos e tantas outras escolhas e decisões que devem ser rigorosamente pensadas, de modo a não criar jardins e espaços confusos, que serão negativos em termos paisagísticos. 

Partilhamos neste livro de ideias, algumas sugestões para criar uma bonita entrada de jardim, a partir de trabalhos realizados pela Jardíssimo. Confira-as!

1. Criar um caminho com bananeiras e palmeiras à volta

Casa Raio de Luz: Jardins modernos por Jardíssimo
Jardíssimo

Casa Raio de Luz

Jardíssimo

E se juntarmos um três em um, o que nos diz? De facto, criar um caminho com bananeiras não só permite embelezar, criar sombra e obter bananas.

Aqui temos uma bonita entrada de casa, bastante diversificada entre pedras, bananeiras, palmeiras e outras plantas. O caminho foi desenhado por pedras maiores, colocadas em ziguezague, criando assim uma dinâmica ao ambiente exterior. A diversidade de plantas cria uma jogo de cores e de alturas.  

2. Um caminho comprido num estilo mais minimalista

Casa Raio de Luz: Jardins modernos por Jardíssimo
Jardíssimo

Casa Raio de Luz

Jardíssimo

Há caminhos mais longos até chegar à entrada de casa, como é o caso desta moradia. Neste sentido e para maior conforto dos seus utilizadores, os profissionais optaram por criar uma grande escada, também num design assimétrico, de modo a obter um certo movimento visual. Paralelamente às escadas colocaram casca de pinheiro e várias plantas de verdes e tamanhos diferentes. 

Sabia que:

a casca de pinheiro é um dos materiais mais utilizados para criar uma camada protetora na terra? É verdade, este material orgânico é prático e apresenta vários pontos positivos, pois evita o crescimento de ervas daninhas, conserva a humidade da água (até 80% do seu peso), evita e erosão e compactação dos solos. Alem disso, oferece às plantas uma boa proteção contra o frio e a longo prazo e ajuda a melhorar os níveis de humus do solo. 

3. Jogo de texturas e cores

Casa Raio de Luz: Jardins modernos por Jardíssimo
Jardíssimo

Casa Raio de Luz

Jardíssimo

A natureza oferece-nos tanta diversidade que não tiramos partido de tudo. Acabamos sempre por decorar os nossos jardins da mesma maneira: com relva, algumas árvores e plantas (sempre as mesmas: roseiras, tulipas, magnólias… ). Por isso, toca a inovar e criar a entrada de casa mais bonita da aldeia e arredores! Aqui, revestiram o solo com pedras, casca de pinheiro, oliveiras, alfazemas e outros arbustos/plantas. 


Se precisar de ajuda, não hesite em contactar os arquitetos paisagistas da Jardíssimo. Para mais informações: 

4. Oliveirinha da serra…

Jardim Contemporâneo com Áreas Espaçosas : Jardins de fachada  por Jardíssimo
Jardíssimo

Jardim Contemporâneo com Áreas Espaçosas

Jardíssimo

A oliveira tem ganho terreno no mundo da arquitetura paisagista e não podemos ficar mais felizes por isso. E quanto mais velha for a oliveira, mais rico ficará o seu jardim (em todos os aspetos!). É possível adquirir no mercado oliveiras já bem vividas, têm um custo mas a verdade é que o jardim fica muito mais bonito. É um investimento como qualquer outra coisa que fará pela sua casa. 

Neste jardim, os profissionais optaram por plantar várias oliveiras, criando um caminho divertido e muito próprio do trabalho da Jardíssimo, onde não falta criatividade e personalidade. 

5. Criar um ambiente exótico

Jardim Contemporâneo com Áreas Espaçosas : Jardins de fachada  por Jardíssimo
Jardíssimo

Jardim Contemporâneo com Áreas Espaçosas

Jardíssimo

Projetar uma entrada de jardim é como criar a entidade de casa, já que esta funciona como o passaporte da moradia. Dá a entender o estilo e a sua preocupação com a habitação. Por isso, cuide dela, tal como interior de casa. 

Se o estilo exótico corresponder mais ao seu gosto, então não hesite em avançar com o projeto, tal como fizeram os moradores desta casa algarvia.

6. Sebes para criar movimento

Villa Salema: Jardins mediterrânicos por Jardíssimo
Jardíssimo

Villa Salema

Jardíssimo

Neste jardim ortogonal, onde os muros pintados de branco, as sebes e os caminhos compartimentam o espaço, acabando por defini-lo. O jardim desenvolve-se em patamares e os relvados próximos da casa são intersectados por sebes que quebram a monotonia do verde e da horizontalidade.

Leia ainda: Planeamento e criação de jardins em Lagoa.

7. Iluminar, sempre!

Villa Salema: Jardins mediterrânicos por Jardíssimo
Jardíssimo

Villa Salema

Jardíssimo

A entrada de um jardim não pode prescindir de luz. É importantíssimo iluminar o espaço para a sua segurança, como para enaltecer a beleza da entrada da sua casa. 

Há várias formas de iluminar a entrada do jardim, descubra neste artigo algumas inspirações: 13 ideias para iluminar a entrada da sua casa.

Qual destas opções gostou mais? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!