Vamos até à Holanda deslumbrar-nos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A encantadora casa que vamos conhecer neste livro de ideias assume a estrutura de um “haubarg”, um tipo de habitação rural tradicional da península de Eiderstedt, na costa a Noroeste da Alemanha. Este tipo de habitação emergiu no fim do século XVI e foi usada até ao fim do século XIX. Na Holanda, o país onde se localiza a moradia deste livro de ideias, o ’haubarg’ é conhecido como “stolpboerderij”. Conseguiu pronunciar? Nós também não. O “haubarg” é um edifício quadrado e amplo com um telhado piramidal peculiar onde famílias, trigo e até animais se abrigavam.

A casa que hoje vamos conhecer tem um estilo semelhante, mas está totalmente remodelada e adaptada aos dias de hoje. Aliás, não espere encontrar uma casa com interiores campestres. O interior é luxuoso e imponente e em nada faz lembrar uma casa rural.

Dissipe as suas dúvidas e acompanhe-nos nesta visita guiada. 

Um projecto do gabinete Decoussemaecker Interieurs

Uma fachada curiosa

Eis o telhado piramidal a que nos referíamos que é, em boa verdade, mais alto que as paredes da casa. Este telhado exala um carisma cativante e é, sem dúvida, o protagonista da construção. Porém, não ficamos indiferentes à majestosa entrada e à iluminação âmbar que as luzes difundem, convidando-nos a entrar. Bem-vindo a esta casa tão especial. Continuemos.

Luz!

Uma imponente escadaria desenha-se sobre a pureza das paredes brancas. As primeiras impressões contam e esta conta especialmente. O lustro em cristal desperta os nossos sentidos e deixa-nos sem palavras para descrever a atmosfera plena de luz que enche este hall de entrada. Melhor saudação é difícil. Este espaço é, todo ele, todo luz e dinamismo.

Sala de jantar

Nesta sala de jantar desfruta-se das refeições como um rei. É o local preferido dos residentes. Aqui, encontra-se uma atmosfera muito agradável coroada por uma muito extensa mesa de jantar em torno da qual todos os amigos e família se podem reunir. O acabamento minimalista do mobiliário cria um bonito contraste com as paredes rústicas. Mas, acabamos com o melhor. As paredes estão, de ambos os lados, rasgadas por longas lareiras que, pela ausência de fundo, comunicam com as divisões contíguas. Permita-nos tecer um elogio expressivo: ma-ra-vi-lho-so.

Sala de estar

Neste espaço, a mistura entre o rústico – das paredes – e o moderno é exemplar. Os grandes sofás convidam a belas sessões de cinema ou a ler um livro. O ambiente, imbuído em sofisticação e conforto, foi muito bem conseguido. Daqui conseguimos perceber melhor a forma como foi inserida a sala de jantar no espaço com as lareiras a romper as paredes de ambos os lados. Assim, mantém-se a comunicação, mas, ao mesmo tempo, obtém-se privacidade. Estamos encantados.

Cozinha

Na cozinha, o design moderno prevalece, tal como nos outros ambientes. O branco e o negro garantem sempre uma visualidade poderosa que oferece ao espaço o carácter necessário. A ilha de cozinha serve como espaço de preparação de alimentos e de preparação de refeições. No dia-a-dia mais apressado, é aqui que a família se junta para comer. Chamamos, ainda, a sua atenção para a iluminação que se desenha geometricamente no tecto e irradia da ilha de cozinha de forma indirecta. O ambiente fica, assim, bem iluminado, mas, ao mesmo tempo, intimista.

Casa de banho

Terminamos o tour da casa na espaçosa casa de banho que mais parece um spa profissional. A banheira – ou senhora banheira, se preferir - foi colocada a meio, assumindo-se como protagonista da divisão. Ao fundo, houve ainda espaço para a inserção de uma cabine de duche separada apenas por um painel envidraçado. Tomar aqui um banho de imersão deve ser, sem dúvida, uma experiência muito agradável, ao alcance só de alguns. De um dos lados da banheira, colocou-se uma cómoda que serve de apoio.

Embora o exterior da casa seja muito bonito, não deixa adivinhar o luxo que encontramos no interior. De 0 a 10, como classificaria este projecto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!