Refresque o seu velho tapete

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje trouxemos um artigo bem especial, algo que suscita interesse e curiosidade a todos. Falamos nada mais nada menos do que uma boa manutenção de um tapete, sabemos que este item precisa de volta e meia de uma frescura, quer em aparências, quer a nível da higiene. 

O tapete pode encontrar-se em qualquer divisão da nossa casa, desde da habitual sala de estar ou ainda na casa de banho. E em nenhum destes lugares deve ser posto de parte ou esquecido. É claro que um tapete embeleza a divisão onde foi disposto, mas também este será sinónimo de higiene e é sem dúvida fun-da-men-tal!

Um tapete com uma boa manutenção durará duas vezes mais. E não é assim tão complicado como parece, basta pôr em prática as ideias presentes em homify.pt às vossas rotinas de limpeza semanal. Inspire-se nos nossos 6 truques para manter o seu tapete como no primeiro dia!!

Luta contra os maus cheiros

Como vimos os tapetes aparecem em várias divisões da nossa casa. Além de criarem um efeito sensacional ao ambiente, dando personalidade e estilo, eles são também usados por segurança e conforto. Como em casas com crianças, o tapete ajuda a amortecer quedas ou deixá-los mais confortáveis, já que gostam de brincar pelo chão. 

Porém, o problema é que os tapetes acumulam sujidades, poeiras, ácaros e até mesmo, cheiros desagradáveis. Estes são causados pela humidade do ar e pelos vestígios de sujidades. Quanto mais frio for o local, mais o cheiro intensificar-se-á, semelhante ao cheiro do mofo. É claramente desagradável, mas também é maléfico, uma vez que pode causar determinados tipos de alergias. Isto acontece, uma vez que o tapete é propício à proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Para evitar que isso aconteça, é necessário manter uma boa higiene. 

Quer ver como o pode fazer? Então descubra mais…  

a) Use bicarbonato de sódio

Talvez já tenha ouvido falar sobre os benefícios do bicarbonato de sódio. Ele é de facto, um grande aliado no que toca às limpezas de casa, é um bom desinfetante, que ajuda a deixar qualquer superfícies limpa e brilhante. É verdade é possível limpar com produtos correntes na cozinha, que são baratos e sobretudo não são abrasivos e nocivos para a saúde. 

A primeira coisa que deve fazer é aspirar o seu tapete, algo que deve fazer regularmente. Verifique se o saco do aspirador não está muito cheio e se o filtro está limpo. Depois, pode passar para o nosso primeiro truque, pulverizar toda a superfície do tapete com bicarbonato de sódio, em camadas finas e deixar repousar durante pelo menos uma hora. Depois pode aspirar ou limpar com uma escova. O bicarbonato fará desaparecer os maus cheiros e dará um novo aspeto ao seu tapete. Isto sem danificar o seu aspirador e sem produtos químicos!

b) Use um aspirador a vapor e dentro ponha vinagre branco

Todos os tipos de tapetes devem seguir a mesma regra – aspirar uma vez por semana, no mínimo. Assim, remove as sujidades e a poeira, quanto menos o fizer mais acumulará e mais difícil será a limpeza. 

Por outro lado, se tiver um aspirador a vapor ou um próximo/familiar seu o tiver, peça-lhe emprestado para fazer magia no seu lar. O vapor do aspirador absorve todas as sujidades e limpa em maior profundidade, uma vez que faz vapor, com o líquido bem quente. Mas se lhe dissermos que em vez de água puser vinagre branco, o que nos diz? 

Nós dizemos que irá desinfetar, o seu tapete, acabar com os maus cheiros, as cores do seu tapete serão mais vivas, enfim… será novo como no primeiro dia! O vinagre é mais um produto natural, neutralizante, que desinfeta em profundidade. Além de matar os germes, o vinagre desenvolve as fibras do seu tapete, como neutralizar a urina do seu animal doméstico, ao mesmo tempo que elimina os odores!!

Experimente e diga-nos o que achou!

c) Use sal

Casa  por Oggetto
Oggetto

Salt Keeper

Oggetto

Quer mais uma receita caseira, não é verdade? Então estamos aqui para partilhar os nossos melhores segredos… Descubra mais este:

- Espalhe sal grosso pelo tapete todo, aguarde 30 minutos e aspire! E pronto! Fácil, não é? Por isso, se não tiver bicarbonato de soda na despensa, pode ir ao saleiro para temperar o seu tapete. 

O sal ajudará a reavivar a cor e retirará toda a humidade do tapete, eliminando assim os maus cheiros e os ácaros também. Fácil, barato e prático! Não há não como não fazer já o teste.

Dicas bem práticas, nomeadamente quando temos animais domésticos em casa, em que a higiene deve ser redobrada. 

d) Use sabão

O sabão, como o de marselha ou detergente líquido, são também poderosos aliados para limpar o seu tapete, principalmente para remover uma mancha. Só tem de misturar 1 litro de água com mais ou menos 4 colheres de sopa de sabão, misturar bem, para criar aquela espuma. 

Pode auxiliar-se de uma escova macia e esfregar suavemente a mistura, em movimentos circulares. Se pretender pode efetuar este processo por todo o tapete. Mas atenção no final, terá de limpar a área com um pano húmido para remover o excesso de detergente e secar com o secador de cabelo. 

Um processo que requer um pouco de trabalho, mas que funcionará lindamente, nomeadamente se o seu tapete for claro, vai ver como ficará com a aparência do primeiro dia

e) De modo rápido: use desodorizante

Salas de estar clássicas por Amaris Elements

Esta é sem dúvida a solução mais rápida, um pouco a de desenrasque numa situação de emergência ou simplesmente para ir refrescando… vaporizar o tapete com um desodorizante/spray com uma fragrância bem agradável, eliminará os cheiros no imediato, mas atenção não em profundidade, como as soluções anteriores. Arejar todos os dias a casa, também ajudará na eliminação dos odores e humidade. 

Descubra também este artigo sobre a manutenção de tapetes, dicas complementares, para tornar o seu tapete ainda mais bonito.

Vai pôr em prática algumas destas dicas? Conhecia alguma? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!