Funcionalidade e beleza num projecto coreano

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um espaço pequeno não significa que tenhamos que sacrificar a funcionalidade e a parte estética. Pelo contrário, a mudança para um apartamento pequeno pode ser um bom pretexto para nos desfazermos de coisas que já não usamos e começar a viver uma vida mais organizada. Antes de mais, aconselhamo-lo a não criar ilusões. Assuma as dimensões da sua casa tal como são e comece a projectar o interior à medida. Opte por soluções compactas, cores claras e seja criterioso na escolha dos materiais. Vidros e acrílicos, por exemplo, são boas opções. Para além disso, privilegie áreas abertas. A ausência de paredes fará com que os espaços pareçam menos pequenos e claustrofóbicos.

Este livro de ideias mostrar-lhe-á um apartamento pequeno, mas muito bem aproveitado, que abriga uma família de quatro pessoas, duas das quais crianças. O projecto é do gabinete coreano DesignStudio Lim.

Sala de estar em plano aberto

Ao entrar no apartamento, a primeira coisa em que reparamos é na estrutura em vidro e metal preto que separa a zona de estar e o escritório. Este elemento de laivos industriais torna a decoração da sala mais moderna e é uma forma orgânica e interessante para separar espaços. Por ser envidraçado, o fluxo de luz natural que entra na sala chega também à zona de trabalho.

No geral, a sala de estar pode-se definir como sendo confortável. Inclui todos os móveis necessários ao dia-a-dia de uma família e tem espaço vazio para as crianças brincarem sem constrangimentos. O sofá em pele joga, em termos estéticos, com o carácter industrial da divisória.

Sala de estar de outro ângulo

Vemos agora a sala de estar a partir de outro ângulo que comprova a sua simplicidade e contemporaneidade. A televisão está suspensa, ocupando assim menos espaço, tendo sido colocada uma prateleira sob ela, útil para colocar objectos como comandos, modems, entre outros. Como já mencionámos, habitam duas crianças neste apartamento pelo que não poderia faltar um espaço a elas dedicado. Os pais escolheram o canto da sala para colocar um móvel colorido com os seus brinquedos. A cor acaba por preencher e dar vida ao espaço em tons sóbrios.

Escritório

Eis a zona de trabalho de que lhe falávamos na primeira imagem que se encontra resguarda pelo painel envidraçado. Esta área tem personalidade tanto do lado de fora, como do de dentro. Embora seja um espaço pequeno, arranjou-se uma forma prática de guardar as bicicletas que acabam por roubar a atenção. Num apartamento com pequenas dimensões, pense em altura. Quanto mais coisas conseguir suspender, mais espaço desimpede no chão.

Despensa

A porta de correr, ao fundo do escritório, conecta-se com a despensa. A janela da despensa deixa passar luz natural que ilumina o estúdio quando a porta é corrida.

Trabalhar com vista para a sala

É esta a perspectiva de quem trabalha neste escritório. A solução encontrada foi perfeita até mesmo porque, tendo o casal duas crianças pequenas, pode trabalhar e, em simultâneo, supervisionar as brincadeiras na sala.

Quarto dos pais

No quarto dos pais, sobressaem os tons em azul que lembram o mar e evocam o sentimento de repouso que se pretende encontrar num quarto. Os armários brancos e brilhantes com portas de correr são embutidos e ocupam a parede oposta à da porta na totalidade. Ao fundo, houve ainda espaço para se criar um pequeno canto de vaidades e uma pequena casa de banho privativa.

Quarto das crianças

O azul foi também a cor eleita para o quarto das crianças, aparecendo aqui num tom mais pastel. São os brinquedos que trazem a cor e a fantasia que um quarto de crianças deve ter.

E por falar em cores, se anda a pensar pintar a casa, então inspire-se com o nosso artigo - Cores que nos deixam tranquilos.

Cozinha aberta para a sala

Com a cozinha é aberta para a sala, esta área emana uma sensibilidade nórdica. A cozinha é pequena, mas bem equipada. Como que a demarcá-la da sala de estar, aparece uma colorida mesa que acomoda quatro pessoas. Repare como foram aproveitados os nichos nas paredes que se encontram pejados com os objectos pessoais desta família.

Funcionalidade e conforto andam de mãos dadas, mesmo em espaços pequenos. O que achou do apartamento deste jovem casal?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!