Formas brilhantes de dar cor à sua casa! | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Formas brilhantes de dar cor à sua casa!

Agata Alencoao Agata Alencoao
Corredores, halls e escadas industriais por CIP Architekten Ingenieure Industrial
Loading admin actions …

O artigo de hoje é um daqueles cheio de sugestões fantásticas para a sua casa. Não nos vamos debruçar sobre uma divisão específica mas antes dar-lhe algumas dicas no que a cor diz respeito, para que dê um novo fôlego à sua casa. O uso da cor, como já lhe dissemos várias vezes tem benefícios incríveis não só para o seu lar, como também para si, está claro. A cor tem um papel determinante na forma como aferimos os espaços e como estes têm impacte sobre nós, muitas vezes dependendo da fase em que está na sua vida, pode tender mais para uma paleta de cores escuras ou claras. O que interessa realmente – e é por isso que lhe escrevemos este artigo – é que encontre o equilíbrio certo, não se esqueça que este será o lugar onde passará grande parte dos seus dias – para não dizer da sua vida, porque a coisa parece ganhar logo uma dimensão exagerada! – e por isso mesmo o mais importante é que o sentimento de bem estar impere. Vamos então encher o nosso dia de cor e iniciar a nossa leitura.

Ilumine a sua entrada com um toque de cor

hall de entrada da nossa casa é o primeiro olhar que temos sobre a mesma e por isso, a forma como o decora vai acabar por determinar a vibração que quer que esta transmita, percebe o que lhe queremos dizer com isto? Para que fique mais claro pedimos-lhe que atente na imagem, o que tem a dizer sobre o quadro vermelho que vê pendurado na parede? Não lhe parece que se este ali não estivesse o hall seria um espaço totalmente diferente? Claro que seria! A cor tem este poder, com um apontamento apenas ilumina todo um espaço, não é preciso muito, é sim necessário perceber de que forma o acesssório certo pode ser usado.

Crie contraste

Um dos usos mais aliciantes da cor tem que ver com os contrastes que somos capazes de criar. Na verdade este é um dos aspectos mais interessantes e mais desafiantes relativamente à cor. Os tons que juntamos e a forma como os juntamos podem criar efeitos totalmente diferentes e por isso mesmo, criar uma decoração também ela diferente. Neste caso optamos por aquilo a que poderemos chamar um contraste clássico. O uso do preto, branco e vermelho é de resto bastante comum, contudo não é assim tão imediato como pode parecer. Neste caso concreto pedimos-lhe que direcione o seu olhar para as cortinas. Pois é, a cor vermelha  é o que nos salta à vista e não é um vermelho qualquer, é um super garrido e forte e porque é que este resulta? Porque se situa na mesma parede em que vemos dois sofás da mesma cor, a presença maioritária existe nesta zona porque o resto são apontamentos – repare que depois apenas temos mais umas almofadas desta cor! – e isto resulta na perfeição porque as cores que existem no restante espaço são o branco e o vermelho, ou seja o contraste existe numa harmonia perfeita que confere a esta sala de estar um toque de elegância único.

Use cores vivas em espaços escuros

Como já todos percebemos andamos sempre à procura de um equilíbrio e na decoração da sua casa não é diferente, é importante que o sinta. Uma regra ou antes dica, extremamente básica é usar cores vivas em espaços escuros, pois só assim vai conseguir contrariar a falta de luz. O facto de não termos espaços tão iluminados o quanto gostaríamos tem que ver com a fraca entrada de luz, que se pode dever à dimensão das janelas ou à inexistência de luz directa. Como estes problemas são bastante complicados de contornar, a não ser pelo uso de luz artificial, escolha para o espaço tons claros mas vivos, vai fazer toda a diferença, vai ver!

Conversão colorida

Converta a divisão que quer decorar num espaço com cor, não lhe dizemos que torne o espaço num arraial de cores, mas antes que escolha tons que o agradem e se divirta a decorar. A sala que vê não lhe parece divertida? É isso mesmo, escolha cores que sejam especiais para si, não precisam de ser muitas, neste caso os verdes – e claro o apontamento do tapete!! – são mais do que suficientes para que esta sala tenha um toque único.

Crie conjugações equilibradas

Apartamento V.N. de Gaia Salas de estar modernas por Kohde Moderno
Kohde

Apartamento V.N. de Gaia

Kohde

Neste exemplo salta-nos de imediato à vista o papel de parede, isto porque parece um pouco perdido no âmbito da decoração ao mesmo tempo que se assume com um apontamento único neste espaço, é a sua presença e a não conjugação com nada mais nesta sala que nos capta a atenção. Este tipo de opção é arriscada, mas quando resulta, resulta muitíssimo bem como pode constatar.

Quebre as regras

Quartos clássicos por homify Clássico

É sempre bom fazermos aquilo que nos apetece e num sentido mais arrojado da coisa quebrar regras! Isto não quer dizer que agora deve desatar a fazer coisas estranhas em sua casa. Não, não é nada disto! Escolhemos o exemplo que vê na imagem porque à partida não seria a primeira opção conjugar um tipo de mobília tão clássica com um papel de parede tão moderno e ainda por cima recorrer a apontamentos vermelhos. Parece-lhe mal? Com certeza que não! O resultado é fantástico e super aliciante!

Dê um splash de cor

Porque a cor pode e deve estar presentes em diferentes partes da nossa casa, mostramos -lhe agora uma casa de banho onde não foi dado um toque de cor, mas antes um splash de cor, já que a zona colorida, não só é muito colorida como ocupa uma parede inteira! E porque não fazê-lo? Uma coisa é certa, tomando esta opção, não terá mais que se preocupar com a restante decoração do espaço, ele está decorado e transborda vida e alegria!

Use cor fortes em espaços grandes

Sala de jantar em Lisboa Salas de jantar modernas por LAVRADIO DESIGN Moderno
LAVRADIO DESIGN

Sala de jantar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Por fim, se tem espaços grandes para decorar, aproveite e use cores fortes! Estas podem criar resultados fantásticos, contudo, não se adequam a todos os espaços e por isso mesmo se tiver divisões com grandes áreas não deixe escapar a oportunidade de fazer algo diferente!

Gostou do nosso artigo?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!