O terraço: o que precisa de saber para melhorar o tempo da sua vida

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Os dias já são bem agradáveis, o sol permanece até mais tarde, a nossa disposição já é outra. Enfim, é bem verdade que o bom tempo apela o aproveitamento do espaço exterior dentro da nossa casa, onde quer que seja: no jardim, na varanda, no pátio ou ainda no terraço. São de facto, vários os recantos, onde podemos desfrutar do exterior dentro da nossa habitação, isto é claro, quando umas destas soluções existe. Mas hoje, quisemos dar ênfase a um destes lugar e optamos pelo – terraço. Subimos até ao cimo de algumas casas e descobrimos seis ideias maravilhosas, retirámos o melhor de cada uma e decidimos partilhá-las consigo. Sabemos que está a pensar dar uma lufada de ar fresco ao seu terraço, agora com a vinda do verão, para saborear os dias solarengos ou ainda as noites quentes e estreladas. 

Este mini-guia ajudar-lo-á a criar várias zonas distintas no seu terraço, já que estamos a falar de um espaço com uma área razoável. Vamos arregaçar as mangas e dar uma oportunidade ao nosso terraço, para marcar uma jantarada com os amigos no próximo fim-de-semana, mas atenção antes disso, leia as nossas dicas!!

Pérgola

Já tinha ouvido falar no termo pérgola? Não! Mas de certeza que já as viu em jardins ou terraços. As pérgolas são exatamente esta estrutura decorativa de madeira, como podemos observar nesta fotografia, no entanto poderá encontrá-las noutros materiais (ferro, bambu ou cimento). Algumas são tapadas com um tecido, outras com plantas trepadeiras ou videiras, muito ao estilo italiano. Elas arrasam num terraço de uma casa ou de um apartamento, cria um ambiente incrível, a meter um pouco de inveja, temos de ser sinceros!

As pérgolas são bastante decorativas e trazem recanto, elegância e romantismo ao local exterior. Elas transmitem também um ambiente relaxante, além de criar sombra, em dias de maior calor. E com isto quem não tem vontade de passar uma tarde de dolce far niente debaixo de um bonita pérgola do nosso terraço?!

Conjunto completo para as refeições

Seja debaixo da pérgola ou não, no seu terraço tem de haver lugar para um belo conjunto de cadeiras e mesa, é claro que se puder ter um cantinho cozinha melhor ainda, facilitará o vaivém do exterior para a cozinha, é uma forma de estar mais à vontade. Não precisa de uma cozinha de sonho ou de grandes móveis, apenas o essencial para ir organizando o que precisa para os seus convidados.  

De facto este terraço faz-nos sonhar, se de um lado temos a zona de repouso, para uns banhos de sol, do outro temos um pequeno tanque para uns banhos refrescantes. No centro fica a zona de refeição, para um almoço ou um jantar bem relaxante, ao som das cigarras. Isto sim leva-nos a aproveitar a vida na sua verdadeira essência… de viver… Podemos ser convidados?! 

Sala de estar exterior

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Se o espaço do seu terraço não lhe permitir ter um espaço para refeição, tenha pelo menos uma zona de bem-estar. Onde pode por lá relaxar, mas também conviver com os seus amigos, à volta de um café ou de um sumo natural e bem refrescante.

Esta ideia da Muda Home Design transmite exatamente aquilo que vos queremos passar para ter um terraço de sonho e de forma a desfrutar da vida. Aqui temos um ambiente cativante, relaxante e com espírito zen. O chão em madeira, o bambu, as pedras brancas, a iluminação, os puffs e ainda as respetivas mesas conferem o ambiente perfeito. E isto não é difícil de reproduzirem no vosso terraço, um pouco de dedicação e com alguma vontade, terá aqui um bom destino para os dias de descanso ou de férias de verão. Acreditamos que toda a família vai se querer colar!!

Combinar a zona de estar e a de jantar

Porque depois de se ter o estômago bem cheio, de uma fantástica refeição no terraço de casa… quer-se esticar, ver o luar, descansar ou até dormir uma soneca, não é verdade? Então para não quebrar o momento, tenhamos no terraço o dois em um, ou seja, a sala de jantar e de estar. Da cadeira da mesa passa-se diretamente para a preguiçadeira ou um sofá de jardim. É claro que o mobiliário de jardim dependerá sempre do espaço que tiver. 

Caso não tenha muito espaço, escolha um mobiliário mais pequeno, como uma mesa de dois lugares e que seja extensível, por exemplo. E ponha apenas duas chaises longues. Com alguma ginástica e optando pelo mobiliário certo, não há razão para não ter um terraço todo quitado.

Zona para uma tarde de leitura

Terraço Campo de Ourique: Terraços  por  Rita Salgueiro - Full Ideas
Rita Salgueiro – Full Ideas

Terraço Campo de Ourique

Rita Salgueiro - Full Ideas

Se tiver ainda espaço para tal ou mesmo no espaço de sala de estar, pode criar uma zona de leitura, aquela onde passa uma tarde deliciosa e confortável a ler um livro e a contemplar o melhor da vida. Repare como o pode fazer de forma tão simples, sem grandes gastos! Almofadas, um tapete de jardim, que é também bem prático para as crianças poderem brincar à vontade e um sofá de paletes!! Sim, sim!! É verdade, pode no seu terraço ter algo construído por si e de forma fácil.

Para esta dimensão de sofá, bastarão duas paletes, e só terá de fixar o encosto à base, decorar com almofadas e nada mais!! Pronto, está feito. 

É claro que o pode ter maior, mais alto, colorido, enfim é só dar asas à sua imaginação. Com esta ideia, não há desculpas para não ter uma zona de leitura no seu terraço. 

Grelhador e um mini-frigorífico

Bom e para terminarmos em beleza, podem acrescentar um grelhador ou uma churrasqueira no seu terraço. Não é nada de complicado. Existem imensos modelos no mercado, pequenos, grandes, elétricos, a carvão, a gás… soluções para todos. Por isso, não há desculpas para não grelhar uma sardinhada ou umas belas espetadas este verão, queremos cheirar pelo ar este cheiro tão característico do nosso país. Sabe bem e estes pequenos momentos são simplesmente deliciosos em todos os aspetos!

Ah é verdade, antes de nos despedirmos, se puder ter um mini-frigorífico, para reservar a comida ou uma bebida seria fantástico, pois sabemos que o calor estraga rapidamente os alimentos e que uma bebida fresca sabe bem melhor naquele calor de verão.  

Se quiser espreitar as sugestões de churrasqueiras pode espreitar os seguintes livros de ideias da nossa revista: 

Churrasqueira… O sabor de uns bons grelhados!  

Churrascos inesquecíveis, churrasqueiras à altura!

Sentiu a boa energia do nosso artigo? Ficou com vontade de relaxar no seu terraço?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!