Antes e depois: apartamentos antigos no centro

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Jugendstil Mehrfamilienhaus Zürich-Seefeld, Fastarch Architekturbüro eth/sia Fastarch Architekturbüro eth/sia Espaços de trabalho clássicos
Loading admin actions …

Veja como um antigo apartamento transformado é sempre inspirador. Inicialmente, o apartamento destacava-se pelo linóleo e azulejo mal tratado pelo tempo, mas bastou um projecto de renovação para que fosse possível torná-lo elegante e luminoso. 

Na homify, estamos de acordo que, quando um apartamento se torna mais brilhante, mais bonito e confortável, o dia-a-dia de quem nele vive torna-se melhor. Cada novo projecto de renovação é uma lufada de ar fresco que pode alterar por completo a nossa vida e a forma de a encarar.

No artigo de hoje, vamos mostrar o projecto de reconstrução de um prédio de pequenos apartamentos no estilo Art Nouveau: bonitos, bem localizados, repletos de áreas verdes e com uma fachada clássica. Os autores da reconstrução foram os arquitectos do estúdio Fastarch Architekturburo ETH/SIA, na Suíça.

Processo de reparação

Como podemos ver na imagem, muitas das antigas paredes de tijolo da casa foram demolidas e a estrutura posteriormente reforçada com uma armação de metal. O chão foi pensado de forma a expor a beleza e conforto natural da madeira, neste caso em parquet.

Sala de estar renovada

Eis a sala após o projecto de renovação: um espaço fresco e brilhante. O novo piso mostra-se original, luxuoso e muito moderno, contracenando com os detalhes clássicos da construção: altos rodapés e, em algumas divisões, paredes com acabamentos em madeira.

A cozinha

Esta cozinha impressionante, é um espaço localizado no primeiro andar com vista para o jardim repleto de deslumbrantes árvores. Aqui, sente-se o encanto da Europa clássica e a forte influência dos interiores aristocráticos. O projecto da cozinha, no entanto, baseou-se também nas tendências actuais: o minimalismo, num branco brilhante, foi a principal estratégia de construção e a ilha funciona como ex líbris do ambiente, juntando numa peça só toda a beleza, elegância e funcionalidade que o espaço necessita.

Terraço no telhado

Um elemento sempre valioso e agradável num apartamento é um terraço no telhado. Neste caso, a madeira natural torna a área do apartamento ainda mais atraente e confortável para as férias. Estamos perante um espaço perfeito para adultos e crianças: ao ar livre, com vista para o lago e com as encantadoras casas suíças ao redor.

Casa de banho

As casas de banho de toda a casa foram completamente modernizadas, de forma a que o seu design e dimensões atendessem aos padrões da vida moderna. O design interior é criado a partir dos tons de branco, salpicados com pequenos detalhes brilhantes e algumas notas clássicas presentes nas portas.

Nova escada

escadaria da casa é um elegante elemento em estilo Art Nouveau que nos apaixona logo ao primeiro olhar. No meio de uma recuperação quase radical, destaca-se a possibilidade de utilizar a escada com a sua madeira original que partilha o espaço, sem grandes problemas, com o renovado chão de parquet.

Nova cozinha num apartamento pequeno

A cozinha que aqui mostramos está localizada no apartamento mais pequeno e enquadrada no espaço de forma simples, mas não desprovida do charme característico do edifício original. Pequenos detalhes da estrutura relembram-nos que esta casa passou por inúmeros bons momentos ao longo dos anos. Um espaço com personalidade e muita elegância. 

Fachada

O resultado da renovação da fachada é igualmente elegante. Com os detalhes de pedra à vista nos rebordos das janelas e nos cantos do edifício, estamos perante uma obra esteticamente agradável, elegante e que enquadra perfeitamente as características tradicionais da arquitectura clássica europeia: simplesmente brilhante.

O que achou deste projecto de renovação? Qual a mudança que mais o impressionou? Deixe-nos a sua opinião.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista