10 formas que irão melhorar a insonorização da sua casa 10 formas que irão melhorar a insonorização da sua casa

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

10 formas que irão melhorar a insonorização da sua casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Casa XXS: Cozinhas  por Makers Embassy
Loading admin actions …

Hoje, pode parecer impossível ter um momento de silêncio, especialmente quando se vive com pessoas ou num condomínio. Mas a verdade é que gostaríamos todos ter um ambiente silencioso e consequentemente relaxante, mesmo que tal possa parecer impossível. Sabemos que não conseguimos controlar o ruído emitido pelas pessoas ao nosso redor, mas podemos controlar o modo como o som é disperso nos espaços e, portanto, o impacto disso no nosso dia a dia. 

Neste sentido, pode procurar formas para a insonorização acústica de casas, de modo a atenuar os barulhos vindo dos vizinhos ou da rua. Precisa então de determinar a fonte do ruído e concentrar-se na correção do problema implementando algumas soluções que vos apresentamos neste artigo. Descubra dentro destas 10 opções, aquela ou aquelas que irão salvar o seu bem-estar e tranquilidade, pois bem sabemos o quão perturbador é o barulho à nossa volta. 

1. Instalar estantes nas paredes

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar  por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Sempre sonhou instalar uma biblioteca em sua casa, mas não tinha uma verdadeira razão para o fazer? Então se tiver muito barulho em sua casa e quiser camuflar ruídos, instale estantes ou várias prateleiras, porque os livros ajudam a criar uma barreira contra os sons indesejados, o que é ideal para a insonorização de quartos ou da sala de estar. Certifique-se apenas de encher as prateleiras, pois os espaços vazios deixarão o ruído passar.

2. Aplique uma tinta que absorva o som

Casa XXS - kitchen: Cozinhas  por Makers Embassy
Makers Embassy

Casa XXS – kitchen

Makers Embassy

Não é um mito! Existe, de facto, uma tinta que absorve o som e está disponível no mercado, sendo que este produto foi concebido para formar uma camada que absorve o ruído, ajudando imenso na acústica de casa. 

Os fabricantes afirmam que a tinta pode reduzir o ruído até 30% e existem várias marcas disponíveis para refletir e absorver o excesso de ondas sonoras.

3. Coloque um tapete ou revestimento por baixo do pavimento absorvente

Embora não tenham sido criados para absorver o ruído, o uso de tapetes, carpetes e até de cortinas pode ajudar a reduzir o ruído da sua casa.

Se tiver uma divisão onde o barulho é intenso e desagradável, considere então instalar um tapete pesado para reduzir o eco. Opte por carpetes acolchoadas em vez de instalar madeira, azulejos ou pisos laminados. Tecidos macios podem ajudar a reduzir o ruído, além de dar um estilo próprio à divisão. 

Caso prefira manter o seu revestimento tradicional, pode colocar uma camada isoladora. Porém, para com esta solução terá de remover todo o revestimento da superfície e reinstalá-lo posteriormente.


Este artigo poderá ser-lhe útil: Tudo o que precisa de saber sobre chão de parquet!

4. Bloqueia a fonte do ruído

Tecto Falso: Salas de estar  por RenoBuild Algarve

O som pode atravessar até uma pequena fenda na parede ou no teto. Para evitar que ele ande pela casa, tem que bloquear os espaços onde ele pode viajar.

Para fazer isso, adquira um selante acústico e aplique este produto em todas as falhas que encontrar perto de candeeiros suspensos, paredes, acabamentos, tetos, estruturas, interruptores ou grandes eletrodomésticos, onde grande parte são localizados do lado de fora. Ao preencher as lacunas, impedirá que o som circule livremente.

5. Limite o ruído de eletrodomésticos

MB House: Cozinhas  por Contexto ®
Contexto ®

MB House

Contexto ®

Os sistemas de aquecimento e de refrigeração, bem como as máquinas de lavar roupa, de secar e as máquinas de lavar a louça são todos os elementos práticos para se ter em uma casa. Por outro lado, esses objetos produzem muito ruído, sem que damos por eles. Os sistemas de aquecimento produzem e transmitem ruído, mas os materiais que absorvem podem ser comprados em lojas de ferragens para ajudar a reduzir o barulho do forno, por exemplo.

Tente também dar mais espaço ao frigorífico, máquina de secar e de lavar roupa das paredes, de modo a não amplificarem o som. Isole os aparelhos de chão colocando materiais resistentes, como borracha ou cortiça por baixo. Essas pequenas soluções podem ajudar a reduzir a quantidade de ruído no seu ambiente.

6. Instalar painéis acústicos

CONSTRUÇÃO EM AÇO (LSF) - Na Vanguarda dos Sistemas Construtivos: Moradias  por Decorvisão | Sistemas de Remodelação e Construção LSF
Decorvisão | Sistemas de Remodelação e Construção LSF

CONSTRUÇÃO EM AÇO (LSF) – Na Vanguarda dos Sistemas Construtivos

Decorvisão | Sistemas de Remodelação e Construção LSF

Os painéis acústicos são especialmente projetados para absorver o som. Como resultado, eles servem como um material intermediário para isolar ambientes particularmente barulhentos. Por exemplo, a sala com televisão, uma divisão com vertente musical ou talvez o quarto das crianças!! 

Esses painéis ajudam a reduzir a transmissão de ruído através de portas e paredes externas. Poderá também ser útil um selante acústico para maximizar o impacto.

7. Mude as suas janelas

O ruído passa facilmente entre as fendas das janelas, de fora para dentro e vice-versa. Para garantir que o ruído não passe, melhore a vedação das suas janelas preenchendo todas as fendas com um selante acústico ou revestindo novamente as fendas com silicone. Assim obterá um melhor isolamento acústico em sua casa.

Se achar que o preenchimento das fendas não é suficiente, pode substituir as janelas com modelos de vidros duplos ou triplos ou ir um passo além, bloqueando o ruído com janelas especialmente projetadas para a insonorização. Essas janelas são muito caras, mas se o fizerem dormir à noite, valerão a pena, não é verdade?

Dica: Se não puder trocar as suas janelas por uns novos modelos, pode optar por colocar cortinados mais pesados e blackout


Leia estes artigos informativos sobre janelas: 

Sugestões de caixilhos e portas em PVC, para um conforto redobrado;

PVC ou alumínio: eis a questão!

Como escolher janelas para a sua casa.

8. Troque as suas portas

Se as portas da sua casa forem ocas e feitas de materiais leves e/ou baratos, deve considerar substituí-las por portas feitas de materiais que irão absorver o som, logo melhorar a insonorização de casas. 

Quando se trata de ruído, as pessoas nem sempre percebem o quanto ele pode passar pelas portas, mesmo quando elas estão fechadas, por isso é importante considerar a compra de portas que não deixam o som passar, mesmo que possam ser mais caras. O valor a mais irá dar-lhe um maior conforto e valorizará o seu património, por isso, não veja isso como um extra fútil.

A madeira pesada e o aço estão entre as opções mais caras, enquanto o papelão, o aglomerado e o compósito são mais acessíveis.

9. Arranjar o que está danificado

Os pisos do seu corredor está rachado ou os canos fazem barulho quando abre a torneira? Até pode estar habituado a esses ruídos no ambiente, no entanto, quando a casa está sossegada estes sons podem ser bastante perturbadores. Se isso for o caso, siga as etapas certas para resolver esses problemas.

Considere comprar materiais que isolam tubos ou suportes para reduzir a vibração causada pelo fluxo de água. É bastante fácil encontrar uma solução para esses problemas, mas se não tiver a certeza de poder fazer esse trabalho sozinho, não hesite em contratar um profissional. 

Na nossa página encontrará o profissional aos seus problemas, desde canalizadores, eletricistas, ladrilhadores, entre tantos outros. Aceda ao separador profissional e filtre a área pretendida. Afunile a sua pesquisa pela sua área servida ou código postal. Não hesite em pedir um orçamento gratuito. 

10. Criar paredes com pladur

Arquitectura:   por ORCHIDS LOFT
ORCHIDS LOFT

Arquitectura

ORCHIDS LOFT

Seja em termos térmicos ou da acústica de casa, o pladur é dos melhores e mais eficientes materiais para isolar uma casa, nomeadamente para insonorização de paredes. Este material é composto maioritariamente de gesso com uma película de celulose de papel na superfície, mas apresenta algumas vantagens em relação à utilização dos tradicionais tijolo e cimento. 

Pode apostar em painéis padrão que também dão um bom trabalho, por ser um material denso. Não é necessário instalar uma dupla camada de painéis em toda a casa; concentre-se mais nas partes específicas onde o ruído é mais perturbador.

Se o barulho vier do andar de cima, pode considerar instalar um teto falso, pois irá melhorar muito o problema, desde que possa suportar mais ou menos uma perda de altura de cerca de 13 cm !

Não hesite em pedir ajuda a um profissional para a instalação de pladur ou gesso cartonado em sua casa. Para mais informações clique no retângulo solicitar cotação.

E agora diga Adeus ao barulho!!

As nossas ideias irão ajudá-lo a ter uma casa mais insonorizada? Conte-nos quais são as soluções que irá pôr em prática?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!