Qual é o melhor layout para a minha sala de estar pequena?

Ida    Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje debruçamos todo um artigo sobre a sala de estar, mais precisamente aquela que é mais pequena. Uma realidade que toca a muitos de nós, não que seja uma vontade ou um até um sonho de vida, mas pelas circunstâncias logísticas da nossa mesma vida é o que dispomos e não será por isso, que a nossa casa será menos bonita ou atrativa do que uma maior, pelo contrário é mais fácil de a tornar bem cozy… bem mais simples do que pensa. O mais importante é estarmos bem na nossa casa e não é cliché dizermos isto, pois não há coisa melhor do que o conforto do nosso lar. 

Se de volta e meia anda com a sala às costas a mudá-la de posição, em busca do layout perfeito, então este artigo ir-lhe-á suscitar todo o interesse, já que partilhamos consigo seis maneiras diferentes de dispor e de organizar a sua sala de estar. Há sempre forma de a favorecer e de tornar este pequeno lugar, com um olhar bem maior à luz dos vossos e de todos olhares que lhe cairão em cima. Se ficou curioso com esta introdução, venha daí e descubra tudo em imagens, aliadas a dicas interessantes. 

A homify é isto… faz sobressair a nossa veia de designer!

Layout 1: pequeno sofá encostado à parede com uma mesa em frente

Antes de mais nada é importante analisar o espaço que tem, bem como a sua forma. Perceber de onde vem a luz pelas janelas, a posição da sala de jantar ou até mesmo a cozinha, caso o espaço seja dividido com a sala de estar. Feita esta análise, pode projetar a sua sala, tirando o melhor partido da área. Nesta primeira dica, sugerimos que escolhe um sofá mais pequeno, para não abafar o espaço com uma peça demasiada grande e exuberante. É importante adequar o nosso mobiliário à área que temos, mantendo coerência e lógica. 

Como tal, opte por um sofá mais pequeno, pode acrescentar lugares sentados com cadeiras ou poltronas de lado, tal como fizeram nesta sala. Neste caso, o melhor será encostar o sofá contra a parede e colocar uma pequena mesa de centro, bastante importante nesta divisão, quer esteticamente, quer pela praticidade da mesma para pousar uma taça de café, por exemplo. Se tiver ainda espaço para tal, pode optar por ter uma mesa de apoio, que fica ao lado do sofá, são fantásticas para decorar e ter mais um suporte. 

Layout 2: preencher um canto

E como o espaço numa divisão pequena é fulcral, é importante rentabilizá-lo ao máximo, mas cuidado não queremos dizer por isso que deve encher cada canto com tudo e mais alguma coisa, isto seria um grande erro decorativo. Há um savoir-faire, devemos preencher um canto de forma delicada e harmoniosa, de forma a ligar-se ao restante espaço, uma mesa de apoio, uma planta ou ainda um móvel, são algumas das sugestões que pode pôr em prática. É claro que outros cantos poderão ficar livres de itens, dando liberdade ao espaço para se exprimir. 

Esta ideia é por exemplo bem atrativa, muito ao filme hollywoodiano, em que existe um sofá no canto da janela, para refletir sobre a vida ou ler um livro…  

Layout 3: pequeno sofá no centro de um espaço aberto, com uma poltrona ao lado

No caso do vosso espaço estar ligado com a cozinha, mais sala de jantar, poderá existir a possibilidade de colocar o sofá no centro da divisão e não encostado à parede, como é habitual ver. Neste caso a Home Staging Factory, optou por este layout para privilegiar a área, sem desperdiçar espaço ou perder contexto, é uma maneira de criar várias zonas dentro de uma mesma divisão. 

Aqui dividiram coerentemente a cozinha/sala de jantar com o espaço da sala de estar. Dispuseram também, uma poltrona ao lado do sofá, de modo a criar mais conforto e aquele lado cozy que procura, a mesa de centro também não faltou. Mesmo que seja pequena, ela tem sempre de existir.  Neste espaço estão três áreas distintas e bastante bem conseguidas, sem nenhuma ter perdido o seu protagonismo. 

Layout 4: arrumação embutida na parede com TV, estantes e armários; um pequeno sofá ou poltrona por perto

Quando falamos em sala de estar, a televisão é automaticamente relacionada, neste bem-estar e conforto de uma sala, procura-se divagar a mente e este objeto tecnológico permite isso mesmo. E mesmo que o espaço seja mais restrito tem de haver espaço para a televisão. 

Sugerimos que tenha uma arrumação embutida à parede, sendo a melhor forma para aproveitar o espaço, este pode ocupar toda a superfície da parede, se quiser. Assim poderá ter imensas arrumações, como estantes para expor alguma decoração. Pode fazer apelo a um carpinteiro ou outro profissional que lhe faça este móvel à medida do seu espaço, uma excelente forma de rentabilizar uma pequena superfície. Depois só terá de dispor um sofá e uma poltrona para desfrutar do momento tv. 

Layout 5: Sofá com estrutura de madeira e um tapete, perto da janela

Uma vez que falamos em espaço pequeno, o melhor será optar por um sofá mais pequeno e se for um com uma estrutura de madeira, melhor ainda. Repare como este sofá marca elegância nesta sala, não sobrecarrega a área, deixa leveza e abertura. É verdade que as cores escolhidas, frescas e vivas, dão um boost de energia, uma ideia que vos poderá inspirar…

Divide a sala de estar e de jantar, em duas zonas distintas, privilegiando a sala de estar perto da janela, em busca da luminosidade e claridade do sol. O toque final ou melhor dizendo a cereja no topo do bolo será de colocar um bonito tapete nesta área, de modo a torná-la bem confortável, quer visual e tecnicamente. Se quiser descobrir mais sobre tapetes, descubra fantásticos modelos e dicas, através deste artigo.

Layout 6: par de poltronas em frente a uma janela, sofá contra a parede e lareira do lado oposto

A lareira deve ser sempre privilegiada e valorizada no ambiente da nossa casa, independentemente da divisão em que ela estiver. É claro que em regra geral, é na sala de estar que ela está, sendo ela como uma segunda televisão, pois os olhares também se perdem nela e os pensamentos divagam por lá. No caso de ter uma lareira na sua pequena sala de estar dê-lhe ênfase e ponha um sofá frente à ela, é claro com algum espaço de distância, no fundo é inspirar-se nesta sala projetada pela Interdesign Interiores. As duas poltronas vistosas e confortáveis ficam frente à janela, ocupando um lugar privilegiado na sala. 

Com todas estas soluções e bonitos exemplos temos mais do que a certeza que grande sala também se faz num espaço pequeno… Estas inspirações comprovaram isto mesmo.

A sua sala de estar é pequena? Vai experimentar uma destas sugestões?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!