Entenda a Diferença Entre Mármore e Granito (+31 Fotos e Dicas)

Daniel Weigmann – homify Daniel Weigmann – homify
COZINHA MODERNA, GRAÇA BRENNER ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES GRAÇA BRENNER ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES Cozinhas modernas Metal
Loading admin actions …

Embora ambos sejam naturais e extraídos da natureza, há diferença entre granito e o mármore. O mármore normalmente possui veias, enquanto o granito possui uma aparência mais granulosa. 

Com base em sua composição, a pedra natural possui duas categorias gerais:

 A pedra siliciosa é composta principalmente de sílica ou partículas semelhantes a quartzo. Tende a ser muito durável e fácil de limpar. Pedras nesta categoria são granito, ardósia e arenito. 

A pedra calcária é feita principalmente de carbonato de cálcio. É sensível a ácidos, incluindo produtos de limpeza e alimentos como frutas cítricas, vinagre, vinho, tomates, etc. Requer diferentes procedimentos de limpeza do que a pedra siliciosa. Esses tipos de pedras incluem mármore, travertino, calcário e ônix. 

Então, qual a melhor escolha? você deve estar se perguntando. Tudo depende da estética que você procura e da quantidade de manutenção que você está disposto a fazer. Embora ambos sejam naturais e extraídos da terra, eles possuem propriedades muito diferentes. A maior diferença entre granito e mármore é a sua porosidade. Basicamente, o mármore é mais macio e mais poroso que o granito. O granito, cuja estrutura cristalina o torna mais resistente à abrasão, manchas e descoloração, é de fato a mais forte de todas as pedras naturais.

Confira agora mais informações sobre as características destas duas pedras tão utilizadas em projetos residenciais e veja também inspirações de lindos ambientes.

Cozinha com Pia de Granito Preto

O granito é uma rocha ígnea, o que significa que uma vez foi derretida e formada enquanto esfriava profundamente dentro da terra. Os minerais contidos no granito geralmente aparecem como pequenas manchas em toda a pedra.

Acima de tudo, a diferença de mármore e granito, não interfere no formato de belas bancadas, revestimentos de parede, revestimentos para pisos e muito mais. Ambos são pedras únicas e podem representar um investimento muito significativo.

Nesta cozinha, com pia de  granito de cor preta, destacou a cozinha com elegância e estética inigualável.

Sofisticação do Granito

O granito é a pedra mais durável, mas tanto o granito quanto o mármore são porosos, o que significa que os líquidos derramados sobre eles – especialmente se as pedras não forem tratadas – podem penetrar na pedra e causar manchas. Mas com os cuidados adequados, eles podem sobreviver por muitos anos. 

Neste banheiro predominantemente branco, a elegância é a marca principal. A pia de granito para banheiro é em um marrom avermelhado que transmite solidez e dá um discreto toque de cor. O mesmo granito aparece no piso em formas arredondadas.

Modernidade e Requinte

Qualquer superfície sólida, incluindo o granito natural com sua estrutura cristalina, tem o potencial de trincar ou quebrar quando entra em contato direto com golpes de alto impacto de um objeto duro e afiado. Como o mármore natural é um material muito mais macio que o granito, ele é mais propenso a lascas e rachaduras sob o uso diário e frequente em bancadas. Mas ambas se adaptam em qualquer ambiente. 

Neste banheiro luminoso, a pia de granito rosado com cuba branca retangular e sobreposta, chama atenção com uma decoração de requinte e moderna. O gabinete branco e revestimento de parede que imita madeira, dá a este ambiente uma combinação sempre bem-vinda e bonita

Pedra de Mármore

As bancadas com pedra de mármore definem a barra de design para criar uma cozinha luxuosa, enquanto o granito também transmite um ar de sofisticação. 

Você pode selar uma bancada de granito se quiser fornecer uma camada adicional de proteção para a pedra inerentemente resistente. 

Com um balcão de cozinha de mármore, os fabricantes recomendam fortemente que você sele este material altamente poroso. Um selante de qualidade deve ter uma expectativa de vida de 10 a 15 anos. Limpe as bancadas de granito e mármore com um pano limpo e úmido para a limpeza diária. Adicione um pouco de água com sabão ao pano úmido para remover resíduos de alimentos difíceis, mas evite alvejantes, amônia ou outros agentes de limpeza agressivos. Com uma bancada de mármore, é imperativo secar completamente a superfície molhada durante a limpeza.

Neste ambiente, o uso de revestimento mosaico de pedra na parede, balcão com pedra de mármore frappuccino, ornando com a marcenaria, oferece nesta mistura de textura o ponto perfeito para uma decoração elegante e convidativa.

Crie um Visual Clássico

O granito branco é intemporal e é perfeito para criar um visual clássico. Caso você opte por granito na cor branca , ele funciona muito bem com piso de cor clara ou em armários brancos.

Se o branco parece um pouco sem graça, você também pode optar por adicionar mosaicos marrons, cinzas ou pretos, apenas certifique-se de que ele puxa sua cor das manchas que aparecem no granito.

Neste belíssima residência, o Hall de entrada com escadaria em granito branco siena, entra em harmonia com o jardim de inverno e a parede com janelão de vidro, dando ainda mais sofisticação e esta linda decoração.

Estética e Facilidade de Manutenção

Este não seria um artigo apropriado sobre mármore em decoração de casa, sem ter começado no espaço que mais usamos – a cozinha. Mármore faz uma bancada chique e altamente funcional em qualquer estilo de cozinha. Quanto mais espessa a bancada de mármore, mais sofisticado até mesmo o mais simples dos espaços aparece. (Não que o design desta bela cozinha contemporânea seja “simples”!) 

Graus mais quentes de mármore podem ser usados em qualquer espaço para manter as coisas elegantes e chiques sem se sentirem muito austeras. Variando os tamanhos das pedras usadas também fornece um ótimo senso de proporção e definição arquitetural.  Como a mais porosa das duas pedras, a suavidade do mármore é muito mais fácil de manchar e danificar do que o granito em geral, e é por isso que é recomendado o uso de argamassa não reutilizada com ladrilhos de mármore. O mármore também é especificamente suscetível ao calor e vazamentos ácidos de formas que o granito não é. Colocar panelas quentes em mármore pode causar danos à pedra, e derramar alimentos ácidos ou líquidos, como vinagre ou suco de limão ou lima, pode desbotá-la. No entanto, polidores e selantes podem aumentar consideravelmente a resistência do mármore. Esta bela cozinha oferece um visual clássico  com o revestimento de mármore na pia e na bancada.

A Elegância do Mármore Branco

O mármore, por outro lado, já foi calcário que mudou devido ao calor e pressão intensa. Esse processo alterou sua estrutura cristalina e introduziu outros minerais, que produzem sua veia característica. Tanto o mármore quanto o granito são duros, pesados, relativamente resistentes ao calor, e vêm em uma ampla variedade de cores e padrões. Como ambos são criados na natureza, pode haver variações drásticas na cor e no padrão. 

O mármore, como já sabemos,  é um desses materiais clássicos que existe há séculos,. Esta pedra é formada por minerais de Carbonita recristalizada, com o resultado final mostrando vários graus de estriações únicas (veias) em uma variedade de cores. 

Não é de admirar que o termo derive de palavras gregas que significam “rocha cristalina”, “pedra brilhante”, ou mesmo “o verbo“ brilhar,”- o mármore é conhecido por emprestar seu lindo brilho a qualquer objeto que incorpore. 

Neste projeto , a cozinha toda revestida em mármore branco, traz a elegância e sofisticação ao ambiente.

Banheiro com Pia de Mármore

O mármore tem uma aparência suave, mas mantém uma incrível resistência e durabilidade. Ele pode permanecer intacto sem arranhar ou quebrar por muitos anos.

Este banheiro sofisticado possui uma bela pia de mármore na cor preta com ranhuras brancas.

Cozinha com Bancada em Granito Preto

O brilho natural do granito traz um ar de sofisticação, agregando estilo à cozinha, principalmente quando contrastada com outros materiais.

Esta bela cozinha estilo americana possui uma bancada em granito preto. Possui um design elegante e sofisticado.

Para obter mais inspirações de como utilizar o granito e o mármore em sua cozinha, leia também nosso livro de ideias com 20 cozinhas modernas com balcões de mármore e granito.

Veja a seguir mais inspirações de ambientes com bancadas de mármore ou granito

Cozinha branca com granito marrom absoluto homify Cozinhas modernas

Banheiro Clean Contemporâneo, Studio² Studio² Casas de banho minimalistas

Banheiro do casal homify Casas de banho modernas

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista