Arquitectura sustentável: o futuro é modular!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Certamente conhecerá o conceito de arquitectura modular. O que provavelmente ainda não sabe é que é possível criar projectos arquitectónicos incríveis recorrendo a este tipo de construção. 

A equipa do atelier João Araújo Sousa & Joana Correia Silve Arquitetctura, concebeu um projecto modular que certamente o irá impressionar. Esta equipa sediada na maravilhosa cidade do Porto, procura desenvolver a sua actividade profissional nas mais diversas áreas da arquitectura. O seu objectivo é a criação de lugares e momentos com um carácter distinto e assumidamente contemporâneo.

O projecto que hoje iremos ficar a conhecer intitula-se de Redux – Arquitectura Modular Sustentável. A palavra Redux possui uma definição: este termo é usado no cinema e literatura e remete sempre para uma nova versão, melhorada, de algo que já foi efectuado no passado. A abordagem dos arquitectos privilegia uma aproximação ambientalmente e economicamente responsável assentando sobre os princípios da Arquitectura sustentável.

As imagens seguintes são perspectivas computadorizadas cujo objectivo é mostrar-lhe o resultado possível e final deste projecto após a sua construção.

Versatilidade

Com esta proposta os arquitectos propõem um novo conceito de habitação em que o principal objectivo é aliar um design contemporâneo com técnicas de construção mais inteligentes.

Os módulos Redux permitem uma infinidade de combinações e configurações arquitectónicas respondendo assim às mais diversas exigências. 

Ao invés de outros sistemas modulares, o Redux oferece a particularidade de se adaptar às características de qualquer terreno ou localização. 

Rapidez

Outra das características deste sistema é a grande rapidez de produção. Todas as habitações são produzidas em fábrica num ambiente controlado de fábrica. Depois são transportadas para a localização em questão estando já parcial ou completamente terminadas. Esta é a melhor forma de oferecer resultados rápidos e economicamente eficazes.

Possibilidades infinitas

Este sistema não só permite as mais diversas vantagens como também possibilita um campo diverso de actuação nas configurações estéticas. Isto significa que esta solução construtiva oferece inúmeras possibilidades no design e na inclusão do conteúdo programático da habitação.

Esta imagem mostra-nos uma habitação moderna conformada a partir de volumes distintos que se relacionam e interligam criando assim um espaço interior e exterior dinâmico e contemporâneo.

Interiores amplos e luminosos

O resultado deste sistema construtivo é favorável tanto nos espaços exteriores como nos espaços interiores, sem esquecer também todas as vantagens que já referimos anteriormente.

A versatilidade deste sistema permite a criação de ambientes interiores amplos e arejados de acordo com a vontade específica de cada cliente.

Os espaços podem ainda ser personalizados consoante os gostos pessoais dos seus habitantes.

Soluções arquitectónicas distintas

Os módulos possuem configurações quase ilimitadas possibilitando a criação de espaços diversos e adequados às necessidades particulares de cada cliente.

Nesta imagem podemos ver como a forma da habitação permitiu a conformação de um espaço exterior destinado a veículos. O jardim em volta é florido e de vegetação rasa podendo este no entanto, ser personalizado consoante a vontade do cliente.

Estas e outras características tornam este sistema perfeito para que procura uma habitação económica e de rápida construção.

Pura arquitectura

Este exemplo permite-nos visualizar uma construção na qual foi criado um pequeno pátio central que permite iluminar e ventilar toda a habitação. O centro do pátio é demarcado por uma pequena árvore indicando assim um ponto estratégico ao mesmo tempo que proporciona uma maior privacidade para o interior da casa.

Os volumes são rectilíneos e modernos e o seu revestimento translúcido permite a conformação de espaços interiores claros e iluminados. 

As imagens anteriores provam-nos de que o futuro é agora, e daqui em diante as soluções modulares começarão a ganhar cada vez mais expressão e relevância no panorama arquitectónico.

Um universo de possiblidades

Este pequeno diagrama, assim como as imagens que vimos anteriormente, representa uma abordagem esquemática do universo de possibilidades que estes sistemas oferecem.

Se ficou espantado com as possibilidades infinitas que estes sistemas oferecem verifique também este livro de ideias que lhe mostrará 6 tipos de casas modulares!

O que achou desta solução construtiva alternativa? Gostaria de ter uma habitação assim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!