Uma casa com uma surpresa incorporada

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

IIBB Arquitectes é um estúdio de arquitectura e interiores, localizado em Menorca, cujos projectos abrangem, designadamente, vivendas, chalés e estabelecimentos comerciais. O gabinete trabalha seguindo um estilo entre a “racionalidade e modernidade”, procurando sempre a execução de projectos personalizados para cada cliente. Como representação da sua obra, temos um projecto de duas vivendas unifamiliares para alugar, situadas em Cala'n Blanes, uma das enseadas mais pequenas da ilha. O aspecto mais interessante deste projecto é o facto de as vivendas estarem sobrepostas sem que por isso tapem a vista para o mar. Quer perceber como?

A vista a partir da rua

Trata-se de uma vivenda de um só piso a que vemos do lado direito da imagem. Esta construção horizontal com o muro em pedra e pequenas aberturas verticais na fachada deixam apenas intuir o que se passa no interior. A partir da rua, vemos apenas uma das vivendas. A cor da parede e o tratamento dos materiais buscam uma integração com a natureza circundante: pedra, areia e mar.

Acesso à primeira vivenda

Ao passar a zona da fachada que vimos na imagem anterior, fechada quase por completo ao espaço público, chegamos à entrada da primeira vivenda. Os arquitectos pretendiam que as construções tivessem vista para o mar sem qualquer tipo de impedimento pelo que uma não podia tapar a outra. Assim, decidiu-se construí-las de forma escalonada: a primeira casa que vemos na imagem é a mais alta e a segunda localiza-se a um nível inferior.

A caminho da segunda

Esta rampa lateral conduz-nos à segunda moradia. Se não soubermos da existência de uma segunda moradia, nem imaginamos que esta rampa nos leva a um edifício diferente. À primeira vista, podemos pensar que se trata da mesma vivenda já que ambas formam um conjunto tanto na forma, como nos materiais. Era, aliás, esta a intenção. São dois edifícios independentes, mas que se complementam.

Conexão entre vivendas

Esta fotografia ajuda-nos a entender melhor o jogo de alturas. À direita, vemos a primeira moradia mais elevada. À esquerda, a segunda à qual se tem acesso através da rampa lateral. As duas integram o mesmo projecto, mas estão suficientemente separadas considerando a variação de altura e o muro de pedra que garante privacidade.

Cobertura imperceptível

Desde o início que o principal objectivo era que nenhuma das vivendas tapasse a vista à outra. Daí se ter optado por uma construção escalonada. Era também muito importante que a vivenda inferior não se sobrepusesse em termos de impacto visual sobre a outra. Por este motivo, a cobertura da casa localizada em baixo foi coberta com cascalho de forma a integrar-se no conjunto e confundir-se com a paisagem circundante.

Fusão com o meio envolvente

Esta fotografia é a que melhor denota a integração da construção no contexto. Vemos a vivenda inferior com o seu muro de pedra mesclado com a rocha natural da praia. A moradia abre-se por completo à paisagem – e que paisagem! – e ao terraço com uma piscina exterior tal como a outra vivenda.

Interiores

Terminamos este livro de ideias com várias imagens do interior das casas. Os espaços sobressaem pela amplitude, pela abundante entrada de luz e pela mistura de cores. Os ambientes são alegres, positivos e cheios de energia.

O que achou deste fascinante projecto? Preferia ficar com a casa de cima ou com a de baixo? Para nós, pode ser qualquer uma!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!