Home with a View: Quartos modernos por Filipa Cunha Interiores

8 quartos de casal pequenos com guarda-roupa branco

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma casa com generosos espaços de arrumação é uma mais-valia. Não há casas com arrumação a mais. Nós arranjamos sempre forma de ocupar aquilo que temos disponível e é fácil darmos por nós com as gavetas à pinha e as portas dos armários a fechar mal por o interior estar tão cheio.

Porém, planear áreas de armazenamento é uma tarefa desafiante numa casa pequena. A melhor solução passa, a nosso ver, por privilegiar roupeiros e armários embutidos que não roubem espaço útil. Peças de mobiliário volumosas que sobrecarreguem o ambiente devem ser, sempre que possível, excluídas do leque de opções. Além do mais, devem-se favorecer superfícies lisas com cores claras que abram o espaço, tornando-o mais luminoso.

Hoje, debruçar-nos-emos sobre roupeiros brancos para quartos de casal pequenos ou de tamanho médio. Mostramos-lhe alguns roupeiros e espaços nos quais se pode inspirar para projectar o seu.

Acompanhe-nos e tome nota.

1. Simples e funcional

2015, Decoração de Apartamento BI: Quartos minimalistas por B.loft
B.loft

2015, Decoração de Apartamento BI

B.loft

Começamos por uma solução clássica para inserir o roupeiro no quarto. Actualmente, as casas e os apartamentos já são construídas com roupeiros embutidos, pelo que os proprietários não têm que se preocupar com o assunto quando as compram ou arrendam. Se, por outro lado, se tratar de um imóvel construído de origem, então é importante ponderar este passo com cuidado. Neste quarto, optou-se por uma paleta cromática onde o branco sobressai. O roupeiro surge embutido e exibe portas brancas com superfícies lisas que, para além de se harmonizarem com a atmosfera serena, são quase imperceptíveis. O roupeiro, pela sua simplicidade, é versátil e fácil de limpar, o que é sempre um ponto importante. As portas prolongam-se do chão ao tecto e ocupam toda a parede em comprimento. Não faltará espaço para acondicionar a roupa, o calçado e os acessórios.

2. Em torno da cama

Quartos escandinavos por homify

Quando um quarto é pequeno, não se pode desaproveitar qualquer centímetro e, não raras as vezes, vale a pena considerar a construção de um roupeiro à medida que se adapte em pleno à divisão com todas as suas peculiaridades (perímetro assimétrico, tectos esconsos, e assim por diante). No quarto da imagem acima, vemos como se desenhou uma área de arrumação que emoldura a cama e incorpora portas – altas e baixas na parte de cima – e, ao fundo, uma estante. A cama fica como que num nicho, o que a torna deveras aconchegada, e o roupeiro, com as suas superfícies lisas e brancas, não pesa no ambiente. Pelo contrário, adequa-se ao mesmo e empresta-lhe muitas e boas soluções de armazenamento.

3. Em frente à cama

Suite | Depois: Quartos modernos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Suite | Depois

MUDA Home Design

O espaço em frente à cama também pode e deve ser aproveitado. Por que não usufruir desta parede, na totalidade, para incluir na divisão tudo aquilo de que precisa, mas de forma compacta? É o caso desta bela unidade de arrumação que contém roupeiro, secretária, gavetas e prateleiras: mais polivalente é difícil! Repare que se tirou partido da parede em todo o comprimento e altura e, no centro, ainda se deixou espaço para suspender uma pequena televisão. Esta é uma excelente maneira de inserir o roupeiro no quarto e de ainda lhe acrescentar outras possibilidades. 

4. Portas brancas e espelhadas

Como bem saberá, há dois truques muito utilizados para fazer com que um espaço pareça maior: apostar no branco e recorrer a espelhos. O branco porque é uma cor clara que reflecte a luz e a projecta para o ambiente; os espelhos porque reflectem aquilo que se lhes defronta, criando a ilusão de óptica de que o espaço é maior do que aquilo que realmente é. Nas portas do roupeiro, por que não aliar os dois? É o caso do roupeiro do quarto acima que surge embutido e tem portas quadriculadas espelhadas que oferecem dimensão ao espaço, para além de, claro está, serem úteis quando alguém se está a arranjar.

5. Pura elegância

Quartos clássicos por homify

Eis uma alternativa a um guarda-roupa embutido ou construído à medida. Trata-se de um roupeiro alto e fino que não sobrecarrega o espaço e que, no que ao estilo diz respeito, assenta numa abordagem mais clássica. As portas não são totalmente lisas. Têm uma moldura branca deveras elegante. Em cima, ainda sobrou espaço para a colocação de caixas e, ao lado, suspenderam-se prateleiras. Assim, a parede destina-se, na totalidade, a arrumação. O branco é um dos motes do nosso artigo e foi, como não podia deixar de ser, a cor escolhida para este armário. Com os apontamentos verde água e cinza, não podia resultar melhor!

6. Com porta espelhada a meio

Quartos ecléticos por homify

Como lhe dizíamos acima, os espelhos são favoráveis a espaços pequenos. O roupeiro deste quarto tem portas deslizantes, sendo a do centro totalmente espelhada. Como se percebe, esta superfície reflecte a luz natural que entra pela janela – e inunda o quarto! – e serve como apoio na hora de vestir. Aproveitamos, já agora, para lhe falar sobre as portas de correr que, para além de tendência, são vantajosas em quarto pequenos já que não precisam de espaço em frente para serem abertas. Se, em frente ao seu roupeiro, o espaço é estreito ou se acha que as portas, ao serem abertas, vão bater num móvel, então favoreça portas deslizantes.

7. Com televisão embutida

Refúgio em Montalegre: Quartos modernos por QOTDA Design
QOTDA Design

Refúgio em Montalegre

QOTDA Design

Na terceira imagem, mostrámos-lhe como o roupeiro foi pensado de forma a ter espaço a meio para a televisão e a secretária. Ora, o modelo deste roupeiro assemelha-se ao da terceira imagem, mas aqui as portas percorrem-no a toda a largura. Esta é a vantagem de se construir à medida. Podemos decidir como queremos desenhar e dividir os móveis e a que necessidades nossas eles têm que dar resposta. Se no terceiro quarto, fazia falta um espaço de trabalho, aqui dispensou-se essa área e aproveitou-se tudo para arrumação. Que opção escolheria para o seu quarto?

No meio, existe uma pequena televisão. Pôr ou não pôr televisão no quarto não é consensual. Todavia, se o decidir fazer, faça-o com discrição para o aparelho não se apoderar do espaço.

8. Walk-in closet

Terminamos com um walk-in closet e não com um roupeiro. A fotografia vem desmistificar a ideia de que é preciso um espaço muito generoso para se ter um walk-in closet. Sendo certo que esta área ocupa algum espaço, não é menos verdade de que pode ser projectada de forma compacta, mas com tudo o que é necessário para um uso funcional. Tudo isto sem, claro está, se descurar o lado estético. O walk-in closet da imagem não tem portas. Os espaços foram deixados abertos e podemos ver como o interior tem uma série de nichos de vários tamanhos, assim como gavetas. O branco foi a cor escolhida para a estrutura em madeira, proporcionando enorme leveza e refinamento ao closet. O espelho, mais uma vez, vem dar dimensão ao espaço e completá-lo em termos de funcionalidade e decoração.

9. Que profissionais lhe podem ser úteis?

Agora que já lhe mostrámos várias opções, esperamos que tenha ficado com uma ideia do que pretende para o seu quarto. Há vários profissionais que o podem ajudar a projectar o seu roupeiro ou walk-in closet. Na homify, reunimos uma vasta lista de profissionais de diferentes categorias. Poder-lhe-á ser oportuno o contacto de um carpinteiro, de um designer de interiores ou de uma empresa que se dedique à venda de mobiliário e acessórios para interiores. Seja como for, contacte sempre mais do que uma pessoa e compare orçamentos. No fim, escolha a oferta com melhor relação qualidade-preço. 


Recomendado:
- 10 sugestões de guarda-roupas e closets

Por qual destes roupeiros optaria para o seu quarto? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários mesmo aqui abaixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!