Opções de divisórias para espaços sem paredes

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Opções de divisórias para espaços sem paredes

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Home sweet apartment: Paredes  por TC elements®
Loading admin actions …

Corredores estreitos, divisões apertadas, compartimentos que se sucediam de um modo automático e por vezes um pouco aleatório. Eram assim as casas mais antigas… Havia a sala de estar, a salinha de receber, a sala de jantar, um corredor com muitas portas, o átrio fechado, e todas as divisões que passavam pela cabeça de donos e projectistas da altura, e isso gerava ambientes pesados, constrangidos, com poucas condições de habitabilidade. Impensáveis nos dias de hoje!

Actualmente os novos conceitos de arquitectura e design de interiores privilegiam a amplitude e a luminosidade em detrimento da compartimentação, mesmo que essa escolha implique ligar várias funcionalidades num só espaço. É normal encontrar a cozinha ligada com a sala de estar e com a sala de jantar, e até encontramos casas de banho inseridas em quartos, sem parede divisória.

Esta nova filosofia de design gera espaços muito mais interessantes, mas também tem os seus desafios, nomeadamente no que toca à definição de áreas e à privacidade. Por vezes torna-se necessário adicionar uma divisória ao espaço para o tornar mais adequado aos propósitos definidos, mas sem usar paredes, para manter a amplitude. Como fazer?

Há várias soluções que pode utilizar, e hoje falamos delas. Trazemos-lhe imagens, ideias e características de divisórias para espaços sem paredes. Não pode perder!

1 – Divisória vazada moderna e elegante

No site da homify encontra muitas ideias e soluções, mas nós gostamos de seleccionar as melhores para si e explicar como pode consegui-las em sua casa.

Esta proposta da GLIM – Design de Interiores, Lda é um excelente exemplo do que uma divisória vazada pode fazer pelo seu espaço. Toda feita de madeira, esta divisória vazada é uma solução elegante e funcional para definir ambientes, sem impedir a passagem de luz, e torna-se uma adição esteticamente perfeita. Mas na realidade este é apenas um exemplo do que a GLIM pode fazer por si neste campo, porque todas as suas divisórias são produzidas à medida do espaço onde serão inseridas, podendo tomar as mais variadas formas e acabamentos, no material que desejar! Quer solução mais personalizada?

2 – Uma simples cortina

Suite - Mjarc by João Andrade e Silva: Quarto  por MJARC - Arquitectos Associados, lda
MJARC – Arquitectos Associados, lda

Suite – Mjarc by João Andrade e Silva

MJARC - Arquitectos Associados, lda

Por vezes não são precisas soluções engenhosas ou peças inovadoras para conseguir divisão entre dois espaços! Uma simples cortina pode ser suficiente para proporcionar um pouco de privacidade quando ela é necessária.

As cortinas são perfeitas para separar temporariamente a casa de banho do quarto, num espaço partilhado como este da imagem acima, para cortar a luz num escritório dentro do quarto, de forma a deixar descansar o companheiro ou para criar uma zona de vestir separada, por exemplo.

Se pretende uma separação mais eficaz, como no caso do escritório, pode usar uma cortina backout, mas lembre-se de que, quanto mais leve for o tecido, mais luminoso vai ficar o ambiente. Certifique-se de que o tecido escolhido se enquadra no estlo da divisão.

3 – Inspiração rústica

Apartamento Rua Boavista / Lisboa - Apartment in Rua Boavista / Lisbon: Salas de estar  por Ivo Santos Multimédia
Ivo Santos Multimédia

Apartamento Rua Boavista / Lisboa – Apartment in Rua Boavista / Lisbon

Ivo Santos Multimédia

Quando optamos por um estilo convém manter alguma coerência, para não acabarmos com um espaço desconexo e confuso. Isto é verdade em qualquer estilo e para qualquer ambiente, e embora uma escolha ecléctica possa dar mais liberdade, por vezes o risco não compensa.

Uma divisória deve sempre complementar o espaço onde se vai inserir, pois de contrário apenas vai criar uma barreira visual. 

Na sala de estar da imagem acima, o estilo moderno foi complementado com apontamentos rústicos e a divisória em madeira acaba por ajudar a criar uma atmosfera acolhedora, de inspiração escandinava.

O nosso conselho é que pense bem naquilo que deseja para o seu espaço e tente perceber como a inserção da divisória vai afectar o ambiente. Se tiver dúvidas não corra para o carpinteiro, consulte antes um designer de interiores!

4 – Barras metálicas

Uma divisória feita com barras cromadas verticais é uma ideia fabulosa, especialmente indicada para ambientes refinados e elegantes. 

As divisórias constituídas por barras são bastante versáteis pois os espaços entre as barras podem ser definidos em relação à função desejada: – se pretende uma divisória com algum factor de privacidade coloque as barras mais juntas, se pretende apenas estabelecer uma delimitação pode optar por espaçamentos maiores.

6 – Madeira e metal

Esta divisória da autoria do GAAPE – ARQUITECTURA PLANEAMENTO E ENGENHARIA, LDA é simplesmente genial, e dá-nos excelentes ideias. A sua construção com ripas de madeira horizontais montadas sobre espaçadores de metal cromado cria um look refinado, muito adequado para ambientes clássicos e luxuosos, que neste caso marca tanto o hall de entrada como a sala para além dele. Um trabalho belíssimo de design de interiores, não concorda?

7 – Vazados intrincados

Painéis de parede, Biombos e Divisórias: Casa  por TheBolt
TheBolt

Painéis de parede, Biombos e Divisórias

TheBolt

Os painéis móveis ou biombos podem ser excelentes divisórias temporárias. Muitos podem ser mudados de sitio, o que os torna especialmente práticos para quem muda de ideias com frequência, e há-os para todos os gostos e em todos os estilos!

Painéis vazados, delicadamente recortados e muito decorativos como os que vemos na imagem acima, podem ser feitos de diversos materiais. O PVC lacado permite obter painéis muito leves, excelentes para estruturas temporárias, mas também pode conseguir os mesmos motivos com o brilho do alumínio, a solidez do aço corten, ou o calor da madeira.

8 – Um biombo especial

HALL | LIVING ROOM: Salas de estar  por Conceitos Itinerantes
Conceitos Itinerantes

HALL | LIVING ROOM

Conceitos Itinerantes

Como já referimos, um biombo pode ser a solução de divisória temporária para o seu espaço e todos conhecemos a vantagem de usar prateleiras como divisórias (aliás é tão comum que nem a incluímos neste artigo). Mas e se pudesse juntar os dois conceitos?

É verdade, este móvel incrível une o conceito de estante com o de biombo com um resultado incrível. O desenho da peça foi adaptado do de uma peça icónica do design internacional, o modelo Romboidale Divider Bookshelf do designer ’Pietro Russo”, e nós achámos fenomenal!

9 – Aquele projecto pessoal

Conhece a técnica do macramé? É aquela arte de ir fazendo pequenos nós em cordas para criar uma vasta gama de trabalhos, excelentes para dar um toque artesanal aos seus espaços e criar ambientes campestres ou shabby chic. 

Há todo um mundo de possibilidades em macramé que vai desde as simples tecelagens de parede a suportes de vasos suspensos, mas provavelmente nunca se tinha lembrado desta opção. Fazer uma divisória para um espaço sem parede em macramé pode não ser uma tarefa fácil ou rápida, mas imagine como se sentirá bem depois de acabar, sabendo que conseguiu concluir aquela peça. Há até quem considere o macramé muito terapêutico e nós confessamos que achámos a ideia muito castiça.

Se gosta de passatempos e projectos faça você mesmo esta é a ideia certa para si!

10 – Uma parede incompleta

Ok, nós prometemos sem paredes, mas a verdade é que uma parede falsa pode ser uma boa divisória, e nem precisa de fazer grandes obras, sobretudo se for uma parede incompleta, por isso sigamos com esta ideia!

Construir uma parede incompleta de pladur pode ser muito útil, deixando entrar a luz e produzindo uma divisão efectiva. Não precisa de construir uma parede de alvenaria tradicional e definitiva! Actualmente as alternativas em pladur deixam a liberdade ao design e à mudança rápida.

11 – Ripas verticais

Já referimos as vantagens das divisórias com ripas verticais lá atrás, mas ficou uma por referir: – a sensação de verticalidade, vital para espaços com o pé direito mais baixo, fazendo com que ganhem outra dimensão e o tecto pareça mais alto.

Uma divisória branca, com ripas verticais, será perfeita para se imiscuir nas paredes, mantendo a sensação de continuidade, vincando a verticalidade e estabelecendo fronteiras sem impedir a entrada da luz!

12 – Painéis delicados

É certo que já falámos dos painéis vazado, fixos ou não, mas não resistimos a incluir esta imagem neste artigo, apenas porque a achámos deliciosa.

Estes painéis delicados estabelecem a separação entre a sala de estar e a sala de jantar nesta decoração de marcado cunho clássico, contribuindo com a sua leveza para aligeirar o peso dos móveis retro, das madeiras escuras e dos padrões florais fortes. 

Em exemplo perfeito do contributo que este tipo de divisórias pode ter na sua casa!

13 – Peças cerâmicas

Divisória de ambiente TCelements: Paredes  por TC elements®
TC elements®

Divisória de ambiente TCelements

TC elements®

Para acabar este desfile de boas ideias mostramos agora uma divisória feita de tijolo. Leu bem, tijolo! Mas não são tijolos quaisquer… Trata-se de peças cerâmicas especialmente idealizadas para construir divisórias em espaços sem paredes!

Estes elementos são novos e diferentes, sendo uma marca registada que apresenta grande versatilidade de designs e de cores. O toque sumptuoso da cerâmica, os motivos tridimensionais e o design contemporâneo tornam esta ideia numa solução ideal para criar ambientes modernos ou fusões de estilos, cheios de glamour e potencialidade, como o que vemos na imagem.

E já que referimos a imagem, reparou no tapete? Sim, nós concordamos que a divisória é fabulosa, de fazer inveja, mas não podemos deixar de dar ênfase a este conjunto de sofá e mesa de centro que é tão realçado pelo incrível tapete.

Para ver mais ideias de tapetes assim, espectaculares, não perca o artigo ’10 tapetes, 10 ideias portuguesas

Qual destas ideias é a sua preferida?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!